segunda-feira, 20 de maio de 2013

Viajando no mundo dos sonhos...


Projeto Centopeia
1. Caracterização Geral
Instituição: Escola Municipal “Duque de Caxias”.
Tema: A arte da Leitura.
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
Responsável: Juliana Fernandes e demais professores envolvidos.
Período de duração: Fevereiro à Dezembro.

2. Introdução
   Todas as tarefas de nossa vida cotidiana envolvem a leitura. Quando falamos sobre o ato de ler, queremos dizer que é um processo dinâmico e ativo, fazendo com que o leitor leve para o texto a sua experiência e visão de mundo através da leitura, relatos orais e escritos.
   Sabemos que a leitura é um ato social, entre dois sujeitos – leitor e autor – que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais importante do ato de ler, é explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual é entendida como a materialização de significados e intenções de um dos interagentes à distância via texto escrito.

3. Justificativa
   Produzir bons leitores é um desafio de todo professor e da escola. É uma tarefa que começa cedo e deve continuar por toda a vida. O objetivo da leitura é a compreensão do mundo que cerca o aluno no seu cotidiano. A leitura é um diálogo, uma troca, uma interação entre o leitor e o autor. Um bom leitor não se faz por acaso, é preciso estimular a leitura na criança antes mesmo que ela aprenda a ler. É preciso que a criança entre em contato com os livros desde cedo, e, no início da alfabetização com variados tipos de texto, para compreender a leitura e seus significados.

4. Objetivos
4.1 Objetivos Gerais
* Estimular os alunos à leitura e mostrá-los como se a dá aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler.
* Desenvolver no aluno o gosto pela literatura.

4.2 Objetivos Específicos
* Incentivar o desejo, o prazer e o interesse dos alunos pela leitura.
* Participar ativamente de leituras em grupo.
* Fazer declamações de poesias em público.
* Participar de auditórios.
* Encenar peças teatrais relacionadas aos livros lidos.
* Fazer o recontos.
* Confeccionar uma centopeia para ser a mascote do projeto.

5. Metodologia
* Confeccionar uma centopeia.
* Expor os trabalhos dos alunos.
* Relatar o que aprenderam com o projeto.
* Competição da melhor declamação de poesia.

6. Recursos
6.1 Humanos
Educadores e educando da escola.

6.2 Materiais
Câmera fotográfica, lápis de cor, cartolina, EVA, computador, internet, etc.

7. Desenvolvimento
  Toda a semana os alunos devem escolher o livro que queiram ler. Através dessa leitura, o aluno além de ler, irá melhorar sua entonação, ampliará seu vocabulário e seu repertório linguístico.
  Após o término do livro, o aluno faz um relato sobre o livro lido. Ao relatar ao seu professor, o aluno recebe um círculo para acrescentar ao corpo da centopeia. A cada livro lido o aluno ganha mais uma parte para compor sua centopeia e no final do projeto o aluno que tiver o corpo da centopeia maior será premiado.

8. Avaliação
Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades:
* Produção de texto;
* Encenação de peças teatrais;
* Linguagem oral;
* Linguagem escrita;
* Declamação de poesias, etc.

9. Anexos
As atividades trabalhadas, os relatos dos textos, fotos, etc.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!