sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A era digital

Escola Municipal Dom Orione - Campo Alegre
        Vivemos em uma nova era: a era digital. As informações, nesta revolução tecnológica, são produzidas e consumidas numa velocidade espantosa. O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade de conhecimentos e informação, mas sim a aplicação desses para a geração de novos conhecimentos e de processos a serem desenvolvidos obtendo novos domínios em todos os cantos, a uma velocidade altíssima.
         As tecnologias de informação e comunicação vêm produzindo uma mudança na forma de pensar. Esta mudança do pensamento atinge o processo de aprendizagem. Entretanto, a maior contribuição que a Internet pode proporcionar à Educação diz respeito à mudança na forma de pensar , impulsionada pelo grande poder de interação que ela propicia.
         A revolução tecnológica é vista de duas forma na educação. Alguns, mais pessimistas não querem nem passar perto. Outros, mais otimistas já a estão usando em sala de aula, mesmo não compreendendo todos os aspectos de um computador, mas inserindo o aluno no mundo digital. A educação digital traz novos benefícios à Educação? 
          Os formadores educacionais devem estar adeptos às inovações tecnológicas para se igualar a uma nação digital, pois hoje todos os docentes deveriam pelo menos conhecer o básico de um computador, tornando se alguém que assume uma posição ativa neste fascinante mundo digital. Portanto é importante refletirmos: estamos inserindo os educandos no mundo digital?
(Texto fragmentado) 




Grêmio Estudantil em ação

              O presidente do Grêmio Estudantil Leône Rogério reuniu-se com o prefeito Alex Rocha, para levar a proposta de melhoria da infra-estrutura   da quadra ao lado da Escola Municipal Dom Orione. 
E. M. Dom Orione.


Apae - 20 anos






Dia 26 de setembro de 2011 a APAE completou 20 anos. Para comemorar foram feitas algumas comemorações, dentre elas uma entrevista realizada pela professora Edicélia, alunos e profissionais à pedagoga Aricélia Clara dos Santos, às mães e membros da Diretoria da APAE, Dona Wanda Lina Campos e Maria Alves da Silva Oliveira. No decorrer do encontro foram destacados alguns pontos importantes da história da APAE de Morada Nova de Minas tais como: fundação, os primeiros trabalhos (atendimentos), recursos materiais, alunos, membros da Diretoria, sedes e outros.

A entrevista enfocou também a importância do trabalho, o qual consiste em uma busca constante de proporcionar o melhor atendimento possível às pessoas com necessidades educativas especiais e principalmente em assegurar-lhes o desenvolvimento e o direito de plena cidadania.

Este trabalho foi abrilhantado com a participação dos educandos do 5º ano e da professora Conceição, os quais cantaram a paródia da música “Era uma vez...”.

Parabéns Apae!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

EMCAS visita a biblioteca pública

Os alunos das turmas 7° 103, 7°104 e 6° 102, visitaram com muito entusiasmo a nova sede da Biblioteca Pública Professor Antônio Ribeiro.A professora Margareth de língua portuguesa ressaltou aos alunos a importância da leitura e também da conservação dos livros para o bem público.Os alunos foram recebidos com carinho pela professora Neves e esta deixou as "portas abertas" para um novo encontro.

sábado, 24 de setembro de 2011

Arte - O uso da imaginação




No transcorrer da aula de Artes, visando desenvolver a sensibilidade, percepção e imaginação; o gesto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Os alunos das professoras Sueli Silva e Rosemeire Dias, desenvolveram na E.M.”Duque de Caxias”um trabalho voltado para a confecção de “seres fofinhos ou monstros”.
Segundo os Parâmetros Curriculares a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Esta área também favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currículo. Por exemplo, o aluno exercita continuamente sua imaginação e estará mais habilitado a construir um texto, desenvolver estratégias pessoais para resolver um problema matemático.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NUPE PROMOVE 2ª ETAPA DA OFICINA DE FUXICO PARA AS MÃES DOS ALUNOS





























Nesta quarta-feira 21 de setembro as profissionais do NUPE, comandadas pela professora Maria Helena promoveram a 2ª etapa da oficina de fuxico, com o objetivo de promover a interação entre o NUPE e as famílias com momentos de descontração às mães. Foi confeccionada uma boneca e apresentadas várias sugestões de objetos que podem ser confeccionados utilizando a mesma técnica.











Talentos revelados






Por E.M. Heloisa de Campos Santos

As apresentações artísticas desta instituição têm revelado grandes talentos para dança, teatro, canto, contação de causos, histórias e piadas. Os alunos se mostram bastante interessados e comprometidos com suas tarefas e enriquecem muito nossos trabalhos. Parabéns aos alunos e professoras.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de setembro dia da árvore

            A primavera vem aí!...
            Cultivamos as árvores, colocando mais uma vez em evidência o slogan:
            “ONDE CAIR UMA ÁRVORE, PLANTE DUAS!”
            É a data em que de modo especial reverenciamos as árvores, que permitem a sobrevivência da espécie humana.
            Sem as árvores não é impossível viver. Desde o alimento, ao ar que respiramos procedem dela e dos demais vegetais.
            De todas as cores e formas as árvores são seres calados e imóveis decorando todo e qualquer ambiente.
            A direção, especialista, professores e demais funcionários da ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE, incentivaram os alunos, sobre a importância e respeito à árvore não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida.
            Depois de ter estudado com os alunos sobre este dia, eles concluíram que, quando destrói uma árvore está destruindo uma fonte de vida do planeta.
            Refletiram sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas.
            Depois de tudo estudado, chegou o momento, onde os alunos, juntamente com o Padre Pacheco plantaram no pátio da escola duas mudas de Ipê Mirim, que um dia irão nos dar flores e sombra, limpando nosso ar e preservado o solo do nosso planeta.
           “O desejo é uma árvore com folhas, a esperança uma arvore com flores, o prazer árvore com frutos!”

E. M. D. O.







Reciclando se aprende


Por E.M. Heloisa de Campos Santos

Os alunos do 1º ano das professoras Carla e Railda confeccionaram vários trabalhos manuais utilizando materiais reciclados. O resultado foi surpreendente e agradou a todos. Parabéns aos alunos e professoras pela iniciativa! "RECICLAR É TER ATITUDE".

terça-feira, 20 de setembro de 2011

EMCAS comemora aniversário da cidade





A semana na EMCAS começou com muita animação.Alunos e professores visitaram vários locais da cidade, dentre eles:Câmara Municipal, Prefeitura, Vila Vicentina, Frigorífico e outros.O Objetivo foi concluído, pois reconheceram nossas riquezas naturais e culturais, obtiveram conhecimento do funcionamento de entidades e poderes públicos.Ainda recebemos a companhia agradável das professoras Tânia e Conceição da APAE com seus alunos, que vieram apreciar a história da EMCAS.E para encerrar, no dia 17 de setembro,aniversário da cidade, houve a participação dos alunos do 9° ano, Nilson,Jeferson e Katlin, interpretando o Hino de Morada na Feira do Agricultor e do Artesão.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto "A minha Morada Nova"







Na Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha/APAE, está sendo realizado o projeto “A minha Morada Nova”. No dia 12 de setembro, com o objetivo de fazer um estudo do meio, os educandos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização da professora Luciana, foram à sede da Prefeitura Municipal de Morada Nova de Minas, no setor de Arrecadação e Tributação. Lá receberam explicações a respeito do mapeamento dos bairros e das ruas. As informações enriqueceram muito o conhecimento dos alunos. Eles ficaram muito interessados quando o chefe do setor, Samuel de Moura e Souza, localizou no mapa a residência de cada educando.

Dando continuidade ao projeto, no dia 16 de setembro, a professora Conceição Aparecida de Freitas, contou a história da fundação da cidade. A mesma usou da criatividade para manter a atenção e concentração dos ouvintes.

O referido projeto continua em desenvolvimento, até o final do período letivo de 2011.


17 de setembro de 2011.

Direção, funcionários e alunos da E.M.Dom Orione, festeja os 159 anos de Morada Nova de Minas, sua história é simples e inesquecível ...
Morada Nova de Minas, é um lugar alegre, seus habitantes lutam com dificuldades mas é um povo forte e de futuro. Transformam as águas e a beleza dos lagos em fonte de renda através da pesca, irrigação e do incentivo ao turismo, que timidamente desponta.
A simplicidade, a hospitalidade, a tranqüilidade, a paisagem, o sabor dos pratos típicos, a alegria das festas, a tradição e as infinitas opções de lazer criadas pelo inexplicável senso de improviso e a criatividade do seu povo, proporcionando aos visitantes momentos inesquecíveis.
Venha conhecer Morada Nova de Minas, você vai gostar !!


15 de setembro de 2011, na E.M. “Dom Orione”.

Inauguração do Laboratório de informática Padre Fulvio Mastrangelli.
Projeto : Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
O corpo docente e discente da E.M.D.O agradece ao prefeito Alex Rocha, pelo apoio na viabilização dos recursos para efetivar a inclusão digital.




A SEMANA DA PÁTRIA

As educadoras da Creche Municipal “João Gomes”, com o intuito de despertar o espírito patriota em seus educandos e trabalhar noções de cidadania, realizaram atividades artísticas de colagem e recorte.

É importante que as crianças saibam, desde os primeiros anos escolares, a importância das datas comemorativas de forma lúdica e simples, sem muitos detalhes.



Manifestações Folcloricas na Creche Municipal Professor "João Gomes"

A Creche Municipal Professor "João Gomes" realizou no mês de agosto um Projeto sobre o Folclore.

Durante o Projeto foi possível vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira. Os alunos com auxílio das educadoras realizaram diversas atividades artísticas, de colagem, pintura e dobraduras. Além de resgatarem brincadeiras antigas, conhecerem lendas, recitarem parlendas e degustarem comidas típicas. As cantigas de roda se tornaram os nomes das salas e os personagens do folclore se transformaram em mascotes.

O Projeto foi realizado com interação da comunidade escolar e familiar.