segunda-feira, 9 de julho de 2012

DISLEXIA




 Imagem de domínio público
A Dislexia, é atualmente uma das dificuldades centrais da aprendizagem, visto que afeta diretamente o processo de leitura, e a leitura no mundo de hoje é essencial para compreender o mundo que nos rodeiam.
A Dislexia constitui uma dificuldade de aprendizagem que resulta numa leitura lenta, silabada e/ou com erros. Não pode ser explicada por ensino deficiente, fatores socioculturais ou déficit cognitivo. A origem não é unânime, porém considera-se que existem fatores genéticos e ambientais que possam interferir. Apesar de tudo isto,existem muitos diagnósticos errados, diagnosticando dislexia quando não é realmente ou interpretando-a como algo reativo.
É extremamente frequente (entre 10 a 20%), variando segundo a “transparência” da língua, isto é, da estrutura linguística responsável pela conversão grafema-fonema. Não há diferenças entre géneros, apesar das perturbações do desenvolvimento incidirem principalmente sobre os rapazes.
É comum, as crianças com dislexia apresentarem outras dificuldades associadas, como déficit de atenção, perturbações motoras, dificuldades na linguagem, e outras dificuldades da leitura e calculo.
A Dislexia é responsável por atrasar o desenvolvimento da leitura, influenciando não apenas a velocidade, mas especificamente a troca de letras e silabas e/ou desrespeito pela pontuação ortográfica. Contudo esta dificuldade não está relacionada com a inteligência nem com a criatividade. Se não for diagnosticada a tempo e devidamente acompanhada, a Dislexia tenderá para piorar continuamente, aumentando progressivamente as dificuldades de leitura, isto porque resulta num ciclo vicioso. Ela dificulta a leitura, logo o leitor,  despende muito esforço para ler corretamente, por consequência, ler não será uma coisa prazerosa, mas algo cansativo, e assim irá ser gradualmente evitada, o que irá agravar mais as dificuldades.
A Dislexia tem associado em muito dos casos a Disgrafia, esta representa uma dificuldade na escrita, refletindo-se na troca de letras, escrita ilegível, espaços inconstantes entre letras e palavras, posição anómala e/ou força excessiva na mão e dedos, dificuldade em por os pensamentos em papel e copias lentas. Outra dificuldade por vezes associada à Dislexia mas não tão frequente, é a Discalculia, manifestando-se na dificuldade de ler números, dificuldade a fazer operações, fazer reduções, dificuldades em sequências e orientação espacial.


Um comentário:

Agradecemos pelo comentário!