A PROFESSORA CARLA REZENDE E A SUPERVISORA MADALENA INICIARAM O CONTEÚDO BARRINHAS DE CUISENAIRE COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO.
O PRIMEIRO CONTATO COM AS BARRINHAS FOI A EXPLORAÇÃO DO MATERIAL, QUE PARECE UMA BRINCADEIRA. NESSA FASE AS CRIANÇAS FAZEM APENAS O RECONHECIMENTO FÍSICO DAS PEÇAS.
APRESENTAMOS PARA ELES O MATERIAL E FALAMOS SOBRE O CRIADOR E POR QUE FOI CRIADO O MATERIAL.
EM SEGUIDA, AS CRIANÇAS MANIPULARAM LIVREMENTE AS BARRINHAS. EXECUTARAM CONSTRUÇÕES DE VÁRIAS FORMAS. FIZERAM TRENZINHOS, LETRAS, CASINHAS, ÀRVORES, FLORES, CARRINHOS... E DISCRIMINARAM TAMANHO E CORES. RECONHECERAM AS CORES, QUE É ESSENCIAL PARA A COMPREENSÃO DO CUISENAIRE. A ALUNA GEOVANNA LARISSA DESCOBRIU QUE PODERIA COLOCÁ-LAS EM ORDEM COMEÇANDO DA PEÇA MENOR PARA A MAIOR. TODA A TURMA QUIS FAZER TAMBÉM.
ELES ADORARAM MANUSEAR O MATERIAL E CHEGARAM A CONCLUSÕES FASCINANTES.
Que belo trabalho, proporcionar aos alunos novos conhecimentos e descobertas.
ResponderExcluirÉ muito bom contarmos com professores e supervisores atuantes, pois estão sempre promovendo a interação e o crescimento intelectual de nossas crianças.