terça-feira, 13 de março de 2012

Chapeuzinho Amarelo

Por: Escola Municipal Arco-Íris

Quem aprende a gostar de ler, sabe escrever a própria história.

A Escola Municipal Arco-Íris recebeu da Fundação Itaú Social a coleção de livros infantis: Chapeuzinho Amarelo, Adivinha Quanto Eu Te Amo, A Festa no Céu, para que as crianças possam se divertir e, consequentemente estimular, desde cedo, o gosto pela leitura.

As professoras Shirley, Shirlene e Railda, da Educação Infantil, dramatizaram a história do Chapeuzinho Amarelo, uma bela menina que sofre de um mal terrível: sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido – o lobo –, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Foi narrada pela professora Shirley para as crianças da Educação Infantil, de forma satisfatória, apresentando sonoridade, musicalidade e rimas, além de ser divertido, o que atraiu o público infantil ao qual se destina.

São obras que nos remete á magia do conto de fadas, digna de apreciação de uma leitura realmente poética, a partir de seus efeitos lúdicos. O conto representa o castigo pela desobediência infantil, é desconstruído, tanto na linguagem verbal como na não-verbal. Valoriza a linguagem, produzindo um discurso com sentidos novos, repleto, portanto de polissemia. Já através do próprio título, o livro traz a marca da relação intertextual com o conto universalmente consagrado. O incentivo à leitura começa desde pequeno, porque sabe o quanto ela é importante para o desenvolvimento da criança. Cada vez que você abre um livro, começa uma história cheia de descobertas e aprendizados.


2 comentários:

  1. Excelente trabalho!
    Que professoreas maravilhosas, sempre nos surpreendendo.
    Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.
    Confio em vocês e acredito que nossos pequeninhos terão uma formidável formação inicial.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professoras pela criatividade, procurando despertar nas crianças o gosto pela leitura, a imaginação e os sonhos.
    Continuem assim.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!