Crianças hiperativas podem apresentar melhoras consideráveis em seu comportamento e desenvolvimento se algumas regras forem consideradas. Aqui segue algumas sugestões da psicóloga Mônica Duchesne e do psiquiatra Ênio Roberto de Andrade:
- trabalhe com pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas;
- dê tarefas curtas ou intercaladas, para que elas possam concluí-las antes de se dispersar;
- elogie sempre os resultados;
- use jogos e desafios para motivá-las;
- valorize a rotina, pois ela deixa as crianças mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de novidades no material pedagógico;
- permita que elas compensem os erros: sutilmente, faça-as pedir desculpas quando ofenderem os colegas ou convença-as a arrumar a bagunça em classe;
- repita individualmente todo comando que for dado ao grupo e faça-o de forma breve e usando sentenças fáceis de entender;
- peça a elas que repitam o comando, para ter certeza de que escutaram e compreenderam o que você quer;
- dê uma função oficial a elas, como a de ajudante do professor; isso pode melhorar o relacionamento delas com os colegas e abriar espaço para que elas se movimentem mais;
- mostre os limites de forma segura e tranquila, sem entrar em atrito.
Para seguir os conselhos acima providencie os seguintes materiais e deixe-os sempre ao alcance dos alunos na sala de aula:
Caixa com gibis e caixa com livros de histórias infantis. A criança hiperativa, quando faz uma atividade do começo ao fim, geralmente termina antes dos outros. Nesse caso, deixe que ela leia revistinhas ou livros, como forma de premiação. Dê a ele atividades de leitura com responsabilidade, pedindo a ele que conte para os outros o que leu, o que achou mais legal na história, qual o personagem mais engraçado, mais maluco, inteligente, diferente etc. Ou então peça para desenhar a história lida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário!