quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ATIVIDADE PROINFO: USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA


PROJETO REDESCOBRINDO O MUNDO

TEMA:  Uso das tecnologias na sala de aula
PÚBLICO ALVO: Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental – EJA
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e Matemática
RESPONSÁVEIS: Flávia Freitas e Wandêlice Sônia
  
JUSTIFICATIVA:

O mundo globalizado produz algumas necessidades, entre elas a velocidade de informações e o avanço das tecnologias colocando o homem sempre “a frente do seu tempo”. A cada dia os instrutores tecnológicos são aperfeiçoados e substituindo os já existentes. As Escolas, conscientes do seu papel, inserem no seu cotidiano a utilização de importantes ferramentas como mecanismos indispensáveis na ação do processo ensino aprendizagem e consolidam o trabalho efetivo em sala de aula. Deste modo, este projeto se justifica e tem como objetivo principal, colocar em consonância e harmonia alunos da Educação de Jovens e Alunos e as mídias tecnológicas a eles oferecidas.

OBJETIVO GERAL:

·         Democratizar acesso aos instrumentos tecnológicos modernos, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos sociais e afetivos dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Conhecer diversos instrumentos tecnológicos, associando-os a um auxílio no processo de ensino aprendizagem;
·         Utilizar, mesmo que forma simples e básica o computador em suas atividades escolares;
·         Digitar palavras, frases ou textos pertencentes ao seu universo escolar;
·         Resolver operações matemáticas e aprimorar o raciocínio lógico através de jogos;
·         Expor trabalhos realizados durante as aulas no laboratório de informática.

DESENVOLVIMENTO:

·         Fazer um levantamento prévio sobre o conhecimento dos alunos acerca do tema a ser trabalhado;
·         Disponibilizar as mídias que serão usadas nas atividades, e explanar sobre função e operação básica das mesmas;
·         Ir com os alunos para o laboratório de informática e deixar que eles acessem os computadores, auxiliando-os na operacionalização de tal instrumento.
·         Realizar com os alunos a atividade (jogo) instalado de matemática que consiste na realização de operações simples e/ou complexas de adição/subtração/multiplicação/divisão, atentando ao nível de conhecimento de cada educando. (Atividade 1)
·         Realizar um ditado de palavras/frases ou pequenos textos, onde os alunos utilizarão o editor de textos para digitar aquilo que foi ditado pela professora. (Atividade 2)
·         Solicitar que após esta atividade direcionada, os alunos escrevam palavras/textos de domínio deles. (Atividade 3)
·         Salvar todos os trabalhos em pen prive para posteriormente imprimi-los.

RECURSOS:
·         Computador
·         Pen drive
·         Impressora
·         Máquina digital (registro da execução do projeto)

CULMINÂNCIA:

·         Confecção de um varal na sala de aula com todos os trabalhos impressos produzidos pelos alunos.

2 comentários:

  1. É muito bom ver os educadores se adaptando à realidade informatizada.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!