segunda-feira, 23 de abril de 2012

18 de abril - dia do livro (analisando conto social)





A professora de Língua Portuguesa, Arilza Ribeiro, trabalhou o dia do livro através de um projeto sobre um conto de Monteiro Lobato. Além de trabalharem com a análise do conto, os alunos puderam ver temas como abolicionismo, preconceito, bullying e direitos das crianças.
DATA: 16, 17 E 18 DE ABRIL DE 2012
(2º,3º E 4º FEIRA)
8º ANO 105
PROJETO ANALISANDO CONTO NEGRINHA: MONTEIRO LOBATO
Introdução
Em 1920, Monteiro Lobato (1882-1948) publicava o conto Negrinha no livro do mesmo nome. Embora distante três décadas da proclamação da República e da extinção da escravidão, o Brasil ainda vivia efeitos da transição da Monarquia para a República e do trabalho escravo para o trabalho 
livre.
O país, que até então tinha sua estrutura social baseada no meio rural e a estrutura econômica dependente da mão de obra escrava, passava por inúmeras transformações. A indústria começava a se desenvolver e o processo de urbanização avançava. O Brasil modernizava-se, mas o preconceito racial contra aqueles que tinham a pele negra ou parda, antigos escravos e seus descendentes, permanecia o mesmo.
Sensível observador, Lobato denunciou, em momentos de suas obras, a desigualdade entre brancos e negros, herança do escravismo. O conto Negrinha é um desses momentos. Com personagens que representam a população brasileira das décadas iniciais do século XX, Lobato expõe a mentalidade escravocrata que ainda persiste tempos depois da abolição.
Objetivos 
- Saber quem foi Monteiro Lobato: época, obra e importância para a literatura brasileira.
- Ler e compreender o conto Negrinha, de Monteiro Lobato.
- Perceber e discutir a representação do negro no conto.
- Desenvolver comportamentos leitores.
Conteúdos 
- Biografia de Monteiro Lobato
- Leitura análise de Negrinha, de Monteiro Lobato
-Produção de conto
Anos 
8º  ano
Tempo estimado
03 DIAS
Material necessário 
Cópias do conto Negrinha, de Monteiro Lobato, Ed. Globo.
Desenvolvimento
1ª etapa: Atividade para casa dada dia 13-04 -  Pesquisa prévia sobre Monteiro Lobato e o contexto histórico do início do século XX
DIA 16 (2ªF.)  -2ª etapa: Leitura do conto Negrinha  e da biografia de Monteiro Lobato.
3ª etapa: atividades diversas:
DIA 17 (3ª F. 2 AULAS)- elaboração, em duplas, de uma narrativa, recontando a história da Negrinha, em primeira pessoa, sob o ponto de vista da menina, uma criança de sete anos;
- comparação entre Negrinha e os contos de Machado de Assis: O Caso da Vara  e Pai Contra Mãe. O primeiro apresenta muitas semelhanças com Negrinha: as personagens principais são mulheres viúvas, bordadeiras, que vivem rodeadas de "crias". São autoritárias e capazes de atos cruéis contra crianças. Em ambos também fazem parte do enredo personagens meninas, Lucrecia e Negrinha, respectivamente. A descrição delas é semelhante:
Damião olhou para a pequena: (Lucrecia) era uma negrinha, magricela, um frangalho de nada, com uma cicatriz na testa e uma queimadura na mão esquerda. Contava onze anos.

Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. [...] Assim cresceu Negrinha - magra, atrofiada [...] O corpo de Negrinha era tatuado de sinais, cicatrizes, vergões. 

O conto Pai Contra Mãe ambienta-se no Rio de Janeiro do século XIX, antes da abolição da escravatura. Narrado em 3ª pessoa, é um dos contos em que o autor apresenta a escravidão da maneira mais impressionante e brutal.
DIA 18 (4ª F.)- comparação entre o tratamento dado à criança no conto Negrinha e os princípios 3º e 7º da Declaração dos Direitos da Criança e o Adolescente: 7º Princípio - [...] A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação [...] 3º Princípio - Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 http://www.planalto.gov.br 
- Debate I- sobre a frase do conto NegrinhaVaria a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma - na princesinha e na mendiga.
-Debate II- o conto deve ser um ponto de partida para a discussão do bullying, dentro e fora da escola.

Avaliação
DIA 18 (4ª F.) - Propor a elaboração, em duplas, de uma síntese da discussão provocada pela leitura e análise do conto Negrinha. Pedir que cada aluno escolha um trecho do conto de que tenha gostado, que o copie caprichosamente numa tira de papel. Embaixo da cópia, escreva uma justificativa para a escolha. Depois, cada aluno lê para os colegas o trecho escolhido e os motivos da escolha. Em seguida, afixa a tira no mural. Ali estará uma síntese das impressões da classe diante do texto. Com essas atividades avaliar se os objetivos propostos para o trabalho - isto é, perceber e discutir a representação do negro no conto - foram alcançados. Fazer essa análise junto com os alunos.

2 comentários:

  1. Quanta riqueza no projeto: o estudo de Monteiro Lobato, as mídias na educação!

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  2. Parabéns pela riqueza do trabalho, proporcionando aos alunos a magia de conhecer este grande escritor que é Monteiro Lobato.

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