Imagem de domínio público
A Dislexia, é atualmente uma das
dificuldades centrais da aprendizagem, visto que afeta diretamente o processo
de leitura, e a leitura no mundo de hoje é essencial para compreender o mundo
que nos rodeiam.
A Dislexia constitui uma
dificuldade de aprendizagem que resulta numa leitura lenta, silabada e/ou com
erros. Não pode ser explicada por ensino deficiente, fatores socioculturais ou
déficit cognitivo. A origem não é unânime, porém considera-se que existem fatores
genéticos e ambientais que possam interferir. Apesar de tudo isto,existem
muitos diagnósticos errados, diagnosticando dislexia quando não é realmente ou
interpretando-a como algo reativo.
É extremamente frequente (entre 10
a 20%), variando segundo a “transparência” da língua, isto é, da estrutura
linguística responsável pela conversão grafema-fonema. Não há diferenças entre
géneros, apesar das perturbações do desenvolvimento incidirem principalmente
sobre os rapazes.
É comum, as crianças com dislexia
apresentarem outras dificuldades associadas, como déficit de atenção,
perturbações motoras, dificuldades na linguagem, e outras dificuldades da
leitura e calculo.
A Dislexia é responsável por
atrasar o desenvolvimento da leitura, influenciando não apenas a velocidade,
mas especificamente a troca de letras e silabas e/ou desrespeito pela pontuação
ortográfica. Contudo esta dificuldade não está relacionada com a inteligência
nem com a criatividade. Se não for diagnosticada a tempo e devidamente
acompanhada, a Dislexia tenderá para piorar continuamente, aumentando
progressivamente as dificuldades de leitura, isto porque resulta num ciclo
vicioso. Ela dificulta a leitura, logo o leitor, despende muito esforço para ler corretamente,
por consequência, ler não será uma coisa prazerosa, mas algo cansativo, e assim
irá ser gradualmente evitada, o que irá agravar mais as dificuldades.
A Dislexia tem associado em muito
dos casos a Disgrafia, esta representa uma dificuldade na escrita,
refletindo-se na troca de letras, escrita ilegível, espaços inconstantes entre
letras e palavras, posição anómala e/ou força excessiva na mão e dedos,
dificuldade em por os pensamentos em papel e copias lentas. Outra dificuldade
por vezes associada à Dislexia mas não tão frequente, é a Discalculia,
manifestando-se na dificuldade de ler números, dificuldade a fazer operações,
fazer reduções, dificuldades em sequências e orientação espacial.
Texto interessante.
ResponderExcluir