Imagem: Domínio Público
De acordo com o trabalho, uma hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo de ampliar os processos cognitivos. Por outro lado, quanto mais horas um indivíduo permanecer acordado, mais "preguiçoso" se torna o seu cérebro - perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%.
O sono não apenas corrige os prejuíjos decorrentes de longos períodos de privação de sono, mas, em nível neurocognitivo, leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca - explicou Matthew Walker, um dos autores da pesquisa.
O sono não apenas corrige os prejuíjos decorrentes de longos períodos de privação de sono, mas, em nível neurocognitivo, leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca - explicou Matthew Walker, um dos autores da pesquisa.
Resultados
Os pesquisadores examinaram 39 adultos jovens, divididos em dois grupos, um dos quais cochilava à tarde. Ao meio dia, todos os participantes foram submetidos a rigorosos exercícios de aprendizagem com o objetivo de estimular o hipocampo, região do cérebro que atua no armazenamento de memórias. Os resultados dos dois grupos foram equivalentes.
Às 14h, o primeiro grupo começou um período de sono médio de 90 minutos, enquanto o outro permaneceu acordado. Às 18h, os dois grupos foram submetidos a nova rodada de exercícios. O grupo que ficou desperto teve rendimento pior em relação à rodada anterior, enquanto que aqueles que cochilaram não apenas foram melhor como apresentaram ganhos na capacidade de aprendizagem.
Espanhóis, mexicanos e habitantes de diversos outros países costumam tirar uma boa "siesta" logo após o almoço. Mas o hábito não apenas ajuda a descansar e a fugir do calor do meio do dia. Cochilar também estimula a aprendizagem, segundo indica um novo estudo.
Segundo os pesquisadores, os resultados reforçam a hipótese de que o sono é necessário para "limpar" a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações. De acordo com o estudo, tais memórias são armazenadas inicialmente no hipocampo antes de serem enviadas ao córtex pré-frontal, que tem mais espaço de armazenamento.
_ É como se a caixa de entrada de e-mails estivesse cheia e, até que seja limpa, por meio do sono, não será possível receber mais mensagens - disse Walker.
Da agência Fapesp
Que reportagem interessante.
ResponderExcluirQue pena não poder colocar em prática, mas valeu
a dica.
Que reportagem interessante!
ResponderExcluirE ainda dizem que dormir é perda de tempo...
Que nossos alunos tem bons sonhos...
Já participei de palestras sobre esse tema e achei muito interessante; que bom que sua postagem veio reforçar esse estudo. Espero que muitos percebam a importância desse ato na aprendizagem de seus pequenos!
ResponderExcluirParabéns!