PROJETO REDESCOBRINDO O
MUNDO
TEMA:
Uso das tecnologias na sala de aula
PÚBLICO
ALVO: Alunos dos anos iniciais do
Ensino Fundamental – EJA
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e Matemática
RESPONSÁVEIS: Flávia Freitas e Wandêlice Sônia
JUSTIFICATIVA:
O mundo globalizado
produz algumas necessidades, entre elas a velocidade de informações e o avanço
das tecnologias colocando o homem sempre “a frente do seu tempo”. A cada dia os
instrutores tecnológicos são aperfeiçoados e substituindo os já existentes. As
Escolas, conscientes do seu papel, inserem no seu cotidiano a utilização de
importantes ferramentas como mecanismos indispensáveis na ação do processo
ensino aprendizagem e consolidam o trabalho efetivo em sala de aula. Deste
modo, este projeto se justifica e tem como objetivo principal, colocar em
consonância e harmonia alunos da Educação de Jovens e Alunos e as mídias
tecnológicas a eles oferecidas.
OBJETIVO GERAL:
·
Democratizar acesso aos instrumentos tecnológicos modernos,
incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos sociais e afetivos dos
alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer diversos
instrumentos tecnológicos, associando-os a um auxílio no processo de ensino
aprendizagem;
·
Utilizar, mesmo
que forma simples e básica o computador em suas atividades escolares;
·
Digitar palavras,
frases ou textos pertencentes ao seu universo escolar;
·
Resolver
operações matemáticas e aprimorar o raciocínio lógico através de jogos;
·
Expor trabalhos
realizados durante as aulas no laboratório de informática.
DESENVOLVIMENTO:
·
Fazer um
levantamento prévio sobre o conhecimento dos alunos acerca do tema a ser
trabalhado;
·
Disponibilizar as
mídias que serão usadas nas atividades, e explanar sobre função e operação
básica das mesmas;
·
Ir com os alunos
para o laboratório de informática e deixar que eles acessem os computadores,
auxiliando-os na operacionalização de tal instrumento.
·
Realizar com os
alunos a atividade (jogo) instalado de matemática que consiste na realização de
operações simples e/ou complexas de adição/subtração/multiplicação/divisão,
atentando ao nível de conhecimento de cada educando. (Atividade 1)
·
Realizar um
ditado de palavras/frases ou pequenos textos, onde os alunos utilizarão o editor
de textos para digitar aquilo que foi ditado pela professora. (Atividade 2)
·
Solicitar que
após esta atividade direcionada, os alunos escrevam palavras/textos de domínio
deles. (Atividade 3)
·
Salvar todos os
trabalhos em pen prive para posteriormente imprimi-los.
RECURSOS:
·
Computador
·
Pen drive
·
Impressora
·
Máquina digital
(registro da execução do projeto)
CULMINÂNCIA:
·
Confecção de um
varal na sala de aula com todos os trabalhos impressos produzidos pelos alunos.
É muito bom ver os educadores se adaptando à realidade informatizada.
ResponderExcluirParabéns!
Parabéns pelo projeto realizado!
ResponderExcluir