terça-feira, 19 de outubro de 2010

Excursão a Ouro Preto: arte,conhecimento,história e diversão


As professoras Margareth Nascimento, Arilza Ribeiro, Adriani J. da Silva, pais e professores da Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva”, fizeram, no dia 08 de outubro, uma excursão a Ouro Preto, cidade de grande riqueza cultural, onde puderam apreciar, por um dia, as belezas dessa cidade histórica.

Mostraremos, detalhadamente, em diversas postagens um pouco do que foi apreciado durante a excursão para que possamos despertar nos visitantes do blog que ainda não conhecem esse maravilhoso berço cultural o desejo de conhecê-lo e naqueles que já conhecem a vontade de retornar.

Ouro Preto - Breve histórico

Ouro Preto é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade. Importante cidade do Circuito Turístico do Ouro é considerada uma das mais belas cidades históricas. Em cada esquina, em cada beco, em cada canto os visitantes se deparam com construções coloniais e igrejas centenárias. Este conjunto arquitetônico barroco é considerado um dos maiores do mundo. Um museu a céu aberto onde a cidade expõe sua arquitetura, sua cultura, sua história e a sua natureza. Palco de grandes eventos religiosos, folclóricos e populares. Ouro Preto se faz uma cidade contemporânea. Lojas de artesanato e joalherias são paradas obrigatórias para quem deseja guardar para sempre lembranças dessa cidade , seja o artesanato em pedra-sabão de Santa Rita , seja uma jóia com o Topázio Imperial de Rodrigo Silva ou a prata de Santo Antônio do Leite.

Ouro Preto é uma pérola mineira permeada por um charme cosmopolita que permite uma interface com os ares interioranos dessa Minas que é Gerais.

Isso é Outro Preto, o seu destino.


Primeira visita – Horto dos Contos

O Parque Horto dos Contos é a maior intervenção urbana do Programa Monumenta/Iphan, em pleno centro de Ouro Preto. No local existiu o Horto Botânico de Vila Rica, criado por ordem régia no século XVIII, o segundo jardim botânico do Brasil - o primeiro foi o de Belém do Pará.
Recuperado em parceria com o Programa Monumenta do Ministério da Cultura, o espaço de lazer de 360 mil metros quadrados está situado em pleno centro histórico, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária. O parque abrange o antigo Horto Botânico, na encosta do Vale, com vista para o casario histórico.






(Fonte: Guia de Ouro Preto; Folheto: Prefeitura de Ouro Preto)

2 comentários:

Agradecemos pelo comentário!