terça-feira, 31 de agosto de 2010

A cultura do café com leite


A professora de história Maria Marta e os alunos da escola municipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva" demonstraram, através de um café da manhã, a dimensão da variedade de produtos derivados do leite e o favoritismo pelo café mineiro, considerado a bebida mais consumida no país. Além de saborearem um delicioso café da manhã os alunos aprenderam que, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808, houve mudanças culturais no universo da pecuária e o rebanho brasileiro se tornou grande produtor de leite. A produção leiteira se acentuou no estado de Minas Gerais que se tornou o maior produtor de leite do país. O queijo passou a definir a identidade mineira.Para acompanhar o leite e o queijo nada melhor que um bom cafezinho. O café, como manifestação cultural, vem desde o século XVIII com as grandes fazendas de café e hoje está presente em 615 municípios mineiro. O leite e o café são "cartões postais" do estado de Minas Gerais.

Comunidade escolar X tabagismo


Os alunos da escola "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva" participaram ativamente da campanha contra o tabagismo, confeccionando cartazes de conscientização e incentivando fumantes a deixarem o vício.
Os cartazes foram expostos dia 28 de agosto, na praça Olímpio Francisco da Silva, durante a feira do produtor rural.
São os alunos mostrando que a saúde é primordial para o bem estar do cidadão moradense.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Educação e Arte


Na última quarta-feira (25/08/2010) os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Dona Alzira Dayrell (Povoado Traçadal), juntamente com a professora Julianete, fizeram trabalhos com argila. Professora e alunos montaram pequenas esculturas, onde se destacou o trabalho realizado pelas alunas Íris e Lara do 7º ano. Parabéns meninas, o trabalho ficou ótimo!

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Por: APAE

No período de 20 a 27 de agosto de 2010, foi comemorada na APAE de Morada Nova de Minas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o seguinte tema: “Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para ser e conviver”.

Iniciou-se com a passeata, tendo o apoio das escolas, comunidade e parceria com órgãos municipais. Seguindo a programação foi realizado o JIAM (Jogos Internos da APAE de Morada) no Ginásio Poliesportivo, onde os alunos puderam demonstrar suas habilidades esportivas. Finalizamos a semana com um passeio no “Sítio do Beto”, no qual os alunos se divertiram a valer.

Fonte: APAE Morada Nova de Minas


domingo, 29 de agosto de 2010

Portal do Professor - MEC


Professores,
O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual do MEC com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos e novidades sobre legislação educacional.

Acessem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Cacimbas x Vau das Flores

Os times de futebol feminino e masculino da Escola de Cacimbas jogaram nesta quarta-feira contra o time da Escola do Vau das Flores, tendo como vencedores os times de Cacimbas.
Parabéns alunos de Cacimbas e de Vau das Flores pela brilhante confraternização!!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Arte e cultura na escola

Os alunos do 9º ano 107 da E. M. Dona Maria do Carmo Alvares da Silva, juntamente com a professora Margareth, desenvolveram nas disciplinas de Língua Inglesa e Artes um trabalho com música, demonstrando a força do idioma inglês, influenciando a linguagem jovem e destacando a dança como forma de expressão corporal, demonstrando as tendências artísticas atuais.

Formação Continuada em Educação Infantil

Os profissionais de Educação Infantil da rede municipal de educação participam desde o mês de março do PACE (Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação Profissional) em Educação Infantil. Os encontros são semanais e serão finalizados no mes de novembro.
Parabenizamos todos os participantes dessa formação continuada!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Arte, cultura e entretenimento para TODA a comunidade moradense



Imagem de domínio público
O Projeto Cineartecultura está sendo realizado através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O objetivo é proporcionar a TODOS uma perspectiva de lazer, cultura e entretenimento saudável por meio da “arte-educação cinematográfica”. Será realizado de agosto a dezembro, inicialmente às sextas-feiras, com realização de três sessões, sendo: sessão das 9h e 14h destinada para alunos das escolas e 20h aberta a toda comunidade. Os 80 ingressos das sessões das 20h deverão ser retirados na Casa do Artesão às quintas e sextas-feiras, de 9h às 16h. A Programação das sessões, contendo sinopse e dados gerais dos filmes ficará fixada nas escolas, Casa da Cultura, Casa do artesão e Departamento de Cultura.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Brincadeiras Folclóricas

Por E. M. Arco-Íris

Neste mês de agosto, a Escola Municipal Arco-Íris, priorizou o resgate de músicas, brincadeiras e confecção de brinquedos artesanais com temas folclóricos. Desta vez, os deveres de casa foram direcionados às famílias que em parceria com as professoras auxiliaram na confecção de brinquedos e ensinaram aos filhos que em matéria de diversão a criatividade é uma aliada importante.

Convite: Lançamento do Blog Morada Educativa em Rede


Convidamos toda a comunidade escolar moradense para lançamento oficial do Blog Morada Educativa em Rede a ser realizado dia 30/08, segunda-feira, às 19h, na Escola Municipal Dona Maria do Carmo Alvares da Silva.

Equipe Proinfo e Secretaria Municipal de Educação e Cultura