Projeto
Centopeia
1.
Caracterização Geral
Instituição:
Escola Municipal
“Duque de Caxias”.
Tema: A arte da Leitura.
Público
Alvo: Alunos do
6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
Responsável: Juliana Fernandes e demais
professores envolvidos.
Período
de duração:
Fevereiro à Dezembro.
2.
Introdução
Todas as tarefas de nossa vida cotidiana envolvem a leitura. Quando
falamos sobre o ato de ler, queremos dizer que é um processo dinâmico e ativo,
fazendo com que o leitor leve para o texto a sua experiência e visão de mundo
através da leitura, relatos orais e escritos.
Sabemos que a leitura é um ato social, entre dois sujeitos – leitor e
autor – que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades
socialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais
importante do ato de ler, é explicitada toda vez que a base textual sobre a
qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual é
entendida como a materialização de significados e intenções de um dos
interagentes à distância via texto escrito.
3.
Justificativa
Produzir bons leitores é um desafio de todo professor e da escola. É uma
tarefa que começa cedo e deve continuar por toda a vida. O objetivo da leitura
é a compreensão do mundo que cerca o aluno no seu cotidiano. A leitura é um
diálogo, uma troca, uma interação entre o leitor e o autor. Um bom leitor não
se faz por acaso, é preciso estimular a leitura na criança antes mesmo que ela
aprenda a ler. É preciso que a criança entre em contato com os livros desde
cedo, e, no início da alfabetização com variados tipos de texto, para
compreender a leitura e seus significados.
4.
Objetivos
4.1
Objetivos Gerais
*
Estimular os
alunos à leitura e mostrá-los como se a dá aprendizagem e o desenvolvimento do
hábito de ler.
*
Desenvolver no
aluno o gosto pela literatura.
4.2
Objetivos Específicos
*
Incentivar o
desejo, o prazer e o interesse dos alunos pela leitura.
*
Participar
ativamente de leituras em grupo.
*
Fazer
declamações de poesias em público.
*
Participar de
auditórios.
*
Encenar peças
teatrais relacionadas aos livros lidos.
*
Fazer o
recontos.
*
Confeccionar uma
centopeia para ser a mascote do projeto.
5.
Metodologia
* Confeccionar uma centopeia.
* Expor os trabalhos dos alunos.
* Relatar o que aprenderam com o
projeto.
* Competição da melhor declamação
de poesia.
6.
Recursos
6.1
Humanos
Educadores e educando da escola.
6.2
Materiais
Câmera fotográfica, lápis de cor,
cartolina, EVA, computador, internet, etc.
7.
Desenvolvimento
Toda a semana os alunos devem escolher o livro que queiram ler. Através
dessa leitura, o aluno além de ler, irá melhorar sua entonação, ampliará seu
vocabulário e seu repertório linguístico.
Após o término do livro, o aluno faz um relato sobre o livro lido. Ao
relatar ao seu professor, o aluno recebe um círculo para acrescentar ao corpo
da centopeia. A cada livro lido o aluno ganha mais uma parte para compor sua centopeia
e no final do projeto o aluno que tiver o corpo da centopeia maior será
premiado.
8.
Avaliação
Os alunos serão avaliados no
decorrer das atividades:
* Produção de texto;
* Encenação de peças teatrais;
* Linguagem oral;
* Linguagem escrita;
* Declamação de poesias, etc.
9.
Anexos
As atividades trabalhadas, os
relatos dos textos, fotos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário!