quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

II Fórum Local de Autogestão, Autodefesa e Família


No dia 30 de novembro do corrente ano, a APAE de Morada Nova de Minas promoveu o segundo fórum local, com o tema “Tecnologias Assistivas Promovendo o Desenvolvimento Humano da Pessoa com Deficiência Intelectual”.
                A proposta desse fórum é oferecer ao público presente a visão do potencial existente nas pessoas com deficiência intelectual e múltipla, criar a possibilidade de a APAE, junto com as famílias das pessoas com deficiência e membros do segmento público e social, buscar formas de verdadeiramente incluí-las na sociedade, visualizando sempre os resultados positivos dessa inclusão em suas vidas. Além disso, trazer a constatação de que cada vez mais, as pessoas com deficiência intelectual têm que ser protagonistas na defesa de seus direitos.
                Nosso objetivo é, portanto, buscar rumos certeiros para o aprimoramento da defesa de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, construir um espaço para a família da pessoa com deficiência dentro do Movimento Apaeano e criar novas formas de acompanhamento e amparo à sua faze de envelhecimento.
                No mais, é importante reconhecer a importância dos apoios a serem oferecidos às pessoas com deficiência intelectual, valorizando os recursos, desde os mais simples aos mais sofisticados, incrementando e dando qualidade aos atendimentos oferecidos a essas pessoas.
                As Tecnologias Assistivas visam melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Essa tecnologia ainda é um termo novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.

                O II Fórum Local contou com a seguinte programação:
·         Credenciamento e café;
·         Abertura;
·         Palestra com a Terapeuta Ocupacional Rosália Ribeiro Silva;
·         Divisão dos grupos de alunos, familiares e funcionários para debate;
·         Almoço;
·         Plenária;
·         Encerramento.
               Foram escolhidos quatro representantes de pais, um casal de autodefensores, um funcionário e um gestor para participarem do Fórum Regional que acontecerá no ano de 2013.
              Fonte: APAE de Morada Nova de Minas.








Por APAE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!