A diretora da E.M."Duque de Caxias" Leila Cristina está participando do curso de informática "Proinfo" e uma de suas atividades era desenvolver um projeto em sala de aula. Esse projeto fez com que ela juntamente com os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental pudessem aprimorar os seus conhecimentos sobre o império Inca.
PROJETO:
A NOVA ONDA DO
IMPERADOR, UM OLHAR SOBRE O IMPÉRIO INCA.
JUSTIFICATIVA
Durante o
terceiro bimestre os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de conhecer as
civilizações pré-colombianas. A civilização que mais chamou a atenção dos
alunos foi a dos INCAS. A partir desse interesse foi desenvolvido um projeto
para aprofundar na história desse povo.
A civilização Inca foi
o resultado de uma sucessão de culturas andinas pré-colombianas
um Estado-nação, o Império Inca ( Tawantinsuyu em quíchua: As
Quatro Partes do Mundo) que existiu na América do Sul de
cerca de 1200 até
a invasão dos conquistadores espanhóis e
a execução do imperador Atahualpa em 1533.
O império
incluia regiões desde o extremo norte como o Equador e
o sul da Colômbia, todo o Peru e
a Bolívia, até o noroeste da Argentina e
o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade
de Cusco (em quíchua,
"Umbigo do Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais
de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua.
A partir do
projeto os alunos puderam compreender como se constrói a história de um povo e
quais benefícios foram deixados por ele para a construção da história do
continente e do mundo.
OBJETIVO
Conhecer e aprofundar na história
dos INCAS, inferindo noções de governo, infraestrutura e cultura dos povos
andinos.
CONTEÚDO
Civilizações pré-colombianas
ANO
6º ano
RESPONSÁVEL
Leila Cristina Moura da Silva
MATERIAL
- livro para pesquisa
- televisão e DVD
- Filme: A NOVA ONDA DO IMPERADOR
- Papel rascunho, cartolina, pincel atômico.
- Máquina fotográfica digital
- Computador para digitação do material final.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa: Explicação sobre as
civilizações pré-colombianas, pelo professor.
2ª Etapa: Pesquisa feita pelos
alunos para aprofundamento do tema.
3ª Etapa: Digitação da pesquisa
feita pelos alunos e apresentação em sala.
4ª Etapa: Desenho do Mapa onde se
localizava o império INCA e a localização da cidade de Cusco.
5ª Etapa: Assistir o filme: A NOVA
ONDA DO IMPERADOR. Após o filme fazer debate sobre o que assistiram e comparar
com a pesquisa, verificando semelhanças e diferenças entre as duas atividades.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante
todo o projeto através de observações de interesse, participação e empenho nas
atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- www.revistaescola.abril.com.br
- www.wikipedia.org/wiki/incas
- http://www.suapesquisa.com/pesquisa/incas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário!