ESCOLA
MUNICIPAL “DOM ORIONE”
MORADA
NOVA DE MINAS- DISTRITO DE CAMPO ALEGRE
XADREZ
COM O USO DO COMPUTADOR
FUNCIONÁRIOS
DA ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista as
dificuldades que os alunos apresentam em assimilar idéias abstratas e de ordem
lógica como também a deficiência de manter a concentração por um determinado
tempo entre outros motivos, a prática de lateralidade, coordenação motora, o
espírito competitivo em jogos de cunho intelectual, o xadrez veio a satisfazer
como ferramenta para sanar ou pelo menos amenizar algumas dessas dificuldades.
É um jogo que exige bastante empenho do jogador principalmente mental, não é
cansativo e o aluno de maneira lúdica utiliza-se de habilidades que muitas
vezes é tida como deficiente, como a lateralidade, o ato de aprender a perder
(aprender com os derrotas/desafios), entre outros itens.
PÚBLICO ALVO:
Alunos da Escola Municipal Dom Orione de 6º ano a 9º ano.
PERÍODO
Uma série de 5 aula no período de 03/09 à 06/09, não
comprometer o conteúdo pedagógico do planejamento anual.
OBJETIVOS
GERAIS
Ensinar aos alunos as regras básicas do jogo “xadrez” e
subjetivamente utilizar-se das mesmas para transpor limitações e plantar
conceitos e habilidades matemáticas: lateralidade, valores, estratégia, lógica,
etc., inteirando-o das possibilidades que o computador pode proporcionar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Despertar o interesse do aluno para os jogos
que se utilizam de alto nível intelectual como o xadrez.
·
Despertar o interesse do aluno para o uso de
jogos educativos no computador, desenvolvendo suas habilidades matemáticas,
sociais e intelectuais.
·
Apresentar o uso das lateralidades para as
posições das peças, sua locomoção
que varia com o valor hierárquico.
·
Ajudar o aluno a desenvolver a coordenação
motora fina no uso do mouse para o controle das peças do xadrez.
·
Respeito pelo oponente, que pode se o
vencedor na partida posterior.
·
Reconhecer a derrota como sendo efeito de
jogadas mal elaboradas e aprender com isso para futuras vitórias.
·
Utilizar-se da lógica abstrata envolvida nas
jogadas de estratégia para criar conceitos dedutivos e associações matemáticas,
como causa e efeito, entre outros.
ESTRATÉGIA
·
Introdução do jogo, reconhecimento de peças e
funções que elas desempenham.
·
O jogo em si, em movimento com utilização das
regras básicas de estratégia no concreto e logo após no software.
·
Envolver alunos e professor, Inter
disciplinando o projeto.
RECURSOS HUMANOS
·
- Alunos de 6º a 9º ano e o professores de
diversas áreas (voluntariado) e direção.
RECURSOS DIDÁTICOS
·
- Jogos de xadrez que a escola dispõe.
·
Computadores do Proinfo.
CULMINÂNCIA
Realizar um campeonato para saldar os melhores e mais introspectivos
dos jogadores de cada turma num jogo de xadrez on-line. (não pode ser concluído
ainda pelo fato da escola ainda não dispor de acesso a internet).
Parabéns professor Ronaldo e diretora Luzitânia pelo empenho em participar do curso PROINFO. Vocês vestem a camisa da escola. Continuem assim...
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