sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto "Eu e minha localidade

Por: APAE

As professoras do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental Elzineide Cândida da Silva Nunes e Silânia Pereira dos Santos juntamente com suas respectivas turmas estão realizando o projeto: “Eu e minha localidade”.


O projeto visa por meio da interação educando e comunidade, promover a aprendizagem de forma concreta. Sabendo que o aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais no ambiente e considerando que os educandos com necessidades especiais necessitam de estímulos concretos, os educandos são levados a conhecer sua história local e cotidiana.


O Projeto “Eu e minha Localidade” visa através de atividades diversificadas promover o conhecimento da identidade pessoal e local dos alunos, através de visitas aos bairros dos mesmos e sua residência destacando e conhecendo melhor os locais públicos, como praças, bancos, hospitais,posto de saúde, igrejas, prefeituras, pontos comerciais e espaços de lazer situados em cada bairro em que moram os educandos, confecção de maquetes e atividades lúdicas variadas.


O Projeto propõe resgatar também antigas brincadeiras de rua que hoje já não fazem mais parte do universo infantil, como pegar bandeira, rá–rá–rá, minha machadinha, passar anel, cair no poço, dentre outras diversas.


A proposta está sendo divertida e bem aceita pelos educandos, que demonstram resultados positivos alcançados com a realização do projeto. Acreditamos que a necessidade de realizar um trabalho onde a aprendizagem esteja ligada à história local e o cotidiano do educando, envolvendo a sua realidade e resgatando conhecimentos relevantes são fatores determinantes para uma aprendizagem eficaz.

Fonte: APAE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!