Atualmente, em todos os níveis de educação, tem-se começado a utilizar o computador como apoio ao ensino na sala de aula. Ele tornou-se, numa ferramenta de grande valia no ambiente escolar e, com isso, cresce cada vez mais o desenvolvimento de softwears educacionais que servem de suporte às várias disciplinas. É, por isso, hoje encarado como um instrumento de ensino e de aprendizagem, à semelhança de um bom livro, de um pedaço de giz ou de um retroprojetor. Por outro lado, o computador tornou-se um dos principais meios de pesquisa, pois a facilidade de acesso a informações (pela internet, CDs, DVDs, etc) jamais poderia ser conseguida sem a sua utilização .
No momento em que a transição da "sala de aula tradicional" para a "sala de aula electrônica" inaugura formas diferentes de ensino e de aprendizagem, é essencial promover a literacia computacional e encorajar os professores a adequar e a usar esta ferramenta, tornando-a verdadeiramente significativa no seio do sistema educativo. Não basta, para isso, conhecer e explorar toda a panóplia de serviços e recursos disponibilizados através da ligação do computador à rede mundial de comunicação de dados. É igualmente importante olhar para a "vertente local": conhecer a ferramenta que se utiliza, saber como funciona possibilita o seu uso diário com à vontade.
(Nuno José Soares Cerejeira)
Podemos ver aí todos ganhando com a inclusão digital: conhecimento, modernidade e, juntos, professor e educandos!
ResponderExcluirQue esta ferramenta de grande valor promova interação entre alunos e professores no mundo digital.
ResponderExcluir