terça-feira, 11 de setembro de 2012

Projeto Semana da Pátria




Escola Municipal “Professor Antônio Ribeiro”
Tel: (38)3755-3087     e-mail: professorantonioribeiroe@yahoo.com.br
Praça João Francisco da Silva, 300
Vau das Flores – Morada Nova de Minas - MG
CEP: 35628-000

Alunos Atendidos: Educação Infantil, 1º ao 9º Ano/Ensino Fundamental
Responsáveis:  Aloênia Jacinta dos Rêis
        Angélica Aparecida Rodrigues 
        Carla Gonçalves de Oliveira
         Leidiane  Aparecida de Noronha
                           Maria Aparecida dos Santos

Duração: Três semanas.

JUSTIFICATIVA:
Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica  em seu dia-a-dia valores, costumes, conhecimentos que levaram o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola e comunidade, projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e intelectual.
 Dessa forma, consiste a importância do referente projeto. Não só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar municipal, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno e sua comunidade cresça em conhecimentos e valores.

OBJETIVO GERAL:
- Valorizar, junto aos alunos e comunidade, o Brasil como um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de novos conhecimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Formar nos alunos o conceito Pátria;
- Despertar o sentimento de patriotismo;
- Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
- Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”;
- Comemorar as datas cívicas do nosso país;
- Conhecer e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
- Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
 - Identificar os gêneros textuais usados no dia-a-dia e analisar suas características centrais;
 - Produzir textos coesos e coerentes utilizando os sinais de pontuação adequadamente;
- Ler, interpretar e resolver situações-problemas envolvendo as operações fundamentais e números racionais;
- Adquirir conhecimentos relacionados ao processo de Independência do Brasil,
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes, experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;

CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa:
- Gêneros textuais,
- Produção de texto,
- Leitura,
- Interpretação de textos,
- Ortografia,
Geografia/ História:
- Independência do Brasil,
- Símbolos nacionais,
Artes:
- Músicas,
- Desenhos,
- Pinturas,

METODOLOGIAS:
* Conversas e discussões sobre:
- o que é Pátria;
- o que aconteceu no dia 7 de setembro;
- a figura de D.Pedro I;
- os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
- o grito da Independência;
- a vida no Brasil antes e depois da Independência;

* Textos informativos, literários e poéticos;

* Produção de textos;

* Vídeos;

* Hinos: Nacional  e  da Independência;

* Pesquisas;

* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;

* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;

* Jogral;

* Dramatização;

* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;

* Confecção dos Símbolos Nacionais  (pintura, desenho, recorte e colagem);

* Seleção de canções patrióticas e populares:
- Eu te amo meu Brasil;

* Confecção de: bandeirinhas com as cores nacionais, bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas, viseiras para o desfile,etc.

CULMINÂNCIA:
Apresentação e exposição dos trabalhos à escola:

* Músicas.

* Jogral.

*Coro falado.

* Dramatização

* Mensagens exaltando o Brasil.

* Cartazes.

* Poesias.


RECURSOS: Dicionário, biblioteca, laboratório de informática,TV, vídeo, aparelho de som, internet, cartolina, quadro e giz, lápis de cor, giz de cera, tintas, régua, retroprojetor, data show, pen drive, DVD, CD, jogos educativos, livros,  jornais e revistas, livros, cola, papéis variados, pincel, câmera fotográfica, etc.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de maneira contínua e diagnóstica no decorrer do projeto visando a construção de novos saberes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!