terça-feira, 27 de novembro de 2012

Projeto de Matemática "NOVA LEI CONTRA O CRACK"


1. INTRODUÇÃO:

 

Nos últimos anos, o consumo de drogas, principalmente o crack, vem aumentando em nossa cidade. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e outras drogas.

É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS.

Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.

Sabemos que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.

A elaboração desse Projeto tem o objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos meus colegas de profissão nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas em nossa comunidade.

Dessa forma, realizei este projeto com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de entorpecentes. Baseando-se nisso, defini o lema do projeto como: “Nova Lei do Crack”.

O Projeto foi realizado por mim, Gilmar Alves Rodrigues, e tem seus princípios espelhados em Projetos sociais e educativos bem sucedidos em nosso Estado e de outras partes do país.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 OBJETIVOS GERAIS:

 

- Promover um amplo trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e comercialização de entorpecentes em nossa cidade e região.

- Usar este tema para trabalhar os conceitos matemáticos estudados no momento.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

- Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Nova Lei do Crack”;

 

01

- Promover o interesse e participação da comunidade próxima nas ações e projetos da Escola;

- Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem;

- Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas dentro e fora da Escola;

- Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras;

- Despertar nas crianças e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, à vida espiritual, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;

- Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, área de figuras planas, reconhecer ângulo; mudança de direção ou giro, área delimitada por duas semi-retas de mesma origem, resolver situações-problemas que envolvam inequações do 1º grau, interpretar e utilizar informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos e associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.

 

 

3. JUSTIFICATIVA:

 

Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades e melhorias.

A Escola deve criar estratégias que possam envolver toda sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. A “Nova Lei do Crack” é um tema transversal e multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa questão deve se dar de forma integrada entre as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.

 

 

02

4. PARCEIROS:

 

O “Projeto Nova Lei do Crack” será executado pelo professor de Matemática, Gilmar Alves Rodrigues, por meio da Escola Municipal Dona Maria do Carmo Álvares da Silva, e contará com a parceria de todos os funcionários e alunos do turno vespertino desta instituição e autoridades policiais.

 

5. METODOLOGIA:

 

O “Projeto Nova Lei do Crack” será desenvolvido nas turmas vespertinas do 6º e 7º ano dividido em quatro etapas, tendo início no dia 12 de novembro de 2012, com ações a serem desenvolvidas durante o período escolar.

A primeira etapa a ser cumprida se refere à apresentação de vídeo com depoimentos de mãe que enfrenta este problema de perto, pessoas que usam crack e pessoas que pararam de usar o crack.

Na segunda etapa do “Projeto Nova Lei do Crack” os alunos serão divididos em grupos para que possam trabalhar a matemática e debaterem sobre o tema apresentado.

Na terceira etapa será realizada uma palestra com o Soldado Hamilton, professor do Proerd, com a temática “educação antidrogas” e “vida saudável” contando com a participação de toda a comunidade escolar

Depois da palestra, será feito uma discussão em classe e os alunos serão convidados a escrever um parágrafo de crítica do evento, analisando os pontos positivos e negativos. Uma idéia é que eles escrevam sem ter que assinar o nome e que troquem as críticas entre si. Eles poderão ler o que acharam do evento com sinceridade, sem medo de ter sua identidade revelada. Em todas as etapas do trabalho será estimulado o pensamento crítico em relação ao assunto em discussão. Muitos adolescentes só vão ser sinceros se houver estímulo e sensação de que eles serão aceitos mesmo se tiverem opiniões diferentes.

A quarta etapa será a divulgação dos resultados e a avaliação do Projeto, que ocorrerá no dia 22 de novembro de 2012.

Todas as 04 (quatro) etapas previstas estão detalhadas para que cada parceiro desse Projeto possa saber exatamente como e quando contribuir. Destaco que cada uma das quatro etapas propostas estará ocorrendo de acordo com o “Cronograma do Projeto” que se encontra ao final desse trabalho.


6. RECURSOS UTILIZADOS:

 

03

6.1 RECURSOS HUMANOS:

 

- Equipe pedagógica da Escola;

- Equipe administrativa da Escola;

- Representantes da Secretaria Municipal de Educação;

- Representantes da Polícia Militar;

- Corpo docente e discente da Escola.

 

6.2 RECURSOS DIDÁTICOS:

 

- Material didático: papéis variados, lápis de cor, lápis preto, canetas, etc.;

- Aparelho de Data Show e computador portátil;

- Equipamento de som, com caixas e microfone;

 

7. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS:

 

A avaliação do “Projeto Nova Lei do Crack” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com a apresentação do vídeo, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da Unidade Escolar, e que conforme espero chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.

Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.

Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Nova Lei do Crack”, através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. O conteúdo explorado também será analisado pelo trabalho e prova aplicada em sala.

 

8. CRONOGRAMA:

 

CRONOGRAMA DO PROJETO
ETAPAS / ATIVIDADES
ETAPAS
APRESENTAÇÃO DE VIDEO “COMO É A VIDA DE UM DEPENDENTE DE CRACK”
APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI 7.663/2010 COM ATIVIDADES EM SALA DE AULA
PALESTRA COM O SOLDADO HAMILTON
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E AVALIAÇÃO DO PROJETO
Primeira
12/11/2012
 
 
 
Segunda
 
13/11/2012,
14/11/2012
19/11/2012
 
 
Terceira
 
 
20/11/2012
 
Quarta
 
 
 
21/11/2012
22/11/2012


OS EFEITOS DO CRACK NO CORPO

 

NO MOMENTO DO USO
 
A fumaça do crack entre no sangue através dos pulmões, se espalha por todo o corpo e chega ao cérebro em 10 segundos.
 
 
No cérebro, as substâncias químicas são absolvidas na região responsável pelo prazer e ali se ligam aos neurotransmissores dopamina e adrenalina.
 
 
A adrenalina e a dopamina voltam a circular pelo corpo associadas aos químicos do crack, dando sensação de prazer e confiança ao usuário. A sensação dura apenas 05 minutos e, em um curto espaço de tempo, o usuário sente vontade de consumir de novo.
 
DEPOIS DE 03 SEMANAS
 
Com o uso repetido, a alta temperatura de combustão no cachimbo queima as vias aéreas (nariz, laringe e esôfago).
 
 
Nos pulmões, a droga destrói os alvéolos, facilitando infecções como tuberculose e pneumonia e podendo provocar hemorragia local.
 
 
No sangue, o abuso de crack eleva a pressão arterial e acelera os batimentos cardíacos, o que pode resultar em infarto e outras doenças cardíacas.
 

 


 
No aparelho digestivo, o crack atrapalha a digestão e afeta os rins e o fígado, provocando náuseas e ausência de apetite.
 
 
No cérebro, a droga destrói as áreas responsáveis por pensamento, planejamento e controle de impulsos, além de inflamar os vasos sanguíneos, um dos primeiros passos para o acidente vascular cerebral e as convulsões.
 


Quarta Etapa (21/11/2012 e 22/11/2012): Divulgação dos resultados e avaliação do projeto.

            - Debate sobre a palestra com perguntas e respostas.

            - Correção das atividades individualmente;

            - Correção das atividades em sala de aula.

 "EDUCAR É O MELHOR CAMINHO PARA PREVENIR"







 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!