domingo, 29 de abril de 2012

Palhaço Geométrico

Eu, Deusilene, professora regente do 1 e 2 ano do Ciclo Inicial de Alfabetização no dia 27 de abril realizei junto ao meus alunos uma atividade que tem como objetivo desenvolver várias habilidades:
  • Diferenciar figuras geométricas;
  • Identificar cores;
  • Desenvolver coordenação motora fina.
Os alunos ficaram muito envolvidos nesta atividade.



 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Intervenção pedagógica: Sucesso na aprendizagem

  Gildácio Cordeiro de Moura e Geraldo Magela desenvolvem, na E.M. Dom Orione, intervenções com educandos para alcançarem as capacidades necessárias no uso da escrita no contexto escolar, atendendo as diferenças individuais.






PEQUENINOS ARTISTAS DA CRECHE MUNICIPAL PROFESSOR "JOÃO GOMES"

 
 
 
 
 

Para finalizar o 1º bimestre com chave de ouro, os alunos e educadores realizaram na Creche Municipal Professor "João Gomes" auditório com belíssimos números artísticos, destacando histórias como fantoches e uma encenação sobre o Índio.

Projeto Terra,nossa morada no universo


As alunas do PROINFO, Beatriz Dayrell e Silvinha Dayrell executaram o projeto interdisciplinar ‘TERRA-NOSSA MORADA’ – explorando diversos conteúdos do currículo. Em ciências, o foco foi a construção de noções de gravidade, relação dos movimentos da Terra aos ciclos: dia e noite, identificando aspectos do céu . Em geografia, desenvolveu noções de cartografia. Foi possível, trabalhar conceitos de geometria, tempo e medidas, tratamento de informação. A participar das interações cotidianas em sala de aula, despertou habilidades envolvendo oralidade

Enfim, o trabalho com o projeto possibilitou dinamizar capacidades da Matriz Curricular.

UMA VISITA ESPECIAL


 

POR: CEMEI "TIA OTÍLIA"

NO DIA 27 DE ABRIL OS ALUNOS DO MATERNAL III A, JUNTAMENTE COM A EDUCADORA ELIZÂNGELA, VISITARAM A MÃE DA COLEGUINHA MICAELE, POIS A MESMA FARÁ UMA CIRURGIA.
AS CRIANÇAS PREPARAM UM CARTAZ COM UMA MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE E LEVARAM PARA ELA. A MÃE FICOU MUITO EMOCIONADA E DEMONSTROU TER GOSTADO DA VISITA.
ESTE TRABALHO FOI UMA INICIATIVA DA PRÓPRIA EDUCADORA QUE MERECE OS PARABÉNS! ALÉM DE CUIDAR DAS CRIANÇAS, PREOCUPA-SE TAMBÉM COM AS FAMÍLIAS, MANTENDO UM CLIMA DE AMIZADE COM AS MESMAS.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Educador em Saúde visita EMDO


Com o objetivo de divulgar e promover os trabalhos relacinados a vigilância sobre a Doença de Chagas no nosso município, o jovem Wesley Gomes da Silva, explicou com muita eficiência e clareza sobre os cuidados que devemos ter na prevenão da mesma. 








quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mariana, a Florzinha







Por: Escola Municipal Heloisa de Campos Santos

A Literatura Infantil é capaz de levar a criança ao fantástico mundo da imaginação. Pensando nisso, as professoras do 1º Ano Inicial da Alfabetização: Ana Lúcia, Carla Aparecida e Sandra Coelho, apostaram nas histórias voltadas principalmente para o público infantil. Afinal escutar histórias é o início da aprendizagem e do despertar de um grande leitor e quem sabe um grande escritor. Neste sentido estimularam a imaginação e o senso crítico contando e recontando histórias infantis.Para uma maior reflexão envolveram trabalhos de artes como foi o caso da história seriada " Mariana, a florzinha." Despertaram também com esta história a importância de estarmos atentos às pequenas coisas da vida: O perfume de uma pequena flor e o que representa o nosso dia a dia. Icentivar o hábito de leitura é fundamental para a formação de pequenos leitores.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Homenagem aos feirantes e artesãos de Morada Nova

Por: E.M.Heloisa de Campos Santos

Por: Escola Municipal Arco-Iris

As alunas da Escola Municipal Arco-Íris apresentaram a DANÇA DO BALAIO em homenagem a todos os feirantes, artesãos e ao homem do campo que muito contribuíram para o sucesso da feira.

Os alunos da E.M.Heloisa de Campos Santos apresentaram uma ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo de arcos.

Ela é um espetáculo de harmonia, graça e beleza onde movimentos corporais são aperfeiçoados pelo ritmo e pela expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos pelo corpo e traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical e técnica, que transmite acima de tudo harmonia e entrosamento com a música; estimulando a criatividade e a expressividade das ginastas.

A ginástica rítmica além de favorecer o desenvolvimento psicomotor das crianças e estimular a flexibilidade, coordenação, ritmo, equilíbrio, agilidade e resistência muscular e também o senso de autonomia, socialização cooperação e solidariedade.

ESPORTE E EDUCAÇÃO - JEMG 2012





Nos dias 17 a 22 de abril os alunos da Escola Municipal Dona Maria do Carmo Álvares da Silva participaram do JEMG (jogos escolares de Minas de Gerais) em Pará de Minas. A escola já participa deste evento a 03 anos. Os professores de Educação Física FláviaAlexandra e Elder Ramon treinaram os alunos e os acompanharam no evento, trazendo para a escola medalhas de segundo lugar do módulo I de futsal.
A direção parabeniza os professores Flávia e Ramon e os alunos Guilherme Medeiros, José Wellington, Maycon, Víctor, Gabriel, Guilherme Batista, Francisco, Tiago e Tallisson pelo brilhante desempenho.

EMCAS homenageia os 40 anos do seriado CHAVES







Vivemos em um tempo em que muito da inocência, e do carisma perderam espaço para programas violentos e que influenciam negativamente nossos jovens e crianças. Muitos dos valores a nós passados por nossos pais se tornaram insignificantes, mediante ao aglomerado de informações que só surgem, na maioria das vezes, para confundir e denegrir nossa sociedade. Preocupados em resgatar um pouquinho da pureza da criança e para homenagear os 40 anos do seriado CHAVES, que até hoje encanta pessoas de todas as faixas etárias, as professoras Carla e Margareth preparam junto aos alunos dos 6º anos da Escola Dona Maria do Carmo Álvares da Silva uma representação do episódio do Chaves  onde os personagens cantam e dançam com a música “Que bonita sua roupa”. Os alunos apresentaram a réplica do episódio no dia 21 de abril durante a feira do produtor rural e do artesão. Os alunos encantaram crianças e adultos que estavam presentes na feira.
PARABÉNS PEQUENOS ATORES.

Personagens:
Chaves – Luiz Ângelo
Chiquinha – Júlia
Inhonho – Yuri
Kiko – Bruno
Dona Florinda – Paulina
Dona Clotilde – Luana
Sr. Madruga – Mateus
Sr. Barriga – Rômulo
Professor Girafales – Alexsandro
Popis – Ana Paula

segunda-feira, 23 de abril de 2012

E. M. Dom Orione e Nupe

"Uma Parceria"

Profissional do Nupe realiza visita de intervenção pedagógica na E. M. "Dom Orione" 
Obrigada,
A Direção!







Dia do Indio

Por: Escola Municipal Arco-Íris

Para comemorar o Dia do Indio, as professoras do Primeiro Período da Educação Infantil: Beatriz e Ilda, confeccionaram com os alunos colares de macarrão; onde aproveitaram para trabalhar a quantidade, sequência, coordenação motora fina e após fizeram uma pintura dos colares. Os alunos ficaram bem concentrados durante a confecção e orgulhosos com o colar que fizeram e felizes por usar algo que eles mesmos confeccionaram.