sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A era digital

Escola Municipal Dom Orione - Campo Alegre
        Vivemos em uma nova era: a era digital. As informações, nesta revolução tecnológica, são produzidas e consumidas numa velocidade espantosa. O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade de conhecimentos e informação, mas sim a aplicação desses para a geração de novos conhecimentos e de processos a serem desenvolvidos obtendo novos domínios em todos os cantos, a uma velocidade altíssima.
         As tecnologias de informação e comunicação vêm produzindo uma mudança na forma de pensar. Esta mudança do pensamento atinge o processo de aprendizagem. Entretanto, a maior contribuição que a Internet pode proporcionar à Educação diz respeito à mudança na forma de pensar , impulsionada pelo grande poder de interação que ela propicia.
         A revolução tecnológica é vista de duas forma na educação. Alguns, mais pessimistas não querem nem passar perto. Outros, mais otimistas já a estão usando em sala de aula, mesmo não compreendendo todos os aspectos de um computador, mas inserindo o aluno no mundo digital. A educação digital traz novos benefícios à Educação? 
          Os formadores educacionais devem estar adeptos às inovações tecnológicas para se igualar a uma nação digital, pois hoje todos os docentes deveriam pelo menos conhecer o básico de um computador, tornando se alguém que assume uma posição ativa neste fascinante mundo digital. Portanto é importante refletirmos: estamos inserindo os educandos no mundo digital?
(Texto fragmentado) 




2 comentários:

  1. Vejo que estão aproveitando ao máximo a tecnologia à disposição. Esta juntamente com orientação do professor = aprendizagem real e com prazer. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos educadores e direção da escola. Devemos sempre incluir todos os alunos nessa nova era digital.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!