segunda-feira, 17 de setembro de 2012

XADREZ COM O USO DO COMPUTADOR

ESCOLA MUNICIPAL “DOM ORIONE”
MORADA NOVA DE MINAS- DISTRITO DE CAMPO ALEGRE







XADREZ COM O USO DO COMPUTADOR










FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE





JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista as dificuldades que os alunos apresentam em assimilar idéias abstratas e de ordem lógica como também a deficiência de manter a concentração por um determinado tempo entre outros motivos, a prática de lateralidade, coordenação motora, o espírito competitivo em jogos de cunho intelectual, o xadrez veio a satisfazer como ferramenta para sanar ou pelo menos amenizar algumas dessas dificuldades. É um jogo que exige bastante empenho do jogador principalmente mental, não é cansativo e o aluno de maneira lúdica utiliza-se de habilidades que muitas vezes é tida como deficiente, como a lateralidade, o ato de aprender a perder (aprender com os derrotas/desafios), entre outros itens.

PÚBLICO ALVO:
Alunos da Escola Municipal Dom Orione de 6º ano a 9º  ano.

PERÍODO
Uma série de 5 aula no período de 03/09 à 06/09, não comprometer o conteúdo pedagógico do planejamento anual.

OBJETIVOS GERAIS
Ensinar aos alunos as regras básicas do jogo “xadrez” e subjetivamente utilizar-se das mesmas para transpor limitações e plantar conceitos e habilidades matemáticas: lateralidade, valores, estratégia, lógica, etc., inteirando-o das possibilidades que o computador pode proporcionar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Despertar o interesse do aluno para os jogos que se utilizam de alto nível intelectual como o xadrez.
·         Despertar o interesse do aluno para o uso de jogos educativos no computador, desenvolvendo suas habilidades matemáticas, sociais e intelectuais.
·         Apresentar o uso das lateralidades para as posições das peças, sua       locomoção que varia com o valor hierárquico.
·         Ajudar o aluno a desenvolver a coordenação motora fina no uso do mouse para o controle das peças do xadrez.
·         Respeito pelo oponente, que pode se o vencedor na partida posterior.
·         Reconhecer a derrota como sendo efeito de jogadas mal elaboradas e aprender com isso para futuras vitórias.
·         Utilizar-se da lógica abstrata envolvida nas jogadas de estratégia para criar conceitos dedutivos e associações matemáticas, como causa e efeito, entre outros.

ESTRATÉGIA
·         Introdução do jogo, reconhecimento de peças e funções que elas desempenham.
·         O jogo em si, em movimento com utilização das regras básicas de estratégia no concreto e logo após no software.
·         Envolver alunos e professor, Inter disciplinando o projeto.

RECURSOS HUMANOS
·         - Alunos de 6º a 9º ano e o professores de diversas áreas (voluntariado) e direção.

RECURSOS DIDÁTICOS
·         - Jogos de xadrez que a escola dispõe.
·         Computadores do Proinfo.

CULMINÂNCIA
Realizar um campeonato para saldar os melhores e mais introspectivos dos jogadores de cada turma num jogo de xadrez on-line. (não pode ser concluído ainda pelo fato da escola ainda não dispor de acesso a internet).











Um comentário:

  1. Parabéns professor Ronaldo e diretora Luzitânia pelo empenho em participar do curso PROINFO. Vocês vestem a camisa da escola. Continuem assim...

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