domingo, 14 de outubro de 2012

Desevolvendo projetos




A diretora da E.M."Duque de Caxias" Leila Cristina está participando do curso de informática "Proinfo" e uma de suas atividades era desenvolver um projeto em sala de aula. Esse projeto fez com que ela  juntamente com os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental pudessem aprimorar os seus conhecimentos sobre o império Inca.


PROJETO:
A NOVA ONDA DO IMPERADOR, UM OLHAR SOBRE O IMPÉRIO INCA.

JUSTIFICATIVA

Durante o terceiro bimestre os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de conhecer as civilizações pré-colombianas. A civilização que mais chamou a atenção dos alunos foi a dos INCAS. A partir desse interesse foi desenvolvido um projeto para aprofundar na história desse povo.
A civilização Inca foi o resultado de uma sucessão de culturas andinas pré-colombianas um Estado-nação, o Império Inca ( Tawantinsuyu em quíchua: As Quatro Partes do Mundo) que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.
O império incluia regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua.
A partir do projeto os alunos puderam compreender como se constrói a história de um povo e quais benefícios foram deixados por ele para a construção da história do continente e do mundo.

OBJETIVO

Conhecer e aprofundar na história dos INCAS, inferindo noções de governo, infraestrutura e cultura dos povos andinos.

CONTEÚDO

Civilizações pré-colombianas

ANO

6º ano

RESPONSÁVEL

Leila Cristina Moura da Silva

MATERIAL

  • livro para pesquisa
  • televisão e DVD
  • Filme: A NOVA ONDA DO IMPERADOR
  • Papel rascunho, cartolina, pincel atômico.
  • Máquina fotográfica digital
  • Computador para digitação do material final.


DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa: Explicação sobre as civilizações pré-colombianas, pelo professor.
2ª Etapa: Pesquisa feita pelos alunos para aprofundamento do tema.
3ª Etapa: Digitação da pesquisa feita pelos alunos e apresentação em sala.
4ª Etapa: Desenho do Mapa onde se localizava o império INCA e a localização da cidade de Cusco.
5ª Etapa: Assistir o filme:  A NOVA ONDA DO IMPERADOR. Após o filme fazer debate sobre o que assistiram e comparar com a pesquisa, verificando semelhanças e diferenças entre as duas atividades.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante todo o projeto através de observações de interesse, participação e empenho nas atividades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!