segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Uso de recursos tecnológicos na educação


PROJETO: USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO      CONTEXTO ESCOLAR
TURMA: ESCOLA MUNICIPAL WALDEMAR ÁLVARES RODRIGUES DE SOUZA
ANO: 2012
PROFESSORES: ELZA MARIA ROCHA DE JESUS FERREIRA DECASTRO
BEATRIZ ARAÚJO ANDRADE PIMENTA
ELAINE MARQUES FERREIRA
AMANDA APARECIDA DE OLIVEIRA
MÍRIAN FERREIRA VASCONCELOS
PROJETO DE TRABALHO
Publico alvo: alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Período: 5 semanas
Tema
USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Justificativa
O projeto foi elaborado diante da necessidade de se criar uma nova cultura educacional nas escolas do campo, na perspectiva de desenvolver a capacidade de integração dos conhecimentos, com o uso de diferentes ferramentas tecnológicas as TICs, (tecnologia de informação e comunicação), privilegiando a aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista, levando-se em conta que os recursos tecnológicos são instrumentos de caráter de intervenção social para melhoria no processo educacional, educar para o novo milênio.
Objetivo geral
Ampliar a visão dos educandos no mundo tecnológico, adequando as possibilidades do uso de recursos lúdicos, que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem.
Objetivos específicos
· Adquirir conhecimentos no mundo tecnológico;
· Utilizar o computador enquanto instrumento de aprendizagem;
· Compreender a importância dos recursos tecnológicos;
· Desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico utilizando ferramentas
Tecnológicas;
· Conhecer novos softwares educacionais e saber manuseá-los;
· Proporcionar a reflexão;
· Favorecer uma reflexão coletiva.
· Desenvolver nos alunos a autonomia e autoconfiança, ao realizar suas atividades.
Metodologia
· Conversas: formal e informal;
· Apresentação dos recursos, ícones e ferramentas do computador;
· Produção de textos;
· Questionários;
· Leitura oral e escrita;
· Recortes e colagens;
· Slides de fotografias;
· Desenho e pintura;
· Jogos no computador;
Recursos
· Jogos educativos;
· Quadro e giz
· Vídeos;
· Computador
· Câmera digital;
· Celular;
· Calculadora;
· Aparelho de som;
· Aparelho de DVD.
· Televisão;
· Pendrive;
· DVDs;
· Jogos diversos;
· Livros.
· Revistas
· Lápis de cor
· Canetas hidrocôr;
· Cola;
· Papel: oficio, madeira, cartolina;
Cronograma


1ª semana
disciplinas
Desenvolvimento das atividades
Português
Matemática
Cultura
História
artes
°Rodas de Conversa sobre as tecnologias e diversificados recursos tecnológicos, (surgimento, avanços, facilidades, acessibilidades, riscos, etc.)
°listagem dos recursos tecnológicos conhecidos pelas crianças.
°Desenho e pintura dos recursos tecnológicos utilizados pelos alunos em sua casa.
°Produção escrita: utilidades dos recursos tecnológicos
°Pesquisas na Internet (surgimento e evolução.)
2ª semana
disciplinas
Desenvolvimento das atividades
Português
Matemática
História
Geografia
Ciências
Artes
°Apresentação dos programas e ferramentas do computador: programa LINUX EDUCACIONAL, ícones: ABC –TUX PAINT. TUX MATH; editor de textos, etc.
°compor desenhos pintando no computador;
°Ler, escutar e interpretar a música “aquarela”
°Reescrita de texto; música.
°Escrita de palavras relacionadas a música lida;
°Atividade: copiar e colar carimbos relacionados a música.
° Jogos da memória e quebra cabeça
3ª semana
disciplinas
Desenvolvimento das atividades
Português
matemática
Ciências
Cultura
Artes
Educação física
°Leitura; ”música os dedinhos“ ler, ouvir, interpretar;
°Pesquisar a biografia do cantor (a);
°Listar as partes do corpo citadas na música;
°Descreve as funções de cada órgão dos sentidos;
°Desenhar e pintar;
°Dramatizar a música;
°jogos da memória: órgãos dos sentidos;
°Quantidades dos órgãos;
° °Formas e características dos órgãos.
4ª semana
disciplinas
Desenvolvimento das atividades
Português
Produção textual
Matemática
Ciências
Meio ambiente
Artes
Cultura
°Leitura:“Fábula a Cigarra e a Formiga”;
° interpretação textual;
°Ilustração do texto lido;
° Leitura de imagens; apresentação de slides;
°Jogo da forca;
°Listagem de diferentes tipos de trabalho;
°Dramatização;
°Reconto da fábula;
°Recortes e colagens: diferentes ambientes; tipos de animais;
°Escrita de texto com base no texto lido;
°Ditados;
° Jogo: dominó dos animais & quantidades, nomes.



5ª semana
Culminância
° Exposição dos trabalhos desenvolvidos;
°Apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos; através de fotografias, documentários e slides.
Avaliação
Será feita no decorrer do projeto, mediante as aprendizagens tecnológicas adquiridas pelos educandos em seu processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!