segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Educação Inclusiva


A vice diretora Lívia e a professora Patrícia, participaram do V Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade em Passos do dia 24 a 28 de outubro de 2011. Foram dias de muito aprendizado, troca de experiências, oficinas, estudo de casos e também de novas amizades.

Deixamos aqui uma mensagem de reflexão que demonstra o que realmente é ser "deficiente":



DEFICIENTE - Mário Quintana

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus."

2 comentários:

  1. A inclusão é uma realidade da qual as escolas não podem mais fugir, então só nos resta abraçar mais essa etapa da educação com o mesmo amor e dedicação a que temos a nossa profissão...

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  2. Inúmeras são as barreiras que impedem que a política de inclusão se torne realidade na prática cotidiana de nossas escolas. Porém, para que a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino se efetive, possibilitando o resgate de sua cidadania e ampliando suas perpectivas existencias, não basta a promulgação de leis que determinem a criação de cursos de capacitação básica de professores, nem a obrigatoriedade de matrícula nas escolas da rede pública. estas são, sem dúvida, medidas essenciais, porém não suficientes.

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