sexta-feira, 7 de junho de 2013

JULGAMENTO DO DIA DO MEIO AMBIENTE






ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE - CAMPO ALEGRE
Professora: JULIANA MESSIAS

  • Oradora.
  • Escrivão.
  • Jurados.
  • Juiz.
  • Guarda
  • Réu (meio ambiente)
  • Acusação.
  • Testemunha I.
  • Defesa.
  • Testemunha II.

Em cena:
Oradora, acusação, corpo de jurados, escrivão, guarda. Todos sentados. Ao entrar a juíza, todos se levantam com respeito e autoridade. Quando a juíza senta, os outros também sentam.
Juíza:
(Bate o martelo na mesa iniciando a sessão). Está aberta a sessão. Com a palavra a senhora Oradora Oficial deste tribunal.
Oradora:
Meritíssima Senhora Juíza, Defesa, Acusação, corpo de jurados e demais assistentes. Nesta sala coloca-se em julgamento a homenagem que se presta ao meio ambiente uma só vez ao ano.
Juíza:
(Com serenidade). Antes do pronunciamento da defesa e da acusação é preciso que todos os presentes tomem conhecimento da importância de preservar e proteger o meio ambiente, pois ele é o lugar em que vivemos.
Oradora:
(Com fundo musical, declama a poesia sobre o meio ambiente).
Juíza:
Com a palavra a acusação.
Acusação:
Senhores jurados, estamos aqui para o julgamento do fato de termos dedicado ao meio ambiente apenas o dia 05 de junho e isto não basta! Um assunto tão relevante como este, deve ser trabalhado em todo o ano.
Defesa:
Juíza:
Protesto negado prossiga acusação.
Acusação:
Um só dia não basta como já mencionei. Devemos agradecer essa maravilha que é a natureza, que a cada dia que passa está mais ameaçada, todos os dias de nossa vida. Somente com esta atitude a natureza será preservada.
Juíza:
Com a palavra a defesa.
Defesa:
Senhores jurados, venho aqui para defender a instituição de um só dia para trabalhar, refletir sobre o meio ambiente. Hoje. o homem vive preocupado com tantos compromissos e deixando a seu critério refletir sobre a questão ambiental durante todo o ano, ele será esquecido. Um dia trabalhando bem o tema meio ambiente, vale pelo ano todo.
Acusação:
Juíza:
Protesto negado prossiga a defesa.
Defesa:
Precisamos de apenas um dia! Trabalhando o tema todos dias, fica cansativo e repetitivo.
Juíza:
Após defesa c acusação, que entre a testemunha. A acusação pode interrogá-la.
Acusação:
Você lembra do dia do meio ambiente todos os anos?
Testemunha:
Mais ou menos. Vejo alguém falando...
Acusação:
Não acha que o meio ambiente precisa de respeito e preservação? Você sabe que cada ser vivo depende dele? Que é uma data tão importante que não dá para ser falada em apenas um dia?
Testemunha:
Eu não sabia. Mas para mim um dia é suficiente. Não estou interessada.
Acusação:
Nada mais a perguntar.
Juíza:
A testemunha está dispensada. Que entre outra testemunha. A defesa pode interrogá-la.
Defesa:
Você não acha que é preciso um dia especial para refletir sobre o meio ambiente? Que um dia basta?
Testemunha:
E preciso de um dia especial. Porém, é muito pouco por se tratar de um tema muito importante. O meio ambiente envolve tanta coisa: ar, água, solo, animais, vegetais, poluição, reciclagem... Por isso deve ser lembrado todos os dias.
Defesa:
Nada mais a perguntar.
Juíza:
A testemunha está dispensada. Ouçamos as palavras finais da acusação.
Acusação:
Senhores jurados, vocês ouviram as testemunhas. Senhores jurados, vocês ouviram as testemunhas. Peço-lhes que condenem a instituição em apenas um dia para refletir sobre o meio. Preocupados com a questão, o assunto deve ser tratado sempre. Os professores e alunos devem realizar atividades relevantes, pois, só assim acontecerá uma conscientização, caso contrário, o Planeta poderá se acabar. Um dia só não basta meus senhores...
Juíza:
Com a palavra a defesa.
Defesa:
Senhores jurados, é preciso apenas um dia para se trabalhar o tema meio ambiente e as atividades deverão ser realizadas neste dia. Se tirarem este dia, muitos serão injustos para com o meio ambiente e isso não pode acontecer. Cabe a vocês a decisão. Sejam generosos.
Juíza:
Peço que um representante do corpo de jurados traga para mim a sentença final.
(Jurado escolhido leva a decisão final até ajuíza).
Juíza:
Tratando-se de um assunto tão importante para o ser humano, o corpo de jurados foi unânime em afirmar que um dia só não basta! Mas que um dia em especial também deve ser considerado. O importante é que as pessoas se conscientizem e comecem a tratar a natureza de uma maneira especial. Devemos amá-la, respeitá-la e valorizá-la hoje e sempre.
Diante desta sentença, todos nós ganhamos a causa. Vamos lutar pelo meio ambiente no dia 05 de junho e em todos os dias do ano!
Juíza:
(Bate o martelo) Está encerrada a sessão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!