TEMA: Planejando Atividades com Projetos
PÚBLICO-ALVO: Alunos
do Segundo Período da Educação Infantil
EIXOS TEMÁTICOS ENVOLVIDOS: Música,
Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Movimento.
DURAÇÃO: Uma semana
EDUCADORAS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:
Eloísa Elena Souza Alves, Jaqueline
Soares de Oliveira Rocha, Neila Campos Gontijo, Rosângela Almeida Santos
Ferreira, Sandra Magalhães Pulit do Carmo, Shirley Alves Barbosa Amaral.
JUSTIFICATIVA:
No contexto atual o avanço tecnológico é rápido e crescente e as
crianças estão cada dia mais
incorporadas a este meio demonstrando maior interesse pelos recursos que os
equipamentos existentes possuem.
Muitas crianças já sabem manipular com certa facilidade vários recursos
tecnológicos dentre eles alguns disponíveis na instituição.
Diante da curiosidade, necessidade e como disse, interesse das crianças,
sabemos que atualmente as educadoras do CEMEI “Tia Otília” já podem fazer um
trabalho diferenciado voltado para o mundo tecnológico, onde os alunos tem o
retorno de suas atividades utilizando caixa amplificada, microfone, televisão,
DVD, aparelho de som, máquina fotográfica digital, computadores.
OBJETIVO GERAL:
·Despertar
o interesse das crianças reconhecendo os diversos recursos tecnológicos e
alguns meios de comunicação existentes na instituição aprimorando seus
conhecimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·Utilizar
alguns recursos tecnológicos levando em consideração os conhecimentos prévios
que as crianças possuem.
·Relacionar
os recursos tecnológicos à utilidade em nosso cotidiano em relação aos aspectos
sociais, emocionais, cognitivos e saúde.
DESENVOLVIMENTO:
·Fazer
um levantamento prévio com as crianças sobre o conhecimento que possuem em
relação aos recursos tecnológicos que a instituição possui e descobrir sobre
quais destes o interesse é maior.
·Em
atividades no pátio utilizar a caixa amplificada e o microfone, explicar de
forma simplificada sobre o funcionamento destes recursos e em seguida promover
um show de calouros.
·Com
a máquina fotográfica e celular pedir a algumas crianças que sabem utilizar
estes recurso para fazerem o registro das atividades, fotografando os demais
colegas que estão participando das atividades.
·Em
sala de aula, por meio de uma conversa informal, verificar os atuais conhecimentos das crianças após
utilização dos recursos, caixa amplificada e microfone, perguntar se gostaram
de participar deste momento e apresentar para as crianças as fotos em cartaz.
·Convidar
a turma para assistir a apresentação das demais fotos em aparelho de TV e DVD ensinando as maneiras
pelas quais estas imagens podem ser assistidas, mostrando que podemos
armazená-las em um pendrive, para uso das novas TV's e em CD's e DVD's para
utilização em aparelhos de DVD.
·Levar
os alunos à sala recurso apresentando-os o computador, averiguando o que já
conhecem sobre o manuseio, nomenclaturas, recursos, utilidade, dentre outros e
desenvolver uma aula básica sobre o computador: nomenclatura (mouse, CPU,
monitor, impressora); saber ligar, desligar; onde digitar e como conectar na
internet explicando que sua utilidade é ampla, porque geralmente a criança
utiliza somente para jogar.
·Dançar
ao ritmo de cada música modificando o estilo e a intensidade das mais agitadas
até o relaxamento diminuindo o volume gradativamente e consequentemente o ritmo
e movimentos, fazendo depois uma rodinha
para expressarem seus sentimentos.
·Falar
sobre o aparelho de som, sua funcionalidade e sobre a intensidade do som relacionando
à saúde mental e auditiva.
RECURSOS UTILIZADOS:
-Caixa
Amplificada
-Microfone
-Máquina
Digital
-Computador
-Impressora
-Internet
-Aparelhos
de TV
-Aparelhos
de DVD
-Pendrive,
DVD's e CD's com fotos gravadas
-Som
portátil
CULMINÂNCIA:
Debate com os alunos sobre os recursos
tecnológicos disponíveis em nossa instituição, de como funcionam, fazer um
paralelo do antes e depois da execução do projeto (o que sabiam, o que
aprenderam) e como podemos conservá-los já que é um bem coletivo.
Postagem no BLOG: http://moradaeducativaemrede.blogspot.com.br/
CEMEI “TIA OTÍLIA”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário!