quinta-feira, 28 de abril de 2011

Repórter por um dia – As Grandes Religiões

Conhecer a religião é mais do que cultura, é entender o homem e penetrar no mistério que leva a crer na infinitude humana. Religião vem de religare, religar. É a ponte que liga o homem a Deus; e deve ser também o ponto de união que liga o ser humano ao seu próximo. O caminho da espiritualidade é a chave que nos leva ao encontro com o sentido e o entusiasmo de viver. Aquele que aprofunda na sua religião e começa a apontar motivos para sua fé, descobre que o respeito pelo outro, que crê diferente, faz dele um autêntico ser religioso, que põe no amor ao próximo o ápice do encontro com o sagrado.

Estudar as outras formas de crer não significa converter a outro credo, mas é uma forma de estimular em nós a capacidade de dialogarmos, entendermos e respeitarmos a postura do diferente. É um jeito de ir construindo no coração humano uma nova página da história, dessa vez colorida com o abraço da paz e com a tonalidade da brandura no falar e no interagir, para que não repitamos mais os desastres das outras gerações que, em nome da fé, fomentaram guerras, traumas e preconceitos, desrespeitando inclusive direitos humanos universais.

Os alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Orione, apresentaram um jornal, que foi filmado como um jornal de verdade.
As atividades fazem parte de um projeto interdisciplinar - Repórter por um dia: As grandes religiões. O projeto está disponível em http://www.webquestbrasil.org/criador/procesa_index_busqueda.php

Professor: Edicarlos Fernandes de Melo - email: edicarmem@hotmail.com




Um comentário:

  1. Excelente projeto. Parabéns também pelo uso da webquest!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!