quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Planejando Atividades com o Projeto “A menina e o pássaro Encantado"


Planejando Atividades com o Projeto “A menina e o pássaro Encantado"

Conhecendo a História:

A menina e o pássaro encantado – Ruben Alves

A menina e o pássaro encantado

Era uma vez uma menina que tinha um pássaro como seu melhor amigo.
Ele era um pássaro diferente de todos os demais: era encantado.
Os pássaros comuns, se a porta da gaiola ficar aberta, vão-se embora para nunca mais voltar. Mas o pássaro da menina voava livre e vinha quando sentia saudades… As suas penas também eram diferentes. Mudavam de cor. Eram sempre pintadas pelas cores dos lugares estranhos e longínquos por onde voava. Certa vez voltou totalmente branco, cauda enorme de plumas fofas como o algodão…
 Menina, eu venho das montanhas frias e cobertas de neve, tudo maravilhosamente branco e puro, brilhando sob a luz da lua, nada se ouvindo a não ser o barulho do vento que faz estalar o gelo que cobre os galhos das árvores. Trouxe, nas minhas penas, um pouco do encanto que vi, como presente para ti…
E, assim, ele começava a cantar as canções e as histórias daquele mundo que a menina nunca vira. Até que ela adormecia, e sonhava que voava nas asas do pássaro.
Outra vez voltou vermelho como o fogo, penacho dourado na cabeça.
 Venho de uma terra queimada pela seca, terra quente e sem água, onde os grandes, os pequenos e os bichos sofrem a tristeza do sol que não se apaga. As minhas penas ficaram como aquele sol, e eu trago as canções tristes daqueles que gostariam de ouvir o barulho das cachoeiras e ver a beleza dos campos verdes.
E de novo começavam as histórias. A menina amava aquele pássaro e podia ouvi-lo sem parar, dia após dia. E o pássaro amava a menina, e por isto voltava sempre.
Mas chegava a hora da tristeza.
 Tenho de ir  dizia.
 Por favor, não vás. Fico tão triste. Terei saudades. E vou chorar…— E a menina fazia beicinho…
— Eu também terei saudades  dizia o pássaro. — Eu também vou chorar. Mas vou contar-te um segredo: as plantas precisam da água, nós precisamos do ar, os peixes precisam dos rios… E o meu encanto precisa da saudade. É aquela tristeza, na espera do regresso, que faz com que as minhas penas fiquem bonitas. Se eu não for, não haverá saudade. Eu deixarei de ser um pássaro encantado. E tu deixarás de me amar.
Assim, ele partiu. A menina, sozinha, chorava à noite de tristeza, imaginando se o pássaro voltaria. E foi numa dessas noites que ela teve uma ideia malvada: “Se eu o prender numa gaiola, ele nunca mais partirá. Será meu para sempre. Não mais terei saudades. E ficarei feliz…”
Com estes pensamentos, comprou uma linda gaiola, de prata, própria para um pássaro que se ama muito. E ficou à espera. Ele chegou finalmente, maravilhoso nas suas novas cores, com histórias diferentes para contar. Cansado da viagem, adormeceu. Foi então que a menina, cuidadosamente, para que ele não acordasse, o prendeu na gaiola, para que ele nunca mais a abandonasse. E adormeceu feliz.
Acordou de madrugada, com um gemido do pássaro…
 Ah! menina… O que é que fizeste? Quebrou-se o encanto. As minhas penas ficarão feias e eu esquecer-me-ei das histórias… Sem a saudade, o amor ir-se-á embora…
A menina não acreditou. Pensou que ele acabaria por se acostumar. Mas não foi isto que aconteceu. O tempo ia passando, e o pássaro ficando diferente. Caíram as plumas e o penacho. Os vermelhos, os verdes e os azuis das penas transformaram-se num cinzento triste. E veio o silêncio: deixou de cantar.
Também a menina se entristeceu. Não, aquele não era o pássaro que ela amava. E de noite ela chorava, pensando naquilo que havia feito ao seu amigo…
Até que não aguentou mais.
Abriu a porta da gaiola.
 Podes ir, pássaro. Volta quando quiseres…
 Obrigado, menina. Tenho de partir. E preciso de partir para que a saudade chegue e eu tenha vontade de voltar. Longe, na saudade, muitas coisas boas começam a crescer dentro de nós. Sempre que ficares com saudade, eu ficarei mais bonito. Sempre que eu ficar com saudade, tu ficarás mais bonita. E enfeitar-te-ás, para me esperar…
E partiu. Voou que voou, para lugares distantes. A menina contava os dias, e a cada dia que passava a saudade crescia.
 Que bom  pensava ela  o meu pássaro está a ficar encantado de novo…
E ela ia ao guarda-roupa, escolher os vestidos, e penteava os cabelos e colocava uma flor na jarra.
 Nunca se sabe. Pode ser que ele volte hoje…
Sem que ela se apercebesse, o mundo inteiro foi ficando encantado, como o pássaro. Porque ele deveria estar a voar de qualquer lado e de qualquer lado haveria de voltar. Ah!
Mundo maravilhoso, que guarda em algum lugar secreto o pássaro encantado que se ama…
E foi assim que ela, cada noite, ia para a cama, triste de saudade, mas feliz com o pensamento: “Quem sabe se ele voltará amanhã….”
E assim dormia e sonhava com a alegria do reencontro.

INTERDISCIPLINARIDADE- ADAPTANDO A HISTÓRIA ENVOLVENDO TEMAS TRANSVERSAIS ARTICULANDO CONTEÚDOS CURRICULARES

Atividade: Construindo a Identidade -nome/ gênero
 Atividade: Moradia, Seres vivos

A menina e o pássaro encantado
-Era uma vez uma menina que tinha um pássaro como seu melhor amigo.

Ele era um pássaro diferente de todos os demais: era encantado.
As suas penas também eram diferentes. Mudavam de cor. Eram sempre pintadas pelas cores dos lugares estranhos e longínquos por onde voava. Certa vez voltou totalmente branco,
Fonte: Google/Imagens
cauda enorme de plumas fofas como algodão…

ATIVIDADES: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, CORES, Memória audio visual




Independência e autonomia
 Os pássaros comuns, se a porta da gaiola ficar aberta, vão-se embora para nunca mais voltar.Mas o pássaro da menina voava livre e vinha quando sentia saudades…






ATIVIDADE

 Meio Ambiente /Trabalho de Campo (ambientes Preservados, Diversidade cultural, Diversidade Ambiental (clima) Orientação Temporal)

 Menina, eu venho das montanhas frias e cobertas de neve, tudo maravilhosamente branco e puro, brilhando sob a luz da lua, nada se ouvindo a não ser o barulho do vento que faz estalar o gelo que cobre os galhos das árvores. Trouxe, nas minhas penas, um pouco do encanto que vi, como presente para ti…


Ética/Valorização do convívio: Respeito mútuo, justiça, diálogo, Solidariedade,Empenho na resolução de Problemas.


Artes/Músical: E, assim, ele começava a cantar as canções e as histórias daquele mundo que a menina nunca vira. Até que ela adormecia, e sonhava que voava nas asas do pássaro.



faATIVIDADE: Problemas ambientais, Meio urbano, Ambiente degradados 


Outra vez voltou vermelho como o fogo, penacho dourado na cabeça.

Fonte: Google/Imagens

 Venho de uma terra queimada pela seca, terra quente e sem água, onde os grandes, os pequenos e os bichos sofrem a tristeza do sol que não se apaga. As minhas penas ficaram como aquele sol, e eu trago as canções tristes daqueles que gostariam de ouvir o barulho das cachoeiras e ver a beleza dos campos verdes.
E de novo começavam as histórias. A menina amava aquele pássaro e podia ouvi-lo sem parar, dia após dia. E o pássaro amava a menina, e por isto voltava sempre.
Mas chegava a hora da tristeza.

Psicomotricidade (psicomotricidade envolvendo músicas /Expressão corporal/Expressão Facial/Expressão gestual/ LIBRAS

Atividades para gerenciar
* tempo (rápido/lento, antes, depois, ontem, hoje, amanhã, dia/noite, calendário, Horários
*Quantidade (mais /menos, maio/menor, igual/diferente, volume, etc.)
*Dinheiro E foi numa dessas noites que ela teve uma ideia malvada: “Se eu o prender numa gaiola, ele nunca mais partirá. Será meu para sempre. Não mais terei saudades. E ficarei feliz…” Com estes pensamentos, comprou uma linda gaiola, de prata, própria para um pássaro que se ama muito. E ficou à espera.
Ética- Valores, hábitos e atitudes-Virtudes

 Ele chegou finalmente, maravilhoso nas suas novas cores, com histórias diferentes para contar. Cansado da viagem, adormeceu. Foi então que a menina, cuidadosamente, para que ele não acordasse, o prendeu na gaiola, para que ele nunca mais a abandonasse. E adormeceu feliz.


Saude/Qualidade de vida

Acordou de madrugada, com um gemido do pássaro…
 Ah! menina… O que é que fizeste? Quebrou-se o encanto. As minhas penas ficarão feias e eu esquecer-me-ei das histórias… Sem a saudade, o amor ir-se-á embora…
A menina não acreditou. Pensou que ele acabaria por se acostumar. Mas não foi isto que aconteceu. O tempo ia passando, e o pássaro ficando diferente. Caíram as plumas e o penacho. Os vermelhos, os verdes e os azuis das penas transformaram-se num cinzento triste. E veio o silêncio: deixou de cantar.
Também a menina se entristeceu. Não, aquele não era o pássaro que ela amava. E de noite ela chorava, pensando naquilo que havia feito ao seu amigo.
*Programa Autogestão, Autodefesa e Família

Atividade Reflexão Estimulando Memória/Ética-Respeito as Diferenças Temas: DEFICIENTE

Sou deficiente

Aluna Vitória declamando o poema “Sou Deficiente”



Integralidade de Aç~oes
Atividades para desenvolver Habilidades de escolhas:

 Até que não aguentou mais.
Abriu a porta da gaiola.
 Podes ir, pássaro. Volta quando quiseres…

E partiu. Voou que voou, para lugares distantes. A menina contava os dias, e a cada dia que passava a saudade crescia.
 Que bom  pensava ela  o meu pássaro está a ficar encantado de novo…

Atividade de lazer na Praia Pública Pontal do Guará


ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA E DA VIDA PRÁTICA

E ela ia ao guarda-roupa, escolher os vestidos, e penteava os cabelos e colocava uma flor na jarra. Nunca se sabe. Pode ser que ele volte hoje…

(Adaptação do livro "O cabelo de Maria Chiquinha", de Gina Borges - 2002)

(Adaptação  do livro "Ronc-Ronc, o porquinho sujinho", de Gina Borges - 2002)

(Adaptação do livro "As unhas das oncinhas Mariela e Pintadinha", de Gina Borges - 2002)

Sem que ela se apercebesse, o mundo inteiro foi ficando encantado, como o pássaro. Porque ele deveria estar a voar de qualquer lado e de qualquer lado haveria de voltar. Ah!
Mundo maravilhoso, que guarda em algum lugar secreto o pássaro encantado que se ama…
E foi assim que ela, cada noite, ia para a cama, triste de saudade, mas feliz com o pensamento: “Quem sabe se ele voltará amanhã….”
E assim dormia e sonhava com a alegria do reencontro
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Expressão Corporal na Praça Dr. Agenor de Campos Santos 21/08/2012 Abertura da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla" 


(Citação de Willian Shakespeare)

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

SILVA, Carla Ferdinanda Gasparac Alves da. Possibilidades para desenvolver uma programação integrada. Sala de Aula. Matemática e Temas Transversais. Brasil.

SMOLE, Kátia C. Stocco; CÃNDIDO, Patrícia T.; STANCANELLI, Renata. Matemática e Literatura Infantil. Belo Horizonte: Lê, 1995. p.11-15




Fonte: APAE
Adaptação de Projeto elaborado pelo grupo TIC's: Élen Suely do Amaral, Ivanda Maria Mendes, Nair Francisca da Silva, Simonete Bernardes da Siva Pereira, Zélia Terezinha de Souza.

Um comentário:

  1. Parabéns a toda equipe Apaeana! O trabalho que vocês realizam com estas crianças e suas famílias é simplesmente INDESCRITIVEL!!!

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