terça-feira, 14 de setembro de 2010

“ Ler ou não ler” é, uma vez mais, a questão.

Nas sociedades contemporâneas, a leitura (em contexto escolar, profissional ou de lazer) assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e, consequentemente, econômico dos povos e dos indivíduos. Por isso, tanto se tem refletido sobre a forma de incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças e os jovens, que ainda não criaram e enraizaram esse hábito tão enriquecedor.
As crianças e os jovens aprendem muito do que sabem acerca do mundo e da vida espontaneamente, em contextos muito diversificados que abrangem o grupo familiar, o círculo de amigos, as micro-sociedades ou grupos em que se inserem e os meios de comunicação social, desde a televisão até a Internet.
Mas é, sem dúvida, na escola e, frequentemente, através do livro, que aprendem de forma mais organizada a sistematizar as informações e os conhecimentos, a pensar, a olhar com espírito crítico a realidade circundante, a problematizar o mundo, a encontrar resposta para os problemas que enfrentam, a respeitar as diferenças étnicas, sociais e pessoais e, muitas vezes, a interiorizar os seus direitos e deveres, como pessoas e como cidadãos. Enfim, o contato com o livro enriquece culturalmente o indivíduo e promove a sua autonomia. Para já não falar, especificamente, da importância do livro e da leitura para o melhoramento da competência linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria língua.

Os alunos da escola municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” têm consciência da importância da leitura e adoram ir à biblioteca tanto para ler quanto para fazer pesquisas.
Cabe a todos os profissionais da educação incentivar os alunos a visitarem a biblioteca e fazer dela um lugar agradável para leitura enquanto lazer e instrumento de aprendizagem.

(texto fonte: pagina da vida.blogspot.com/importância da bilbioteca)

2 comentários:

  1. Proporcionar ao aluno um conhecimento de mundo, a explorar o desconhecido e experimentar outras historias de vida: eis os objetivos do trabalho com leitura. E esse trabalho deve ser o foco principal de qualquer turma e em qualquer escola. Um viva aos professores de portugues!

    ResponderExcluir
  2. Incentivar a leitura é um trabalho que as escolas de nossa cidade estão necessitando investir cada dia mais! Bom trabalho..

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!