1.
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, o consumo de drogas,
principalmente o crack, vem aumentando em nossa cidade. O mesmo tem acontecido
com o uso de maconha, cocaína e outras drogas.
É muito importante observar que o uso
de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente
violência, acidentes e AIDS.
Todos concordam que a Escola tem um
papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem
aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades
de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Sabemos que muitos professores estão
preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para
organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para
tratar dessa questão tão preocupante.
A elaboração desse Projeto tem o
objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar
significativamente aos meus colegas de profissão nos seus esforços que possam
reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de
violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas em nossa
comunidade.
Dessa forma, realizei este projeto com
intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de entorpecentes.
Baseando-se nisso, defini o lema do projeto como: “Nova Lei do Crack”.
O Projeto foi realizado por mim, Gilmar
Alves Rodrigues, e tem seus princípios espelhados em Projetos sociais e
educativos bem sucedidos em
nosso Estado e de outras partes do país.
2.
OBJETIVOS:
2.1
OBJETIVOS GERAIS:
- Promover um amplo trabalho de
educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e
comercialização de entorpecentes em nossa cidade e região.
- Usar este tema para trabalhar os
conceitos matemáticos estudados no momento.
2.2
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Enriquecer o currículo escolar com
atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Nova Lei do
Crack”;
01
- Promover o interesse e participação
da comunidade próxima nas ações e projetos da Escola;
- Incentivar aos alunos a adoção de
posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na
Escola, e por onde eles forem;
- Melhorar a qualidade do ensino,
reduzindo os problemas dentro e fora da Escola;
- Oferecer atividades voltadas para o
desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado
e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia,
respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras;
- Despertar nas crianças e adolescentes
o reconhecimento de valores positivos associados à família, à vida espiritual,
aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao
respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais
normas;
- Reconhecer a conservação ou
modificação de medidas dos lados, do perímetro, área de figuras planas,
reconhecer ângulo; mudança de direção ou giro, área delimitada por duas
semi-retas de mesma origem, resolver situações-problemas que envolvam
inequações do 1º grau, interpretar e utilizar informações apresentadas em
tabelas e/ou gráficos e associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas
simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.
3.
JUSTIFICATIVA:
Não se pode mais pensar a Educação com
a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o
vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se
comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que
certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão
de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de
possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na
criação de oportunidades e melhorias.
A Escola deve criar estratégias que
possam envolver toda sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas
relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. A “Nova Lei do Crack” é
um tema transversal e multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa
questão deve se dar de forma integrada entre as disciplinas, os projetos
educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.
02
4.
PARCEIROS:
O “Projeto Nova Lei do Crack” será
executado pelo professor de Matemática, Gilmar Alves Rodrigues, por meio da Escola
Municipal Dona Maria do Carmo Álvares da Silva, e contará com a parceria de todos
os funcionários e alunos do turno vespertino desta instituição e autoridades
policiais.
5.
METODOLOGIA:
O “Projeto Nova Lei do Crack” será
desenvolvido nas turmas vespertinas do 6º e 7º ano dividido em quatro etapas,
tendo início no dia 12 de novembro de 2012, com ações a serem desenvolvidas
durante o período escolar.
A primeira etapa a ser cumprida se
refere à apresentação de vídeo com depoimentos de mãe que enfrenta este
problema de perto, pessoas que usam crack e pessoas que pararam de usar o
crack.
Na segunda etapa do “Projeto Nova Lei
do Crack” os alunos serão divididos em grupos para que possam trabalhar a
matemática e debaterem sobre o tema apresentado.
Na terceira etapa será realizada uma
palestra com o Soldado Hamilton, professor do Proerd, com a temática “educação
antidrogas” e “vida saudável” contando com a participação de toda a comunidade
escolar
Depois da palestra, será feito uma
discussão em classe e os alunos serão convidados a escrever um parágrafo de
crítica do evento, analisando os pontos positivos e negativos. Uma idéia é que
eles escrevam sem ter que assinar o nome e que troquem as críticas entre si.
Eles poderão ler o que acharam do evento com sinceridade, sem medo de ter sua
identidade revelada. Em todas as etapas do trabalho será estimulado o pensamento
crítico em relação ao assunto em discussão. Muitos adolescentes só vão ser
sinceros se houver estímulo e sensação de que eles serão aceitos mesmo se
tiverem opiniões diferentes.
A quarta etapa será a divulgação dos
resultados e a avaliação do Projeto, que ocorrerá no dia 22 de novembro de 2012.
Todas as 04 (quatro) etapas previstas
estão detalhadas para que cada parceiro desse Projeto possa saber exatamente
como e quando contribuir. Destaco que cada uma das quatro etapas propostas
estará ocorrendo de acordo com o “Cronograma do Projeto” que se encontra ao
final desse trabalho.
6. RECURSOS UTILIZADOS:
03
6.1
RECURSOS HUMANOS:
- Equipe pedagógica da Escola;
- Equipe administrativa da Escola;
- Representantes da Secretaria
Municipal de Educação;
- Representantes da Polícia Militar;
- Corpo docente e discente da Escola.
6.2
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Material didático: papéis variados,
lápis de cor, lápis preto, canetas, etc.;
- Aparelho de Data Show e computador
portátil;
- Equipamento de som, com caixas e
microfone;
7.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS:
A avaliação do “Projeto Nova Lei do
Crack” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com a apresentação do
vídeo, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da Unidade Escolar,
e que conforme espero chegará a outros locais de nossa comunidade,
principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.
Na fase de implantação será verificada
a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão
observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o
cumprimento dos objetivos propostos.
Os alunos serão observados durante todo
o “Projeto Nova Lei do Crack”, através da observação do interesse,
participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. O conteúdo
explorado também será analisado pelo trabalho e prova aplicada em sala.
8.
CRONOGRAMA:
CRONOGRAMA
DO PROJETO
|
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ETAPAS
/ ATIVIDADES
|
||||
ETAPAS
|
APRESENTAÇÃO DE
VIDEO “COMO É A VIDA DE UM DEPENDENTE DE CRACK”
|
APRESENTAÇÃO DO
PROJETO DE LEI 7.663/2010 COM ATIVIDADES
|
PALESTRA COM O
SOLDADO HAMILTON
|
DIVULGAÇÃO DOS
RESULTADOS E AVALIAÇÃO DO PROJETO
|
Primeira
|
12/11/2012
|
|||
Segunda
|
13/11/2012,
14/11/2012
19/11/2012
|
|||
Terceira
|
20/11/2012
|
|||
Quarta
|
21/11/2012
22/11/2012
|
OS EFEITOS DO CRACK NO
CORPO
NO
MOMENTO DO USO
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A
fumaça do crack entre no sangue através dos pulmões, se espalha por todo o
corpo e chega ao cérebro em 10 segundos.
|
|
No
cérebro, as substâncias químicas são absolvidas na região responsável pelo
prazer e ali se ligam aos neurotransmissores dopamina e adrenalina.
|
|
A
adrenalina e a dopamina voltam a circular pelo corpo associadas aos químicos
do crack, dando sensação de prazer e confiança ao usuário. A sensação dura
apenas 05 minutos e, em um curto espaço de tempo, o usuário sente vontade de
consumir de novo.
|
|
DEPOIS
DE 03 SEMANAS
|
|
Com
o uso repetido, a alta temperatura de combustão no cachimbo queima as vias
aéreas (nariz, laringe e esôfago).
|
|
Nos
pulmões, a droga destrói os alvéolos, facilitando infecções como tuberculose
e pneumonia e podendo provocar hemorragia local.
|
|
No
sangue, o abuso de crack eleva a pressão arterial e acelera os batimentos
cardíacos, o que pode resultar em infarto e outras doenças cardíacas.
|
No
aparelho digestivo, o crack atrapalha a digestão e afeta os rins e o fígado,
provocando náuseas e ausência de apetite.
|
|
No
cérebro, a droga destrói as áreas responsáveis por pensamento, planejamento e
controle de impulsos, além de inflamar os vasos sanguíneos, um dos primeiros
passos para o acidente vascular cerebral e as convulsões.
|
Quarta Etapa (21/11/2012 e 22/11/2012):
Divulgação dos resultados e avaliação do projeto.
- Debate sobre a palestra com
perguntas e respostas.
- Correção das atividades
individualmente;
- Correção das atividades em sala de
aula.
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