- Escolher alimentos in natura e produzidos na própria comunidade.
- comer é bom. mas quando a alimentação não é saudável, o nosso corpo avisa: engordamos, surge o cansaço, aparecem as espinhas, bate um desânimo e surge a danada da preguiça.
- Para manter, perder ou ganhar peso, é preciso procurar a orientação de um profissional de saúde em uma Unidade Básica de Saúde.
- Ter sempre atenção com a alimentação. É preciso fazer pelo menos três refeições por dia (café da manhã, almoço, jantar) e lanches saudáveis nos intervalos.
- Comer menos salgadinhos de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches de fast-food, alimentos de preparo instantâneo e sorvetes. Eles são muito gordurosos e podem aumentar o colesterol no sangue.
- Evitar ficar muitas horas em frente à TV, videogame ou computador. É bom procurar atividades que movimentem o corpo, mesmo que não sejam esportes, como passear com o cachorro, pular corda, brincar de pique-esconde, etc.
- Escolher alimentos saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer. Fazer combinações coloridas e variadas, dando preferência aos alimentos assados e sucos in natura.
- Crianças e adolescentes que praticam esportes e exercícios físicos têm maior chance de serem fisicamente ativos na idade adulta. A atividade física regular e frequente, além de prevenir doenças, é também benéfica para a saúde mental e emocional.
- Jovens que experimentam cigarro antes dos 15 anos de idade têm maior chance de se tornarem fumantes pesados na idade adulta.
- Beijar pode sim, transmitir algumas doenças. Então, beijar muitos desconhecidos numa única noite não é tão bom assim. Gengivite, cárie, hepatite B, herpes são doenças que podem ser transmitidas pelo beijo.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Seu consumo provoca alterações comportamentais e psicológicas, além de problemas de saúde.
- A água é uma bebida indispensável ao funcionamento adequado do nosso corpo. Beba no mínimo dois litros de água por dia (seis a oito copos), e de preferência entre as refeições.
- É importante estimular os alunos a compartilharem todos os seus conhecimentos de saúde com os pais ou responsáveis, para que a família inteira passe a viver com mais saúde.
(Essas são dicas do governo Federal para uma vida mais saudável)
Postado por Míriam - NUPE
Vamos praticar!
ResponderExcluir