A educação é o alicerce de
qualquer sociedade, o que é fato comprovado. Porém, a escola pública, de um
modo geral, vem passando por muitas transformações, assim como toda a
sociedade.
Na maioria das vezes, os
educadores ainda não estão preparados para lidar com tanta novidade e não sabem
como ou o que fazer para tornar suas aulas atraentes, ou mesmo estimular seus
alunos, fazendo com que a escola volte a ser um local de aprendizagem e também
de prazer. Alguns educadores ainda ministram aulas maçantes, não se utilizam de
nenhum suporte pedagógico diferenciado e acabam sacrificando seus alunos que
não suportam tanta monotonia e perdem o interesse pelos estudos. Alessandro
Marco Rossini, em Novas Tecnologias da Informação e a Educação, mostra como as
novas ferramentas tecnológicas podem ser parceiras dos professores em suas
práticas didáticas, pois existe professor compromissado, que não raramente se
sente perdido, sem rumo, quando depara com uma turma desinteressada e
desmotivada. Esses, geralmente buscam novidades,
novos maneiras de tornar as aulas mais atraentes para fazer com que seus alunos
voltem a se sentir motivados. Encontram
novos recursos pedagógicos e o resultado são aulas interessantes e alunos com
excelente rendimento. Infelizmente, isto ainda acontece com uma pequena minoria.
E, para estes professores que estão acompanhando as mudanças do mundo
globalizado, é facilmente perceptível que a solução para que a escola volte a
ser um local onde se tenha prazer ao aprender é que o professor consiga unir as
novas tecnologias a conteúdos escolares. Isto exige muito do profissional, pois
ele precisa, acima de tudo, saber o que e como fazer.
Um dos suportes que existem
para nos ajudar e que não é tão difícil de ser utilizado são os jogos em
computadores como recurso pedagógico ou mesmo atividades que desenvolvam o
raciocínio das crianças oferecidas em aparelhos tecnológicos. Hoje, até as
escolas rurais de nosso município possuem laboratórios de informática, porém,
muitas vezes estes laboratórios estão fechados, apenas fazem parte dos recursos
da escola e não são utilizados simplesmente pelo fato de os educadores não saberem como, nem para que usá-los.
O campo da informática voltada
para a educação ainda é incipiente, o que precisa ser mudado. Precisamos buscar
atividades que realmente nos ajudem a repassar conteúdos e que façam com que os
alunos gostem do que estão fazendo, pois só assim teremos uma melhora na
educação em nosso país.
É de primordial importância a
utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os
conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente
lúdicas. O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais
real. Por meio das descobertas e da criatividade, o aluno pode se expressar,
analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a
educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na
qualificação ou formação crítica do educando, quer para redefinir valores e
para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade. (Fonte www.fortium.com.br/faculdadefortium.com.br/marco.../5937.pdf
)
Para que a educação lúdica e informatizada caminhe efetivamente
na educação é preciso refletir sobre a sua importância no processo de ensinar e
aprender.
Atualmente, autores como Tizuko
M. Kishimoto, em Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação mostra o quanto atividades pedagógicas
através de jogos são importantes para o melhor desenvolvimento do aluno. Cursos nesta área estão surgindo a cada momento,
inclusive na PUC de Belo Horizonte, está sendo ministrado um curso de
especialização com o tema jogos e atividades lúdicas para desenvolver o
raciocínio.
É preciso apenas que corpo
docente e discente da escola comece a ver o assunto com outros olhos, para
assim perceberem a grandiosidade e a importância do tema.
Ana Maria - NUPE
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