sábado, 25 de junho de 2011

Uma maneira diferente de ensinar Parábolas





A palavra "Parábola" é de origem grega (parabole) e indica ação de igualar, comparar.

O raciocínio em padrões, possibilitado pela curva em questão, tem algo de fantástico e é reconhecido desde a antiguidade. Os antigos já diziam: "Quem trabalha sistematicamente com esta curva desenvolve o raciocínio matemático". Quando você observa uma fonte luminos, os jatos d'água descrevem parábolas. Na construção de certas pontes, utiliza-se forma parabólica e os fios de sustentação de uma ponte também assumem esta forma.

Podemos assim dizer que as parábolas se encontram por aí, em torno de nós. Assim, os faróis de um carro, as antenas parabólicas de televisão, as antenas de rádio-transmissão, os telescópios, os radares são objetos que tem forma parabólica.

A supervisora Sebastiana Francisca Moura Vander iniciou o estudo desta curva, através de uma atividade corporal com os alunos da professora Marcelina Márcia Fernandes.















Um comentário:

Agradecemos pelo comentário!