A professora de Língua Portuguesa, Arilza Ribeiro, trabalhou o dia do livro através de um projeto sobre um conto de Monteiro Lobato. Além de trabalharem com a análise do conto, os alunos puderam ver temas como abolicionismo, preconceito, bullying e direitos das crianças.
DATA:
16, 17 E 18 DE ABRIL DE 2012
(2º,3º
E 4º FEIRA)
8º
ANO 105
PROJETO
ANALISANDO CONTO NEGRINHA: MONTEIRO LOBATO
Introdução
Em 1920, Monteiro Lobato (1882-1948) publicava o conto Negrinha no livro do mesmo nome. Embora distante três décadas da proclamação da República e da extinção da escravidão, o Brasil ainda vivia efeitos da transição da Monarquia para a República e do trabalho escravo para o trabalho livre.
Em 1920, Monteiro Lobato (1882-1948) publicava o conto Negrinha no livro do mesmo nome. Embora distante três décadas da proclamação da República e da extinção da escravidão, o Brasil ainda vivia efeitos da transição da Monarquia para a República e do trabalho escravo para o trabalho livre.
O país, que
até então tinha sua estrutura social baseada no meio rural e a estrutura
econômica dependente da mão de obra escrava, passava por inúmeras transformações.
A indústria começava a se desenvolver e o processo de urbanização avançava. O
Brasil modernizava-se, mas o preconceito racial contra aqueles que tinham
a pele negra ou parda, antigos escravos e seus
descendentes, permanecia o mesmo.
Sensível
observador, Lobato denunciou, em momentos de suas obras, a desigualdade entre
brancos e negros, herança do escravismo. O conto Negrinha é um desses momentos.
Com personagens que representam a população brasileira das décadas iniciais do
século XX, Lobato expõe a mentalidade escravocrata que ainda persiste tempos
depois da abolição.
Objetivos
- Saber quem foi Monteiro Lobato: época, obra e importância para a literatura brasileira.
- Ler e compreender o conto Negrinha, de Monteiro Lobato.
- Perceber e discutir a representação do negro no conto.
- Desenvolver comportamentos leitores.
- Saber quem foi Monteiro Lobato: época, obra e importância para a literatura brasileira.
- Ler e compreender o conto Negrinha, de Monteiro Lobato.
- Perceber e discutir a representação do negro no conto.
- Desenvolver comportamentos leitores.
Conteúdos
- Biografia de Monteiro Lobato
- Leitura análise de Negrinha, de Monteiro Lobato
- Biografia de Monteiro Lobato
- Leitura análise de Negrinha, de Monteiro Lobato
-Produção de
conto
Anos
8º ano
8º ano
Tempo estimado
03 DIAS
03 DIAS
Material necessário
Cópias do conto Negrinha, de Monteiro Lobato, Ed. Globo.
Cópias do conto Negrinha, de Monteiro Lobato, Ed. Globo.
Desenvolvimento
1ª etapa: Atividade
para casa dada dia 13-04 - Pesquisa
prévia sobre Monteiro Lobato e o contexto histórico do início do século XX
DIA 16 (2ªF.) -2ª
etapa: Leitura do conto Negrinha e da
biografia de Monteiro Lobato.
3ª etapa:
atividades diversas:
DIA 17 (3ª F. 2 AULAS)- elaboração, em duplas, de uma narrativa, recontando a história da
Negrinha, em primeira pessoa, sob o ponto de vista da menina, uma criança de
sete anos;
- comparação entre Negrinha e os contos de Machado de Assis: O Caso da Vara e Pai Contra Mãe. O primeiro apresenta muitas semelhanças com Negrinha: as personagens principais são mulheres viúvas, bordadeiras, que vivem rodeadas de "crias". São autoritárias e capazes de atos cruéis contra crianças. Em ambos também fazem parte do enredo personagens meninas, Lucrecia e Negrinha, respectivamente. A descrição delas é semelhante:
- comparação entre Negrinha e os contos de Machado de Assis: O Caso da Vara e Pai Contra Mãe. O primeiro apresenta muitas semelhanças com Negrinha: as personagens principais são mulheres viúvas, bordadeiras, que vivem rodeadas de "crias". São autoritárias e capazes de atos cruéis contra crianças. Em ambos também fazem parte do enredo personagens meninas, Lucrecia e Negrinha, respectivamente. A descrição delas é semelhante:
Damião olhou
para a pequena: (Lucrecia) era uma negrinha, magricela, um frangalho de nada,
com uma cicatriz na testa e uma queimadura na mão esquerda. Contava onze anos.
Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. [...] Assim cresceu Negrinha - magra, atrofiada [...] O corpo de Negrinha era tatuado de sinais, cicatrizes, vergões.
O conto Pai Contra Mãe ambienta-se no Rio de Janeiro do século XIX, antes da abolição da escravatura. Narrado em 3ª pessoa, é um dos contos em que o autor apresenta a escravidão da maneira mais impressionante e brutal.
Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. [...] Assim cresceu Negrinha - magra, atrofiada [...] O corpo de Negrinha era tatuado de sinais, cicatrizes, vergões.
O conto Pai Contra Mãe ambienta-se no Rio de Janeiro do século XIX, antes da abolição da escravatura. Narrado em 3ª pessoa, é um dos contos em que o autor apresenta a escravidão da maneira mais impressionante e brutal.
DIA 18 (4ª
F.)- comparação entre o tratamento dado à criança no
conto Negrinha e os princípios 3º e 7º da Declaração dos
Direitos da Criança e o Adolescente: 7º Princípio - [...] A criança terá ampla
oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua
educação [...] 3º Princípio - Toda criança tem direito a um nome e a uma
nacionalidade. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8069, de 13 de
julho de 1990 http://www.planalto.gov.br
- Debate I- sobre a frase do conto Negrinha: Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma - na princesinha e na mendiga.
-Debate II- o conto deve ser um ponto de partida para a discussão do bullying, dentro e fora da escola.
Avaliação
- Debate I- sobre a frase do conto Negrinha: Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma - na princesinha e na mendiga.
-Debate II- o conto deve ser um ponto de partida para a discussão do bullying, dentro e fora da escola.
Avaliação
DIA 18 (4ª
F.) - Propor a elaboração, em duplas, de uma síntese
da discussão provocada pela leitura e análise do conto Negrinha.
Pedir que cada aluno escolha um trecho do conto de que tenha gostado, que o
copie caprichosamente numa tira de papel. Embaixo da cópia, escreva uma
justificativa para a escolha. Depois, cada aluno lê para os colegas o trecho
escolhido e os motivos da escolha. Em seguida, afixa a tira no mural. Ali
estará uma síntese das impressões da classe diante do texto. Com essas
atividades avaliar se os objetivos propostos para o trabalho - isto é, perceber
e discutir a representação do negro no conto - foram alcançados. Fazer essa
análise junto com os alunos.
Quanta riqueza no projeto: o estudo de Monteiro Lobato, as mídias na educação!
ResponderExcluirParabéns pela riqueza do trabalho, proporcionando aos alunos a magia de conhecer este grande escritor que é Monteiro Lobato.
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