Escola
Municipal “Professor Antônio Ribeiro”
Tel:
(38)3755-3087 e-mail:
professorantonioribeiroe@yahoo.com.br
Praça
João Francisco da Silva, 300
Vau
das Flores – Morada Nova de Minas - MG
CEP:
35628-000
Alunos Atendidos: Educação Infantil, 1º ao 9º
Ano/Ensino Fundamental
Responsáveis: Aloênia Jacinta dos Rêis
Angélica Aparecida Rodrigues
Carla Gonçalves de Oliveira
Leidiane Aparecida de Noronha
Maria
Aparecida dos Santos
Duração: Três semanas.
JUSTIFICATIVA:
Uma das funções da escola é contribuir para a
formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela
ensina e pratica em seu dia-a-dia valores, costumes, conhecimentos que
levaram o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse
pressuposto, desenvolvemos na escola e comunidade, projetos que visam alcançar
esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno,
bem como, levar esses conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento
cultural e intelectual.
Dessa forma, consiste a importância do
referente projeto. Não só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta
do calendário escolar municipal, mas antes, informar, formar, levar
conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno e sua comunidade
cresça em conhecimentos e valores.
OBJETIVO
GERAL:
- Valorizar,
junto aos alunos e comunidade, o Brasil como um país diversificado desde sua
formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história de
“Independência” sobre os olhares críticos e construtores de novos
conhecimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Formar nos alunos o conceito Pátria;
- Despertar o sentimento de patriotismo;
- Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
- Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”;
- Comemorar as datas cívicas do nosso país;
- Conhecer e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
- Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
- Despertar o sentimento de patriotismo;
- Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
- Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”;
- Comemorar as datas cívicas do nosso país;
- Conhecer e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
- Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
- Identificar os gêneros textuais
usados no dia-a-dia e analisar suas características centrais;
- Produzir textos coesos e
coerentes utilizando os sinais de pontuação adequadamente;
- Ler, interpretar e resolver
situações-problemas envolvendo as operações fundamentais e números racionais;
- Adquirir conhecimentos relacionados ao processo
de Independência do Brasil,
- Interagir com materiais,
instrumentos e procedimentos variados em artes, experimentando-os e
conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
CONTEÚDOS:
Língua
Portuguesa:
- Gêneros textuais,
- Produção de texto,
- Leitura,
- Interpretação de textos,
- Ortografia,
Geografia/
História:
- Independência do Brasil,
- Símbolos nacionais,
Artes:
- Músicas,
- Desenhos,
- Pinturas,
METODOLOGIAS:
* Conversas e discussões sobre:
- o que é Pátria;
- o que aconteceu no dia 7 de setembro;
- a figura de D.Pedro I;
- os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
- o grito da Independência;
- a vida no Brasil antes e depois da Independência;
- o que é Pátria;
- o que aconteceu no dia 7 de setembro;
- a figura de D.Pedro I;
- os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
- o grito da Independência;
- a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários e poéticos;
* Produção de textos;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional e da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
* Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Seleção de canções patrióticas e populares:
- Eu te amo meu Brasil;
* Confecção de: bandeirinhas com as cores nacionais, bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas, viseiras para o desfile,etc.
CULMINÂNCIA:
Apresentação
e exposição dos trabalhos à escola:
* Músicas.
* Jogral.
*Coro falado.
* Dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil.
* Cartazes.
* Poesias.
* Músicas.
* Jogral.
*Coro falado.
* Dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil.
* Cartazes.
* Poesias.
RECURSOS: Dicionário, biblioteca, laboratório de informática,TV, vídeo, aparelho de som, internet, cartolina, quadro e giz, lápis de cor, giz de cera, tintas, régua, retroprojetor, data show, pen drive, DVD, CD, jogos educativos, livros, jornais e revistas, livros, cola, papéis variados, pincel, câmera fotográfica, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
será feita de maneira contínua e diagnóstica no decorrer do projeto visando a
construção de novos saberes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário!