quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PROJETO: CEMEIANDO ALEGRIA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS



TEMA:  Planejando Atividades com Projetos
PÚBLICO-ALVO: Alunos  do Segundo Período da Educação Infantil
EIXOS TEMÁTICOS ENVOLVIDOS: Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Movimento.
DURAÇÃO: Uma semana
EDUCADORAS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:
Eloísa Elena Souza Alves, Jaqueline Soares de Oliveira Rocha, Neila Campos Gontijo, Rosângela Almeida Santos Ferreira, Sandra Magalhães Pulit do Carmo, Shirley Alves Barbosa Amaral.

JUSTIFICATIVA:

     No contexto atual o avanço tecnológico é rápido e crescente e as crianças estão cada dia  mais incorporadas a este meio demonstrando maior interesse pelos recursos que os equipamentos existentes possuem.
     Muitas crianças já sabem manipular com certa facilidade vários recursos tecnológicos dentre eles alguns disponíveis na instituição.
      Diante da curiosidade, necessidade e como disse, interesse das crianças, sabemos que atualmente as educadoras do CEMEI “Tia Otília” já podem fazer um trabalho diferenciado voltado para o mundo tecnológico, onde os alunos tem o retorno de suas atividades utilizando caixa amplificada, microfone, televisão, DVD, aparelho de som, máquina fotográfica digital, computadores.

OBJETIVO GERAL:

·Despertar o interesse das crianças reconhecendo os diversos recursos tecnológicos e alguns meios de comunicação existentes na instituição aprimorando seus conhecimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·Utilizar alguns recursos tecnológicos levando em consideração os conhecimentos prévios que as crianças possuem.
·Relacionar os recursos tecnológicos à utilidade em nosso cotidiano em relação aos aspectos sociais, emocionais, cognitivos e saúde.

DESENVOLVIMENTO:

·Fazer um levantamento prévio com as crianças sobre o conhecimento que possuem em relação aos recursos tecnológicos que a instituição possui e descobrir sobre quais destes o interesse é maior.
·Em atividades no pátio utilizar a caixa amplificada e o microfone, explicar de forma simplificada sobre o funcionamento destes recursos e em seguida promover um show de calouros.
·Com a máquina fotográfica e celular pedir a algumas crianças que sabem utilizar estes recurso para fazerem o registro das atividades, fotografando os demais colegas que estão participando das atividades.
·Em sala de aula, por meio de uma conversa informal, verificar os  atuais conhecimentos das crianças após utilização dos recursos, caixa amplificada e microfone, perguntar se gostaram de participar deste momento e apresentar para as crianças as fotos em cartaz.
·Convidar a turma para assistir a apresentação das demais fotos em  aparelho de TV e DVD ensinando as maneiras pelas quais estas imagens podem ser assistidas, mostrando que podemos armazená-las em um pendrive, para uso das novas TV's e em CD's e DVD's para utilização em aparelhos de DVD.
·Levar os alunos à sala recurso apresentando-os o computador, averiguando o que já conhecem sobre o manuseio, nomenclaturas, recursos, utilidade, dentre outros e desenvolver uma aula básica sobre o computador: nomenclatura (mouse, CPU, monitor, impressora); saber ligar, desligar; onde digitar e como conectar na internet explicando que sua utilidade é ampla, porque geralmente a criança utiliza somente para jogar.
·Dançar ao ritmo de cada música modificando o estilo e a intensidade das mais agitadas até o relaxamento diminuindo o volume gradativamente e consequentemente o ritmo e movimentos,  fazendo depois uma rodinha para expressarem seus sentimentos.
·Falar sobre o aparelho de som, sua funcionalidade e sobre a intensidade do som relacionando à saúde mental e auditiva.

RECURSOS UTILIZADOS:

-Caixa Amplificada
-Microfone
-Máquina Digital
-Computador
-Impressora
-Internet
-Aparelhos de TV
-Aparelhos de DVD
-Pendrive, DVD's e CD's com fotos gravadas
-Som portátil

CULMINÂNCIA:

Debate com os alunos sobre os recursos tecnológicos disponíveis em nossa instituição, de como funcionam, fazer um paralelo do antes e depois da execução do projeto (o que sabiam, o que aprenderam) e como podemos conservá-los já que é um bem coletivo.
Postagem no BLOG:  http://moradaeducativaemrede.blogspot.com.br/



CEMEI “TIA OTÍLIA”






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!