sexta-feira, 29 de junho de 2012

CONTANDO HISTÓRIAS

Por: Creche M. Prof. "João Gomes"

Era uma vez... Em um lugar distante...
Todos nós, em algum momento fomos transportados para este mundo, onde a imaginação nos permite acreditar nos mais diversos personagens. É ouvindo histórias que podemos sentir emoções importantes e descobrir outros lugares, outros tempos e outros jeitos de agirem e serem.
Considerando que as crianças vivem em uma fase voltada para a imaginação, nós: Direção e Educadoras da Creche M. Prof. "João Gomes" optamos pelo projeto "Cantando Histórias", as quais foram atrativas e as mais variadas possíveis.

Neurociência explica como funciona o cérebro do adolescente

                                                                                       Imagem: Domínio público

A neurocientista Suzana Herculano Houzel, autora do livros, Cérebro em transformação, o Cérebro Nosso de Cada Dia e Sexo, Drogas, Rock "n" & Chocolate, explica as mudanças que ocorrem no cérebro quando a criança passa para a fase da adolescência. Nessa fase é comum o adolescente gostar de se refugiar no quarto, se apaixonar loucamente, gostar de adrenalina e adorar quebrar regras, além de forçar um certo distanciamento dos pais. De acordo com Suzana, nesta época ocorre uma reorganização no cérebro do ser humano, onde ocorre também uma produção de matéria prima, ou seja, mais conexões entre os neurônios, seguida da eliminação das conexões que não servem mais. É uma fase de intenso aprendizado, o que ocorre por toda a adolescência. A neurocientista explica ainda que as mudanças mais específicas nesta fase são: - O sistema de recompensa, que nos faz sentir prazer e querer mais do que é bom, passa por grandes mudanças logo no começo da adolescência que provavelmente causam os sinais mais característicos da nova fase: o tédio, o gosto por riscos, a busca de novidades. - O córtex pré-frontal amadurece durante a adolescência e passa a permitir o raciocínio abstrato, melhora a memória e a concentração, e começa a permitir o controle de impulsos (aquele de contar até dez antes de xingar a mãe...) - O córtex órbito-frontal somente amadurece no final da adolescência e possivelmente permite, só então, o raciocínio conseqüente, ou seja, o comportamento responsável, que leva em consideração as conseqüências possíveis dos próprios atos antes da ação. Até então, adolescentes não sabem pensar sozinhos nas possíveis conseqüências ruins dos seus atos. - O circuito social somente amadurece no final da adolescência, quando permite que o adolescente se torne uma pessoa sociável, empática, solidária, capaz de se colocar no lugar dos outros e usar esta informação na hora de agir. Suzana explica que estas mudanças costumam começar primeiro nas meninas. "Elas começam a fase de transformação cerebral antes deles, e passam a adolescência inteira mais ou menos 'na frente' deles". A conseqüência da diferença no tempo da adolescência entre meninos e meninas é conhecida: meninas de 14 anos podem ser moças bastante maduras, enquanto meninos de 14 anos são meninos de 14 anos. Nesta fase o adolescente precisa conhecer e aceitar seus limites. Suzana diz que o autoconhecimento é um dos estudos da neurociência e uma grande contribuição para o adolescente. Necessidade de novos estímulos " É importante saber que precisamos de estímulos novos; que o cérebro se torna capaz de encontrar esses estímulos na literatura, no cinema, na música, no esporte, nas amizades; que usar drogas na adolescência é uma péssima idéia, porque o sistema sobre o qual elas agem está em uma fase crítica de sua formação; que somos impulsivos na adolescência e isso nem sempre é bom; que ainda não somos capazes de encontrar sozinhos todos os fatores, ou ao menos os mais importantes, a pesar na hora de tomar decisões, simplesmente porque a parte necessária do cérebro ainda não está pronta; que, mesmo assim, precisamos tomar nossas próprias decisões, porque é só assim que se aprende, diz Suzana> Fase de grandes paixões A pesquisadora diz ainda que por causa das transformações no cérebro, adolescentes vivem grandes paixões. Eles entendem melhor e mais rápido do que os pais como usar equipamentos novos, em parte pelo prazer de usar suas recém-descobertas habilidades de raciocínio lógico e intelectuais. É uma fase de grandes descobertas literárias, musicais, políticas e intelectuais de uma maneira geral, quando estantes e mentes começam a se encher de novas idéias. O fascínio recém-descoberto pelo abstrato leva o jovem não só a descobrir filosofias, como também a criar a sua própria. E aqui os adolescentes levam uma enorme vantagem sobre adultos: livres ainda de grandes responsabilidades sobre os ombros, eles têm tempo só para curtir isso tudo.
Mais informações: www.cerebronosso.bio.br


terça-feira, 26 de junho de 2012

Encerramento Projeto Arborização

      Escola Municipal "Dom Orione"  finaliza o Projeto  Arborização.
      "A Educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas, levando a natureza para a sala de aula, gerando grande conhecimento ecológico."
      Cientes desta situação, encerramos hoje o Projeto Arborização, cujo objetivo foi proporcionar aos alunos o reconhecimento da importância de arborizar toda a frente da escola e os benefícios que este projeto trará, bem como o apoio do grupo PLANTAR, o qual doou todas as mudas já plantadas.
      Foi uma manhã muita animada, todos os alunos presentes, representantes da Polícia Militar Ambiental, da Educação, Assessora Superior de Gabinete, da PLANTAR, do CEMMA (Centro Municipal do Meio Ambiente e Agricultura), os quais abrilhantaram tal evento.








Aprendendo com a informática

A cada dia que passa a informática vem adquirindo mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre as pessoas.
Esta ferramenta está auxiliando pais, filhos e educadores, mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo.
E como testemunho acompanhamos os alunos do 2º período do CEMEI "Tia Otília" nas atividades realizadas toda quarta-feira na Casa da Cultura, onde recebem orientação de educadoras, permitindo acesso as tecnologias da informação. No computador aprendem o manuseio do mouse e teclado, permitindo a busca de jogos e entreterimentos. É o momento mais esperado por eles. Esta atividade tem somado muito aos conhecimentos dos alunos vislumbrando aprendizagem  significativa por meio das tecnologias da informação.



Postado por CEMEI "Tia Otília"

26 DE JUNHO - DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS


POR EMCAS


       Dia 21 de junho os alunos da EMCAS tiveram o prazer de receber a Assistente Social do CRAS juntamente com o Soldado Hamilton que fez uma palestra sobre drogas, uma vez que no dia 26 de junho comemora-se o dia nacional de combate às drogas. Ele explanou sobre os perigos das drogas, como elas agem no organismo, a composição e as vantagens de se ficar longe delas. Deixou bem claro para os alunos que o caminho das drogas é quase sempre um caminho sem volta e que os jovens devem prezar por uma vida saudável bem longe delas.
   Parabéns aos funcionários do CRAS pelo excelente trabalho junto à comunidade e ao soldado Hamilton pela sua brilhante apresentação, colaborando para a conscientização de nossos jovens em relação a uma vida saudável, dizendo sempre NÃO às drogas.

PLANTANDO COLHEMOS

Durante 15 dias do mês de junho, as educadoras do CEMEI "Tia Otília", desenvolveram um Projeto voltado para o Tema Meio Ambiente.
Diversas atividades foram desenvolvidas, dentre elas o plantio de mudas de árvores frutíferas.

Agora a cada dia uma criança é convidada a ir regar a muda plantada por sua turma.

Acreditamos que "plantando conscientização" através de atividades prazerosas, colheremos bons hábitos e atitudes de cidadania e ética.









segunda-feira, 25 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE, MÚSICA E EXPRESSIVIDADE

Ao som das músicas: Moniquinha, Árvore triste, A terra está fofinha, Tudo é lindo e Amigo Planeta, os alunos do Maternal II A, Maternais III A e B, Primeiros Períodos A e B e Segundo Período, fizeram lindas apresentações com toda expressividade, empolgação e alegria de criança e encantaram toda equipe diretiva, pedagógica, alunos e educadoras.

Parabéns crianças e professoras pelo entusiasmo e sucesso alcançado.





Aranhas Serelepes

A dona aranha estava tranquila construindo sua teia quando viu vários objetos jogados no chão: vidros, papéis, metais e plásticos, logo ao lado estavam as latas de lixo, mas ninguém jogava o lixo no devido lugar. Ela ficou muito triste, chamou seus filhos para ajudarem a recolher toda aquela sujeira dali.
Mas havia um problema para as pequenas aranhas. A dona aranha tinha construído uma teia enorme, e para elas recolherem todo o lixo deveriam passar pela teia sem destruí-la. As pequenas aranhas que eram muito serelepes foram com bastante cuidado, recolheram todo o lixo e a mamãe aranha ficou muito feliz por saber que seus filhos sabiam que lugar de lixo é no lixo.

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve."
Victor Hugo


O nosso Meio Ambiente

As comemorações da Semana do Meio Ambiente leva-nos a refletir sobre temas como desmatamento, poluição e destruição do planeta. 
A conscientização de todos faz-se necessária para a qualidade de vida e garantia de sobrevivência para as gerações futuras. Pensando nisso as educadoras do CEMEI realizaram várias atividades diferenciadas para as crianças entenderem melhor a importância da preservação do meio em que vivemos. 
Algumas destas atividades fizeram a diferença, e para as crianças do 1º Período B a brincadeira das "Aranhas Serelepes" foi muito importante para mostrar que todas estavam cientes da importância de separar o lixo para a reciclagem e que o lugar do lixo é no lixo.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fazendo Arte!!!!!!

Por Creche M. Prof. "João Gomes"



Os "Pequenos Artistas" do Maternal II da Creche Municipal Professor João Gomes vem demonstrando suas habilidades artísticas.Usando tinta guache e esponja criaram lindas pinturas, descobrindo cores, figuras, além de desenvolverem a coordenação motora fina.

GINCANA AMBIENTAL


No dia 15 de junho de 2012, a Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha, promoveu uma gincana junina interna, com o objetivo de incentivar os alunos a preservarem o meio ambiente através de ações e reflexões sobre o uso do nosso meio.
Os alunos foram divididos em duas equipes: verde e azul. Os mesmos se divertiram de maneira lúdica, ao mesmo tempo em que estavam aprendendo.
Fonte: professores da APAE


Por APAE

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Poupança Kids, pensando no futuro dos alunos



Nesta terça-feira, 19 de junho, os alunos da EMCAS receberam a visita das funcionárias do Sicoob São Francisco, Natália e Laura que explanaram sobre a nova Poupança Kids, um investimento para alunos até 16 anos. Trata-se de um incentivo à garantia de um futuro financeiro destinado à realização de diversos sonhos como cursos universitários, aquisição de automóvel após a maioridade, aperfeiçoamento profissional, viagens etc. Os alunos se interessaram e receberam panfletos instruindo sobre a abertura da conta e orientações para os pais.

Confraternização e estímulo ao esporte


Por EMCAS

Na terça feira, dia 29/06, os alunos da EMCAS participaram de uma confraternização realizada na escola para comemorar os excelentes resultados alcançados pela equipe de futsal no JEMG e a JAP no campeonato escolar de ginástica. O evento contou com a participação de professores, direção, alunos e convidados como o vice prefeito Amador , secretário de esportes Venceslau  e o ex-secretário Joel, secretária de educação Luciene e o vereador André.  Na ocasião foi falado da importância dos resultados alcançados pelos nossos jovens atletas e também de medidas que deverão ser tomadas para melhorar ainda mais o desempenho nas próximas competições que acontecerão ainda este ano. Foi entregue pelo professor Andre os uniformes  2012, adiquiridos pela prefeitura, para a equipe de ginástica e passados  vídeos que mostram um pouco do que aconteceu durante as competições, sendo que um dos vídeos pode ser acompanhado no endereço abaixo. O professor Elder Ramon aproveita para parabenizar seus atletas e o apoio dado pela direção da escola em seu trabalho .
Link do Campeonato escolar de ginástica.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Conscientização da Violência contra o Idoso


Por EMCAS

Os alunos da EMCAS, juntamente com o CREAS e a comunidade moradense, participaram no dia 15 de junho de uma passeata e apresentações sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso. A data tem como objetivo mobilizar a sociedade para discutir e fortalecer a prevenção dessa violência, com a realização de campanhas em nível mundial.
A melhor forma de evitar um abuso é conscientizar as pessoas para que possam estar atentas a qualquer tipo de violência contra o idoso e saber como interferir e protegê-lo.

* Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me...

* Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me...

* Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência...

* Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor, não se irrite, tentei fazer o melhor que pude...

* Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só...

* Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...

* Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me...

* Se me comporto como criança, cerque-me de carinho...

* Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus...

* Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade...

A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor...

Um pouco...

Do muito que te dei um dia !!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Uma conversa com Deus




Por: Escola Municipal Heloisa de Campos Santos


A aluna Bárbara Siqueira Campos Silva, do 3º ano da Professora Waldirene, produziu o seguinte texto para homenagear sua mãe e todas as mães presentes na reunião de pais, realizada na véspera do Dia da Mães:

     Estava eu deitada em minha cama, quando de repente, Deus apareceu na minha frente.
     Foi mágico, porque queria falar para Ele como é grande o meu amor por minha mãe. A palavra mãe tem muitos significados: alegria, carinho, beleza, amor,segurança, cuidado, atenção e o que é mais bonito... sua magia.
     Disse Deus:
     _Todas as mães, são criações minhas e quando criei, pensei em dar aos meus filhos aquilo que é perfeito e especial. Cada mãe tem o seu jeito, mas o coração de cada mãe que existe na terra é tão grande quanto o Meu.
     De repente, eu abri os olhos e percebi que mãe é tudo aquilo que qualquer pessoa pode desejar. Que quem tem mãe, tem tudo e não há riqueza maior que o amor de uma mãe!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ARRAIÁ NA CRECHE



                                       Por: Creche M. Prof. "João Gomes"


             As festas juninas são uma excelente oportunidade para resgatar aspectos sociais e culturais, além de promover socialização e descontração. Portanto, visando ampliar os conhecimentos sobre o tema, as crianças da Creche Municipal Professor "João Gomes" com o apoio das educadoras começaram a ornamentar as salas com confecção de bandeirinhas, balões com material recicláveis, pinturas, colagens com diversos materiais, não esquecendo das brincadeiras tradicionais, comidas típicas e o principal: muita alegria e animação!

Trabalhando com recursos naturais e preservando o meio ambiente

Aulas com atividades diferenciadas são muito importantes no cotidiano escolar.
Brincar é uma forma da criança exercitar sua imaginação. Através do brincar, a criança reflete, organiza, desorganiza, constrói e reconstrói o seu mundo.
A professora Denilha do 1º Período A realizou com sua turma uma atividade onde as crianças exercitaram habilidades que aprimoram a coordenação motora fina; percepção visual e espacial; através da manipulação de sementes.
Aproveitando o dia do meio ambiente, a turma confeccionou um livro com o objetivo de conscientizar familiares, vizinhos, amigos sobre a importância de preservá-lo.

Não queremos meio ambiente,
Queremos ambiente inteiro!

Por CEMEI "Tia Otília"

Projeto Aluno Nota 10

A partir da reflexão sobre a realidade atual da sala de aula, surgiu a necessidade de desenvolver atividades que oportunizassem dinâmicas que educam, de interação social, aspectos afetivo-emocionais, enfim, uma melhoria no desenvolvimento humano e no processo de formação, possibilitando ao educando conhecer seus direitos, tornando-se auto defensores, cumprir seus deveres, adotar boas atitudes e bons valores éticos, despertar sentimentos, bem como saber sua própria identidade.

O projeto será trabalhado no decorrer do ano letivo de 2012, contando com a participação de toda a equipe da Instituição nas mais diversas atividades: dinâmicas, debates, músicas, relatos pessoais, soletrando, filmes, teatros, produções literárias, histórias, dentre outras...

Fonte: APAE


Por: APAE