terça-feira, 12 de junho de 2012

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


A educação é o alicerce de qualquer sociedade, o que é fato comprovado. Porém, a escola pública, de um modo geral, vem passando por muitas transformações, assim como toda a sociedade.
Na maioria das vezes, os educadores ainda não estão preparados para lidar com tanta novidade e não sabem como ou o que fazer para tornar suas aulas atraentes, ou mesmo estimular seus alunos, fazendo com que a escola volte a ser um local de aprendizagem e também de prazer. Alguns educadores ainda ministram aulas maçantes, não se utilizam de nenhum suporte pedagógico diferenciado e acabam sacrificando seus alunos que não suportam tanta monotonia e perdem o interesse pelos estudos. Alessandro Marco Rossini, em Novas Tecnologias da Informação e a Educação, mostra como as novas ferramentas tecnológicas podem ser parceiras dos professores em suas práticas didáticas, pois existe professor compromissado, que não raramente se sente perdido, sem rumo, quando depara com uma turma desinteressada e desmotivada. Esses, geralmente buscam novidades, novos maneiras de tornar as aulas mais atraentes para fazer com que seus alunos voltem a se sentir motivados. Encontram novos recursos pedagógicos e o resultado são aulas interessantes e alunos com excelente rendimento. Infelizmente, isto ainda acontece com uma pequena minoria. E, para estes professores que estão acompanhando as mudanças do mundo globalizado, é facilmente perceptível que a solução para que a escola volte a ser um local onde se tenha prazer ao aprender é que o professor consiga unir as novas tecnologias a conteúdos escolares. Isto exige muito do profissional, pois ele precisa, acima de tudo, saber o que e como fazer.
Um dos suportes que existem para nos ajudar e que não é tão difícil de ser utilizado são os jogos em computadores como recurso pedagógico ou mesmo atividades que desenvolvam o raciocínio das crianças oferecidas em aparelhos tecnológicos. Hoje, até as escolas rurais de nosso município possuem laboratórios de informática, porém, muitas vezes estes laboratórios estão fechados, apenas fazem parte dos recursos da escola e não são utilizados simplesmente pelo fato de os educadores não  saberem como, nem para que usá-los.
O campo da informática voltada para a educação ainda é incipiente, o que precisa ser mudado. Precisamos buscar atividades que realmente nos ajudem a repassar conteúdos e que façam com que os alunos gostem do que estão fazendo, pois só assim teremos uma melhora na educação em nosso país.
É de primordial importância a utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente lúdicas. O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, o aluno pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na qualificação ou formação crítica do educando, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade. (Fonte www.fortium.com.br/faculdadefortium.com.br/marco.../5937.pdf )
Para que a educação lúdica e informatizada caminhe efetivamente na educação é preciso refletir sobre a sua importância no processo de ensinar e aprender.
Atualmente, autores como Tizuko M. Kishimoto, em Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação  mostra o quanto atividades pedagógicas através de jogos são importantes para o melhor desenvolvimento do aluno. Cursos nesta área estão surgindo a cada momento, inclusive na PUC de Belo Horizonte, está sendo ministrado um curso de especialização com o tema jogos e atividades lúdicas para desenvolver o raciocínio.  
É preciso apenas que corpo docente e discente da escola comece a ver o assunto com outros olhos, para assim perceberem a grandiosidade e a importância do tema.

                                                          Ana Maria - NUPE

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