quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Meio Ambiente





Creche Municipal Professor João Gomes

O Projeto Meio Ambiente  possibilitou às crianças da C.M.P.J.G. vivenciar atitudes ambientalmente corretas. As crianças, juntamente com as educadoras cantaram e dramatizaram músicas relacionadas ao tema, bem como contaram histórias, fazendo lindos trabalhos de colagem e pintura. O respectivo trabalho valorizou a importância da preservação do Meio Ambiente. 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

HOMENAGEM ÀS MÃES

No dia 11 de maio, a direção, funcionários e alunos do CEMEI "Tia Otília" fizerm uma bela homenagem às mães.
Todas as turmas, do berçário ao II período participaram das apresentações. O evento foi realizado no salão da Escola M. Heloísa de Campos Santos.



                                                        Por: CEMEI "TIA OTÍLIA"

Parabéns Mães!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Meio Ambiente na E. M. Dom Orione

Preservar a escola é um ato ecológico. 
A referida escola se propõe a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos, bem como projeto "Arborização", desenhos e redações com premiação , com apoio da ZANINI Florestal e PLANTAR.
E esse é um grande desafio para a educação.
Encerramento programado para o dia 26 de junho às 9 horas.








COMO TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL: Uma lição que seus alunos precisam levar para casa e para a vida.


  • Escolher alimentos in natura e produzidos na própria comunidade.
  • comer é bom. mas quando a alimentação não é saudável, o nosso corpo avisa: engordamos, surge o cansaço, aparecem as espinhas, bate um desânimo e surge a danada da preguiça.
  • Para manter, perder ou ganhar peso, é preciso procurar a orientação de um profissional de saúde em uma Unidade Básica de Saúde.
  • Ter sempre atenção com a alimentação. É preciso fazer pelo menos três refeições por dia (café da manhã, almoço, jantar) e lanches saudáveis nos intervalos.
  • Comer menos salgadinhos de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches de fast-food, alimentos de preparo instantâneo e sorvetes. Eles são muito gordurosos e podem aumentar o colesterol no sangue.
  • Evitar ficar muitas horas em frente à TV,  videogame ou computador. É bom procurar atividades que movimentem o corpo, mesmo que não sejam esportes, como passear com o cachorro, pular corda, brincar de pique-esconde, etc.
  • Escolher alimentos saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer. Fazer combinações coloridas e variadas, dando preferência aos alimentos assados e sucos in natura.
  • Crianças e adolescentes que praticam esportes e exercícios físicos têm  maior chance de serem fisicamente ativos na idade adulta. A atividade física regular e frequente, além de prevenir doenças, é também  benéfica para a saúde mental e emocional.
  • Jovens que experimentam cigarro antes dos 15 anos de idade têm maior chance de se tornarem fumantes pesados na idade adulta.
  • Beijar pode sim, transmitir algumas doenças. Então, beijar muitos desconhecidos numa única noite não é tão bom assim.  Gengivite,  cárie, hepatite B, herpes são doenças que podem ser transmitidas pelo beijo.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Seu consumo provoca alterações comportamentais e psicológicas, além de problemas de saúde.
  • A água é uma bebida indispensável ao funcionamento adequado do nosso corpo. Beba no mínimo dois litros de água por dia (seis a oito copos), e de preferência entre as refeições.
  • É importante estimular os alunos a compartilharem todos os seus conhecimentos de saúde com os pais ou responsáveis, para que a família inteira passe a viver com mais saúde.
            (Essas são dicas do governo Federal para uma vida mais saudável)

Postado por Míriam - NUPE

PROJETO TRABALHANDO COM MÚSICAS






Através de atividades musicais, é possível estimular o desenvolvimento motor e neurológico, de forma a contribuir no processo da integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Considerando tais aspectos, está sendo desenvolvido o projeto “Trabalhando com músicas”, na modalidade da Estimulação Precoce – APAE, o referido projeto tem como objetivos específicos, o desenvolvimento: da motivação, da criticidade, das brincadeiras, da linguagem oral e percepção do próprio corpo. Este projeto será trabalhado no decorrer do ano de 2012.

Fonte: APAE

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Verde que te quero Verde"









            Para iniciar o Projeto Meio Ambiente, as Educadoras da C. M.P.J.G., juntamente com as crianças realizaram várias atividades com o intuito de conhecer o amor e o respeito à natureza.
Fizeram uma bonita pintura (árvore de mãozinhas) e uma chuvinha de papel picado que foi uma festa. Além do mais, o papel picado será aproveitado na colagem e modelagem de bonecos. Confeccionaram uma árvore com papel crepom rasgado, várias dobraduras de animais, além de um painel com colagem de gravuras. Foi um excelente trabalho!

BRINCANDO DE SER MAMÃE

AS EDUCADORAS DO MATERNAL II B DESENVOLVERAM  ATIVIDADES EM
HOMENAGEM AS MÃES.  AS CRIANÇAS  IMITARAM O TRABALHO DA MAMÃE NO DIA-A-DIA, RESSALTANDOA LINGUAGEM ORAL, MEMÓRIA E PERCEPÇÃO. TAMBÉM FOI TRABALHADO O RESPEITO E O CARINHO QUE DEVEM TER POR ELAS.
UM TRABALHO INTERESSANTE E QUE AS CRIANÇAS GOSTARAM DE FAZER FOI AMASSAR BOLINHAS DE PAPEL E SUGÁ-LAS, UTILIZANDO CANUDINHO, COM O OBJETIVO DE MELHORAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA, A LINGUAGEM ORAL, RESPIRAÇÃO E ARTICULAÇÃO. FOI UM EXCELENTE TRABALHO!






POR: CEMEI "TIA OTÍLIA"

AS CRIANÇAS TAMBÉM PARTICIPARAM DE SHOW DE CALOUROS E PEÇA TEATRAL: A CIGARRA E A FORMIGA, DEMONSTRANDO ENTUSIASMO E GOSTO PELA ARTE DE REPRESENTAR.
Um dia na horta...

Na última sexta-feira a professora da Ed. Infantil junto com os alunos fizeram uma aula diferente na horta.
Aprenderam a plantar e cultivar uma horta.


quinta-feira, 24 de maio de 2012


Entre olhares apaixonantes

            Isabel morava com seus pais em uma casa de luxo em um bairro bem movimentado. Todas as manhãs Isabel saia bem cedo pra ir à feira. Ela adorava comprar frutas e legumes bem fresquinhos.
            Na barraquinha de frutas ela não encontra ninguém para lhe atender, então ela diz:
            –– Olá! Tem alguém aqui? –– Logo se levanta um jovem e fala:
            –– Olá! O que a senhorita deseja.
            Mas quando se olharam, apaixonaram um pelo outro. Então ela respondeu.
            –– Eu queria experimentar um desses morangos, eu posso?
            –– Pode sim, eu vou pegar.
            Quando ele entregou os morangos a ela, ficou fascinado com seu olhar.
            Isabel tão educada pediu que o moço arrumasse os morangos. Depois ela perguntou quanto que custavam os morangos.
            –– Como é o seu nome senhorita?
            –– É Isabel, mas todo mundo me chama de Bel.
            –– Isabel como você é encantadora, não vou cobrar nada pelos morangos.
–– Espero que você se encante comigo também.
–– Qual é o seu nome senhor?
–– Lucas.
–– Que lindo nome. Lucas eu fico acomodada só porque as pessoas me tratam como a filha do papai, eu não gosto de ser tratada assim, porque eu também sou igual a todos, inclusiva igual a você. Eu sou um ser humano como qualquer outro. Você concorda comigo Lucas?
–– Sim, eu concordo, mas mesmo assim você não vai pagar os morangos, porque eu gostei muito de você. Você é uma mulher muito encantadora, especial e além de tudo é linda.
–– Lucas não fala assim comigo que eu fico sem jeito. Agora eu preciso ir, qualquer dia desses a gente se encontra e conversa.
–– Estarei te esperando, Isabel.
Lucas era filho de feirantes. Todo mundo no bairro conhecia a família, porque são humildes e bem educados. Os pais de Isabel odiavam essa feira, porque para eles só iam pessoas pobres e que não tinham o que comer. O Sr. Jorge Ferreira e a Sra. Dalva Ferreira não sabiam que sua filha Isabel ia nesta feira, lá ela só ia encontrar pessoas mal educadas e nojentas.
Isabel chega da feira com o cesto cheio de frutas e legumes, os pais dela perguntaram onde ela estava. Ela respondeu:
–– Eu estava na feira! Porque a pergunta mamãe?
–– Porque você sabe muito bem que eu não gosto daquelas pessoas pobres e fedorentas. Isabel não sabia o que fazer na hora, então ela resolveu contar tudo que aconteceu na feira.
–– Mãe, aquelas pessoas não são pobres e nem fedorentas, elas são apenas pessoas trabalhadoras tentando alimentar e educar seus filhos para que sejam pessoas boas no futuro. E você não tem conta com a vida deles. Quer saber vou para o meu quarto, porque é o melhor que faço.
A dona Dalva impressionada com o que a filha lhe disse, logo foi ao quarto dela e falou:
––Você Isabel esta de castigo. Só sai para almoçar e jantar. E olha lá o seu comportamento, porque se você fizer alguma gracinha eu vou te deixar trancada dentro desse quarto. Você está me ouvindo Isabel? - Isabel não falou nada.
Depois de um tempo sem se encontrar com Isabel, Lucas foi até a casa dela para vê-la. No entanto ele sabia que a família dela não gostava daquela feira, perto da casa deles. Então Lucas não pensou duas vezes e mandou pedras na janela do quarto de Isabel, e foi aí que ela  apareceu na sacada. Quando Lucas  a viu ficou impressionado com a sena de beleza de Isabel.
Ela gostou tanto da visita que chamou Lucas para conversar no quarto, porque a qualquer hora os pais dela podiam sair e vê-lo lá fora. Lucas começou a escalar a parede, até chegar à janela e entrar no quarto. Quando chegou no quarto, eles conversaram bastante. Foi quando ele decidiu falar algumas coisas para Isabel.
–– Isabel, quando  te vi pela primeira na feira eu me apaixonei profundamente por você. Pra mim você é frio, é calor, é febre de amor, saudade de paixão. E eu sigo sempre o rumo do meu coração. Só pra ter o seu amor, eu viajei pelo seu mundo, me vi com seus olhos e descobri que sou só o seu amor, pedi a Deus você de presente, pra me ver contente, ele te enviou, você sabe disso?
–– Olha Lucas, isso tudo que você me falou é lindo, eu adorei mesmo do fundo do meu coração, você pode acreditar em mim de verdade. Eu também sinto uma coisa profunda por você, mas os meus pais não querem que me relacione com pessoas pobres. Você me entende?
–– Eu não entendo, porque isso tá parecendo desprezo por eu ser uma pessoa pobre.
–– Lucas não é nada disso. Na verdade eu te amo, mas como nós vamos viver esse amor sendo que a minha família não concorda?
–– Ah, não sei, mas deve ter alguma solução para esse nosso problema.
–– Mas qual Lucas?
–– Já sei, mas eu não sei se você vai querer.
–– Então fala o que é!
–– Que tal se eu e você fugíssemos à noite pra outra cidade distante daqui?
–– Mas e a minha família? Eles vão ficar preocupados comigo e vão colocar a polícia atrás de mim.
–– É só você escrever uma carta contando o que aconteceu pra você fugir.
–– Ah! Quer saber eu vou com você pra qualquer lugar deste mundo Lucas.
Depois desta frase os dois não se aguentaram, olharam um para o outro e se beijaram pela primeira vez. No outro dia Isabel escreveu uma carta de despedida, enquanto Lucas falava para sua família que ia fugir com uma garota encantadora, os pais dele entenderam tudo e deixaram seu maior tesouro construir o seu próprio caminho.
A noite chegou e Isabel estava em casa construindo uma escada de lençóis para fugir da janela de seu quarto, enquanto Lucas estava lá ansioso montado num cavalo branco a espera de sua princesa. A noite estava maravilhosa, com estrelas e lua cheia, para o amor de Lucas e Isabel, na escuridão só avistava um vulto, o vulto de um casal apaixonado.

Autora: Tatiane Aparecida Gomes
Professor: Edicarlos Fernandes de Melo.  

Escola Municipal Dom Orione – Campo Alegre.


terça-feira, 22 de maio de 2012

CREAS E COMUNIDADE ESCOLAR SE MOBILIZAM NA CAMPANHA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL



                                                   (POR:  EMCAS)


O dia 18 de maio é o "Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil".

Juntamente com o CREAS a comunidade escolar se mobilizou na campanha contra o abuso sexual infantil, através de passeata e apresentações diversas sobre o tema, realizadas na escola municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva”. Os alunos e palestrantes procuraram conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o abuso sexual infantil.

De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a violência sexual é considerada crime, conforme artigo 244-A, fazendo parte ainda a exploração sexual e a prostituição infantil sob pena de reclusão de 4 a 10 anos e multa. 
Estes crimes violam e privam a criança e o adolescente do seu Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, ECA, capítulo II, artigos 15,16 e 17: "direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da 
imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. Dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”. 

Lute pela segurança da criança e do adolescente: DENUNCIE.

MAIO: MÊS DAS TELECOMUNICAÇÕES




                                                  (por: EMCAS)


Dia 05 de maio comemora-se o Dia das comunicações e dia 17, das telecomunicações. Aproveitando essas datas e o estudo da comunicação na história humana, os alunos dos 8º anos 105 e 106, juntamente com a professora Arilza, estudaram o tema nas aulas de Língua Portuguesa. Os alunos assistiram a um vídeo sobre a evolução dos meios de comunicação e apreciaram um slide que contemplou o surgimento das telecomunicações, desde o telégrafo até a internet e a telefonia celular. Os alunos fizeram uma exposição de aparelhos de comunicação e apresentaram simulações de um telejornal e de uma reportagem de rua.

Os alunos apreciaram muito o trabalho e participaram ativamente, demonstrando interesse e criatividade.   

segunda-feira, 21 de maio de 2012






Gastar uma hora no jogo queima mais calorias que as contidas em um cookie de chocolate
Exercícios mentais como palavras cruzadas ou o sudoku queimam, em média, 90 cal por hora, ou seja, mais que as calorias contidas em um cookie de chocolate, por exemplo. Tim Forrester, especialista em treinamento mental, afirma que dar um exercício ao cérebro queima tantas calorias quanto o malhar. “O cérebro queima 0,1 cal por minuto simplesmente para funcionar”, diz. Segundo ele, quando fazemos algo como uma palavra cruzada ou um quebra-cabeça, queimamos 1,5 cal a cada minuto.
O cérebro contém milhões de células nervosas conhecidas como neurônios. Eles produzem substâncias químicas chamadas neurotransmissores, as quais permitem que os neurônios se comuniquem entre si. Para fabricar os neurotransmissores, os neurônios extraem 75% da energia da glicose. É por isso que submeter o cérebro a atividades mentais complicadas, como o sudoku, fará com que ele gaste mais glicose, por isso, mais calorias.

Fonte:
 Revista Sportlife 

Dia das Mães




A Escola Municipal Waldemar Álvares Rodrigues de Souza comemorou o Dia das Mães em grande estilo. Os alunos da Educação Infantil ao 5º ano cantaram a música "Assim sem você" e os alunos do 6º ao 9º ano cantaram "Mãe"

Artes Diversificadas

No dia 18/05/2012 a professora das turmas do 1° e 2° ano, da Escola Municipal Waldemar Álvares Rodrigues de Souza confeccionou com seus alunos pintinhos, utilizando figuras geométricas, na aula de Artes.









sábado, 19 de maio de 2012

Crianças Hiperativas na sala de aula


Crianças hiperativas podem apresentar melhoras consideráveis em seu comportamento e desenvolvimento se algumas regras forem consideradas. Aqui segue algumas sugestões da psicóloga Mônica Duchesne e do psiquiatra Ênio Roberto de Andrade:
  • trabalhe com pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas;
  • dê tarefas curtas ou intercaladas, para que elas possam concluí-las antes de se dispersar;
  • elogie sempre os resultados;
  • use jogos e desafios para motivá-las;
  • valorize a rotina, pois ela deixa as crianças mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de novidades no material pedagógico;
  • permita que elas compensem os erros: sutilmente, faça-as pedir desculpas quando ofenderem os colegas  ou convença-as  a arrumar a bagunça em classe;
  • repita individualmente todo comando que for dado ao grupo e faça-o de forma breve e usando sentenças fáceis de entender;
  • peça a elas que repitam o comando, para ter certeza de que escutaram e compreenderam o que você quer;
  • dê uma função oficial a elas, como a de ajudante do professor; isso pode melhorar o relacionamento delas com os colegas e abriar espaço para que elas se movimentem mais;
  • mostre os limites de forma segura e tranquila, sem entrar em atrito.
Para seguir os conselhos acima providencie os seguintes materiais e deixe-os sempre ao alcance dos alunos na sala de aula:
Caixa com gibis e caixa com livros de histórias infantis. A criança hiperativa, quando faz uma atividade do começo ao fim, geralmente termina antes dos outros. Nesse caso, deixe que ela leia revistinhas ou livros, como forma de premiação. Dê a ele atividades de  leitura com responsabilidade, pedindo a ele que conte para os outros o que leu, o que achou mais legal na história, qual o personagem mais engraçado, mais maluco, inteligente, diferente etc. Ou então peça para desenhar a história lida.

Palavras cruzadas, jogos de trilha, atividades com figuras (jogo dos sete erros, ligue os pontos, encontre a figura escondida). É importante oferecer à criança hiperativa atividades diversificadas que exijam atenção mas que não a desgaste intelectualmente. Assim, ela terá prazer em executá-las. Essas atividades têm a função de premiar o aluno por ter terminado o trabalho rotineiro com atenção.




sexta-feira, 18 de maio de 2012

VISITA DA SUPRAM/ALTO SÃO FRANCISCO

18-05-12 E. M. “DOM ORIONE

OBJETIVO: Apresentar atividades socioambientais de parceria entre Plantar e governo Estadual, na E. M. Dom Orione para técnicos da SUPRAM/ASF. O manejo florestal da Plantar, representa a integração da Floresta de Produção com as áreas de proteção (vegetação nativa).
PARTICIPANTES PLANTAR: Izaias Santos (Curvelo). Douglas Botrel (Belo Horizonte). Claudio Vemoto (Belo Horizonte). PARTICIPANTES SUPRAM: Stela Rocha Martins (Divinópolis). Raul Ribeiro Silveira (Divinópolis).

Em nome de todo o corpo docente e discente da E. M. Dom Orione Luzitânia Álvares (diretora municipal) agradece pelas fantásticas parcerias.