quarta-feira, 29 de maio de 2013

VALORIZANDO O AMBIENTE



Para iniciar o Projeto Meio Ambiente no dia 22/05/2013, alunos do 2º e 5º Ensino Fundamental e professoras da Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha – APAE fizeram um estudo do meio às margens da represa, como o objetivo de observar, analisar o meio ambiente e seus encantos. A vista parcial da represa estava linda, apesar da orla estar suja. O Aterro BMG também apresenta-se maravilhoso e limpo, com calçadão e bem arborizado.
Os alunos interessam muito no desenvolvimento da atividade proposta. Ouviram com atenção a aula expositiva, recolheram lixo e observaram pequenos detalhes.
Na sala de aula houve a continuidade, as atividades sobre o tema: relatório, frases, desenhos, cálculos, no entanto notou-se ampliação de conhecimento relacionado ao processo de ensino aprendizagem.













quarta-feira, 22 de maio de 2013

Comemoração de Aposentadoria de D. Vitória e Aniversário do Sr. Adão.










Maria Vitória Campos da Silva
Grande é aquele que, com garra e ousadia alcança a vitória. Nossos agradecimentos pela dedicação e carinho pelo tempo que desempenhou tão nobre missão! Abraços, equipe diretiva e funcionários da CMPJG.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Viajando no mundo dos sonhos...


Projeto Centopeia
1. Caracterização Geral
Instituição: Escola Municipal “Duque de Caxias”.
Tema: A arte da Leitura.
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
Responsável: Juliana Fernandes e demais professores envolvidos.
Período de duração: Fevereiro à Dezembro.

2. Introdução
   Todas as tarefas de nossa vida cotidiana envolvem a leitura. Quando falamos sobre o ato de ler, queremos dizer que é um processo dinâmico e ativo, fazendo com que o leitor leve para o texto a sua experiência e visão de mundo através da leitura, relatos orais e escritos.
   Sabemos que a leitura é um ato social, entre dois sujeitos – leitor e autor – que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais importante do ato de ler, é explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual é entendida como a materialização de significados e intenções de um dos interagentes à distância via texto escrito.

3. Justificativa
   Produzir bons leitores é um desafio de todo professor e da escola. É uma tarefa que começa cedo e deve continuar por toda a vida. O objetivo da leitura é a compreensão do mundo que cerca o aluno no seu cotidiano. A leitura é um diálogo, uma troca, uma interação entre o leitor e o autor. Um bom leitor não se faz por acaso, é preciso estimular a leitura na criança antes mesmo que ela aprenda a ler. É preciso que a criança entre em contato com os livros desde cedo, e, no início da alfabetização com variados tipos de texto, para compreender a leitura e seus significados.

4. Objetivos
4.1 Objetivos Gerais
* Estimular os alunos à leitura e mostrá-los como se a dá aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler.
* Desenvolver no aluno o gosto pela literatura.

4.2 Objetivos Específicos
* Incentivar o desejo, o prazer e o interesse dos alunos pela leitura.
* Participar ativamente de leituras em grupo.
* Fazer declamações de poesias em público.
* Participar de auditórios.
* Encenar peças teatrais relacionadas aos livros lidos.
* Fazer o recontos.
* Confeccionar uma centopeia para ser a mascote do projeto.

5. Metodologia
* Confeccionar uma centopeia.
* Expor os trabalhos dos alunos.
* Relatar o que aprenderam com o projeto.
* Competição da melhor declamação de poesia.

6. Recursos
6.1 Humanos
Educadores e educando da escola.

6.2 Materiais
Câmera fotográfica, lápis de cor, cartolina, EVA, computador, internet, etc.

7. Desenvolvimento
  Toda a semana os alunos devem escolher o livro que queiram ler. Através dessa leitura, o aluno além de ler, irá melhorar sua entonação, ampliará seu vocabulário e seu repertório linguístico.
  Após o término do livro, o aluno faz um relato sobre o livro lido. Ao relatar ao seu professor, o aluno recebe um círculo para acrescentar ao corpo da centopeia. A cada livro lido o aluno ganha mais uma parte para compor sua centopeia e no final do projeto o aluno que tiver o corpo da centopeia maior será premiado.

8. Avaliação
Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades:
* Produção de texto;
* Encenação de peças teatrais;
* Linguagem oral;
* Linguagem escrita;
* Declamação de poesias, etc.

9. Anexos
As atividades trabalhadas, os relatos dos textos, fotos, etc.










"CONTO DE TERROR"



GOTAS DE SANGUE

Havia uma garota chamada Lory, uma garota alegre que gostava de se divertir, e que gostava muito de seus pais.
Um dia seus pais saíram  para uma festa à qual não se  podia levar crianças, e como não tinha ninguém para ficar com Lory, ela ficou sozinha na casa com seu cachorro, que se  chamava Bob, seu protetor.
Quando a noite chegou ela trancou todas as portas e tentou fechar todas as janelas, mas uma não queria fechar. Ela decidiu deixar a janela destrancada e foi para cama. Seu cachorro deitou-se em seu lugar de costume embaixo da cama.
No meio da noite ela acorda por causa de um som de gotas vindo do banheiro. A menina estava muito assustada para ir ver o que era então ela colocou sua mão debaixo da cama, sentiu a lambida de seu cachorro e voltou a dormir. Ela acorda de novo por causa do som das gotas, coloca a mão debaixo da cama e sente a lambida de seu cachorro e volta a dormir..
Mais uma vez ela acorda, coloca a mão embaixo da cama e sente a lambida do cachorro. Mas agora curiosa com o som das gotas;  levanta e devagar, vai até o banheiro, o som das gotas iam ficando mais alto cada vez que ia chegando mais perto. Ela chega ao banheiro, liga a luz e vê um horrível sinal; pendurado no chuveiro estava seu cachorro com a garganta cortada e o sangue caindo na banheira. Alguma coisa no espelho do banheiro chamou sua atenção e ela virou para trás. E no espelho estava escrito com o sangue do seu cachorro as palavras “HUMANOS TAMBÉM SABEM LAMBER”



Produção de texto realizada no fechamento do estudo do gênero “CONTO DE TERROR”. Trabalho realizado pela aluna Elitânia Souza da turma 8º ano 106 da professora Arilza de Souza Ribeiro.

CAMPANHA CONTRA ABUSO SEXUAL



Os alunos da Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha – APAE na data do dia 17/05/13 marcaram presença na Praça Dr. Agenor onde participaram de manifestação contra Abuso Sexual.











SEMINÁRIO INTERIORIZAÇÃO E RELAXAMENTO



Sob coordenação da Drª Alzimara, Terapeuta Ocupacional da APAE de Morada Nova de Minas, realizou-se dia 16/05/13 Oficina de Interiorização e Relaxamento.
O seminário contou com a presença de funcionários e familiares.