terça-feira, 27 de novembro de 2012

Projeto de Matemática "NOVA LEI CONTRA O CRACK"


1. INTRODUÇÃO:

 

Nos últimos anos, o consumo de drogas, principalmente o crack, vem aumentando em nossa cidade. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e outras drogas.

É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS.

Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.

Sabemos que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.

A elaboração desse Projeto tem o objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos meus colegas de profissão nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas em nossa comunidade.

Dessa forma, realizei este projeto com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de entorpecentes. Baseando-se nisso, defini o lema do projeto como: “Nova Lei do Crack”.

O Projeto foi realizado por mim, Gilmar Alves Rodrigues, e tem seus princípios espelhados em Projetos sociais e educativos bem sucedidos em nosso Estado e de outras partes do país.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 OBJETIVOS GERAIS:

 

- Promover um amplo trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e comercialização de entorpecentes em nossa cidade e região.

- Usar este tema para trabalhar os conceitos matemáticos estudados no momento.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

- Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Nova Lei do Crack”;

 

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- Promover o interesse e participação da comunidade próxima nas ações e projetos da Escola;

- Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem;

- Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas dentro e fora da Escola;

- Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras;

- Despertar nas crianças e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, à vida espiritual, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;

- Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, área de figuras planas, reconhecer ângulo; mudança de direção ou giro, área delimitada por duas semi-retas de mesma origem, resolver situações-problemas que envolvam inequações do 1º grau, interpretar e utilizar informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos e associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.

 

 

3. JUSTIFICATIVA:

 

Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades e melhorias.

A Escola deve criar estratégias que possam envolver toda sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. A “Nova Lei do Crack” é um tema transversal e multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa questão deve se dar de forma integrada entre as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.

 

 

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4. PARCEIROS:

 

O “Projeto Nova Lei do Crack” será executado pelo professor de Matemática, Gilmar Alves Rodrigues, por meio da Escola Municipal Dona Maria do Carmo Álvares da Silva, e contará com a parceria de todos os funcionários e alunos do turno vespertino desta instituição e autoridades policiais.

 

5. METODOLOGIA:

 

O “Projeto Nova Lei do Crack” será desenvolvido nas turmas vespertinas do 6º e 7º ano dividido em quatro etapas, tendo início no dia 12 de novembro de 2012, com ações a serem desenvolvidas durante o período escolar.

A primeira etapa a ser cumprida se refere à apresentação de vídeo com depoimentos de mãe que enfrenta este problema de perto, pessoas que usam crack e pessoas que pararam de usar o crack.

Na segunda etapa do “Projeto Nova Lei do Crack” os alunos serão divididos em grupos para que possam trabalhar a matemática e debaterem sobre o tema apresentado.

Na terceira etapa será realizada uma palestra com o Soldado Hamilton, professor do Proerd, com a temática “educação antidrogas” e “vida saudável” contando com a participação de toda a comunidade escolar

Depois da palestra, será feito uma discussão em classe e os alunos serão convidados a escrever um parágrafo de crítica do evento, analisando os pontos positivos e negativos. Uma idéia é que eles escrevam sem ter que assinar o nome e que troquem as críticas entre si. Eles poderão ler o que acharam do evento com sinceridade, sem medo de ter sua identidade revelada. Em todas as etapas do trabalho será estimulado o pensamento crítico em relação ao assunto em discussão. Muitos adolescentes só vão ser sinceros se houver estímulo e sensação de que eles serão aceitos mesmo se tiverem opiniões diferentes.

A quarta etapa será a divulgação dos resultados e a avaliação do Projeto, que ocorrerá no dia 22 de novembro de 2012.

Todas as 04 (quatro) etapas previstas estão detalhadas para que cada parceiro desse Projeto possa saber exatamente como e quando contribuir. Destaco que cada uma das quatro etapas propostas estará ocorrendo de acordo com o “Cronograma do Projeto” que se encontra ao final desse trabalho.


6. RECURSOS UTILIZADOS:

 

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6.1 RECURSOS HUMANOS:

 

- Equipe pedagógica da Escola;

- Equipe administrativa da Escola;

- Representantes da Secretaria Municipal de Educação;

- Representantes da Polícia Militar;

- Corpo docente e discente da Escola.

 

6.2 RECURSOS DIDÁTICOS:

 

- Material didático: papéis variados, lápis de cor, lápis preto, canetas, etc.;

- Aparelho de Data Show e computador portátil;

- Equipamento de som, com caixas e microfone;

 

7. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS:

 

A avaliação do “Projeto Nova Lei do Crack” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com a apresentação do vídeo, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da Unidade Escolar, e que conforme espero chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.

Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.

Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Nova Lei do Crack”, através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. O conteúdo explorado também será analisado pelo trabalho e prova aplicada em sala.

 

8. CRONOGRAMA:

 

CRONOGRAMA DO PROJETO
ETAPAS / ATIVIDADES
ETAPAS
APRESENTAÇÃO DE VIDEO “COMO É A VIDA DE UM DEPENDENTE DE CRACK”
APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI 7.663/2010 COM ATIVIDADES EM SALA DE AULA
PALESTRA COM O SOLDADO HAMILTON
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E AVALIAÇÃO DO PROJETO
Primeira
12/11/2012
 
 
 
Segunda
 
13/11/2012,
14/11/2012
19/11/2012
 
 
Terceira
 
 
20/11/2012
 
Quarta
 
 
 
21/11/2012
22/11/2012


OS EFEITOS DO CRACK NO CORPO

 

NO MOMENTO DO USO
 
A fumaça do crack entre no sangue através dos pulmões, se espalha por todo o corpo e chega ao cérebro em 10 segundos.
 
 
No cérebro, as substâncias químicas são absolvidas na região responsável pelo prazer e ali se ligam aos neurotransmissores dopamina e adrenalina.
 
 
A adrenalina e a dopamina voltam a circular pelo corpo associadas aos químicos do crack, dando sensação de prazer e confiança ao usuário. A sensação dura apenas 05 minutos e, em um curto espaço de tempo, o usuário sente vontade de consumir de novo.
 
DEPOIS DE 03 SEMANAS
 
Com o uso repetido, a alta temperatura de combustão no cachimbo queima as vias aéreas (nariz, laringe e esôfago).
 
 
Nos pulmões, a droga destrói os alvéolos, facilitando infecções como tuberculose e pneumonia e podendo provocar hemorragia local.
 
 
No sangue, o abuso de crack eleva a pressão arterial e acelera os batimentos cardíacos, o que pode resultar em infarto e outras doenças cardíacas.
 

 


 
No aparelho digestivo, o crack atrapalha a digestão e afeta os rins e o fígado, provocando náuseas e ausência de apetite.
 
 
No cérebro, a droga destrói as áreas responsáveis por pensamento, planejamento e controle de impulsos, além de inflamar os vasos sanguíneos, um dos primeiros passos para o acidente vascular cerebral e as convulsões.
 


Quarta Etapa (21/11/2012 e 22/11/2012): Divulgação dos resultados e avaliação do projeto.

            - Debate sobre a palestra com perguntas e respostas.

            - Correção das atividades individualmente;

            - Correção das atividades em sala de aula.

 "EDUCAR É O MELHOR CAMINHO PARA PREVENIR"







 

 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"SOMOS DIFERENTES, MAS NÃO DESIGUAIS"

No decorrer do ano letivo de 2012, foi desenvolvido na Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha - APAE - o Projeto Aluno Nota 10 com o objetivo de proporcionar aos educandos, momentos reflexivos para que cada um reconheça suas potencialidades e limitações, buscando o aperfeiçoamento, bem como valorizando e respeitando o outro e a si mesmo na sua individualidade.

O Projeto mencionado foi realizado através de recursos, metodologias e procedimentos bem diversificados, tais como: debates, cartazes, painéis, dinâmicas, músicas, filmes, expressão facial e corporal, histórias ginasticadas, artes cênicas, artes visuais, danças, relatos pessoais, amigo oculto, gincana, soletrando, concurso de desenho, textos e histórias variadas, palestras, entrevistas, pesquisas, trabalho de campo, estudo do meio, leituras, gráficos, tabelas, cálculos, situações-problemas, atividades orais e escritas, etc.

O público alvo foi os alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e as professoras envolvidas foram: Conceição, Silânia, Elzineide, Euzi, Élen Suely e Tânia.

A avaliação ocorreu ao longo do Projeto, valorizando a participação, envolvimento, interesse e cumprimento dos combinados durante a realização das atividades propostas.

O Projeto teve apoio do setor pedagógico, membros da Instituição e da comunidade.

A culminância aconteceu no dia 23 de novembro do corrente ano com a seguinte programação:

  • Cumprimentos;
  • Agradecimentos;
  • Hino Nacional Brasileiro;
  • Coral APAEXONADOS com a participação de alunos, mães e comunidade (Núbia);
  • Fala da Autodefensora Roberta Corrêa da Silva;
  • Premiação do Concurso Aluno Nota 10:
1º lugar: Marcos Neves de Souza - 4º ano (aluno da professora Elzineide);
  • Alunos que se destacaram no decorrer da realização do Projeto:
  1. Vitória - 5º ano (Conceição)
  2. Johnny - 4º ano (Silânia)
  3. Davi - 4º ano (Élen Suely e Euzi)
  4. Tatiane - 3º ano (Tânia)
  • Todos os alunos receberam um prêmio de participação;
  • Vídeos e fotos com atividades realizadas;
  • Homenagem às famílias com mensagem e brindes;
  • Palavra franca 
"A alma das pessoas especiais é feita de uma luz além.

Sua estrela tem moradas deslumbrantes que elas guardam
 para os poucos capazes de senti-los e entender.
Nessas moradas estão tesouros da ternura humana 
dos quais só eles são capazes de possuir."
(Arthur da Távula)








Por Apae

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"O corpo também fala..."

Os alunos da Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha - APAE, realizaram uma atividade para trabalhar: expressão facial e corporal; consciência corporal; lateralidade; equilíbrio; identidade; criatividade; socialização; imaginação e fantasia; trabalho em equipe; liderança; iniciativa; sentimentos; valores éticos, bem como o Dia da Consciência Negra.
Primeiro, houve a explicação da dinâmica e, em seguida, as atividades trabalhando o esquema corporal: ginástica facial; quero ver quem pega e ginástica historiada: Boneco de Borracha.
Logo após, os alunos encenaram o texto "Tem gente olhando".
Ouviram também a história "Amizade não tem cor" de Cristina Klein, que mencionava sobre o bulling na escola - preconceito racial.
E, finalmente, os alunos avaliaram as atividades propostas, dando opiniões, enfocando e enfatizando o Dia da Consciência Negra, comentando sobre a importância deste dia.
Parabéns aos alunos que cada dia mais, se tornam independentes e construtores do saber.
Fonte: professores da APAE

Por APAE

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vivenciando a história


Por EMCAS

No início desse mês de novembro a professora de geografia Vanilde, juntamente com o sexto ano 102 fizeram uma visita à praça da cidade que possui a árvore pau-brasil. Essa atividade foi parte do estudo sobre a colonização portuguesa, estudo que evolveu também pesquisa sobre o pau-brasil e sua influência durante a colonização, produção de texto e ilustração sobre as diversas utilidades dessa árvore na época. Os alunos puderam conhecer, de maneira prazerosa, um pouco mais sobre a colonizalção portuguesa no Brasil.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

19 de novembro dia da Bandeira Nacional

E. M. Dom Orione

A Bandeira Brasileira é um símbolo da Pátria que representa o nosso país.
Na Bandeira, as estrelas representam os estados bradileiros; o verde simboliza nossas matas; o amarelo, nossas riquezas; o azul, o nosso céu; e o branco, a paz.
A bandeira faz parte dos Símbolos Nacionais, que de acordo com a Constituição, são quatro: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.
Os professores da referida escola incentivaram os alunos a debaterem, a importância da Bandeira Brasileira, estimularam os alunos a demostrarem o seu respeito pela Bandeira.
Ficou bem claro para os alunos o significado de Ordem e Progresso. Foi confeccionado pelos mesmos a Bandeira Brasileira, definindo cada cor separadamente.
Viva a Bandeira Brasileira!




Á diretora...



Á você ZÉLIA, todo o carinho e respeito dos profissionais apaeanos, porque você é merecedora!

BULLYING NA ESCOLA

Resenha: Lia é alegre e tem muitos amigos. E, com tanto contato com outras crianças, ela acaba pegando piolho. Como a mãe resolve cortar todo o cabelo da filha pra resolver o problema, Lia sofre com deboches e isolamentos na escola. Com a ajuda da professora tudo volta ao normal. Este é um exemplo de bullying do tipo agressividade verbal e psicológica, repetitivo, intencional e constante, muito comum no ambiente escolar em todo o mundo. Em linguagem infantil, tem o intuito de servir como alerta e orientação aos pequenos para a solução de problemas semelhantes.


Dando continuidade ao Projeto Aluno Nota 10, no dia 13 de novembro, alunos e professores da Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha - APAE de Morada Nova de Minas, realizaram mais uma atividade com o objetivo de propiciar a todos, momentos de reflexão sobre o bullying na escola.
Em um primeiro momento aconteceu a explicação sobre a dinâmica do dia. Logo após, alguns alunos e professoras encenaram a história "Piolho não escolhe cabeça", da autora Cristina Klein.
Em seguida, assistiram a alguns vídeos das histórias: A bonequinha preta e Menina bonita do laço de fita.
Foi uma atividade prazerosa, descontraída e de ampliação de conhecimentos.
Fonte: professoras da APAE




Por APAE

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Data especial: Dia Do Diretor De Escola -12 de Novembro


São pequenos gestos de homenagem que demonstram a magnitude da alma humana .
Por EMCAS
 
Lívia

Hoje é mais um dia do ano,
mais um dia que está passando.

Hoje deixará de ser somente mais um dia,
pois nele eu reconheço o seu trabalho,
seu esforço em tornar a nossa escola cada
vez melhor.

Hoje eu tenho a oportunidade de te parabenizar,
com respeito e carinho.

Parabéns por este dia!
Professores e demais funcionários da Escola Municipal Dona Maria do Carmo Álvares da Silva.