terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Lendo e entendendo o período pré-operatório


"A maioria dos textos de Piaget usa a denominação período pré-operatório para definir a fase de desenvolvimento que vai do nascimento até o início da fase operacional. Entretanto, considerando a diferença observável entre dois momentos deste período, preferimos falar separadamente de estádio sensório-motor, que vai de zero a aproximadamente dois anos e de estádio objetivo-simbólico, que vai de aproximadamente de dois anos até cerca de seis ou sete anos.
A denominação objetivo-simbólico se prende à característica do desenvolvimento próprio desta fase, isto é, diz-se estádio objetivo porque se trata de um momento em que a criança se volta para a realidade exterior, tentando descobri-la, e diz-se estádio simbólico porque é neste momento que a representação mental (especialmente a linguagem) se instala. No período sensório-motor, o desenvolvimento foi centrado na própria criança, mas a partir de aproximadamente dois anos todos os recursos para explorar e conhecer o mundo ao seu redor passam a ser utilizados pela criança; seu interesse se expande do subjetivo para o objetivo. Neste processo de descoberta, a linguagem e as outras funções de representação oferecem uma contribuição importante e, por este motivo, o desenvolvimento tem como característica o fato de ser simbólico.
A partir, portanto, de aproximadamente 18 meses, graças à instalação da representação, a criança se torna capaz de reconstituir ações passadas sob a forma de narrativas, de antecipar suas noções futuras pela representação verbal, de representar cenas vistas anteriormente através do jogo simbólico ou da mímica. A linguagem, o jogo simbólico, a imitação diferida e, provavelmente, os primórdios da imagem mental, concebida como uma imitação interiorizada, vão se organizando.
Esse período é o que maior atenção mereceu de Piaget. Sintetizá-lo é, por isso, difícil, e ainda mais difícil esquematizá-lo em subperíodos. Parece-nos melhor enumerar suas características peculiares, que o diferenciam dos outros estádios, colocando-o a meio caminho das operações lógicas concretas. De início, convém lembrar que a inteligência sensório-motora só é capaz de ligar, uma a uma, as ações sucessivas aos estados perceptuais com os quais se relaciona. Piaget a compara ao filme em câmara lenta, que apresenta uma fotografia estática após outra, mas não consegue dar uma visão simultânea e completa de todas as fotografias. Já o pensamento representacional, graças à sua capacidade simbólica, apreende, simultaneamente, numa síntese interna, única, uma série de fatos. Sendo uma inteligência de ação, a sensório-motora está limitada à perseguição de metas concretas da ação, mais que à busca do conhecimento, enquanto o pensamento representacional pode refletir sobre a organização de seus próprios atos, já que ele é contemplativo da ação, em lugar de ser meramente ativo. Outra característica distintiva do pensamento pré-operacional é sua capacidade para superar o presente imediato, que lhe possibilita, com o tempo, estender seu alcance muito além dos atos presentes, concretos do sujeito e dos objetos presentes, concretos do ambiente.
Finalmente, a cognição representacional pode socializar-se _ e aos poucos se socializa _ por meio de um sistema de símbolos que toda a cultura pode compartir. Ao contrário deste, o nível sensório-motor da cognição está confinado às ações na realidade e não às representações da realidade, sendo forçosamente individual, particular, não compartilhado.
Decorrem dessas transformações pelo menos três consequências: a socialização da ação, a interiorização da palavra graças ao pensamento propriamente dito e a interiorização da ação, que passa a se reconstituir no plano intuitivo das imagens. No nível afetivo, desenvolvem-se os sentimentos interindividuais, como as simpatias e antipatias, o respeito e a irritação com algumas pessoas em particular. A afetividade interior também se organiza neste período mais que antes".

Se as ações são interiorizadas, cabe a nós educadoras, mães, avós, tios (as) observarmos as ações das crianças. O que fazem nossas crianças? Que atitudes estão observando? As ações socializadas estão sendo saudáveis? O que podemos fazer para melhorar o nível das ações observadas pelas crianças? Acho que podemos contribuir e muito!


E. M. Dom Orione

Gildácio professor de Ciências, faz com que os alunos entendam a importância da Higiene Pessoal e do Ambiente como forma de relacionamento humano, através de confecção de cartazes e debate.


A História das Chaves Mágicas

Por: Escola Municipal Arco-Ìris
A História das Chaves Mágicas foi contada pelas professoras Shirley, Shirlene e Railda com intuito de trabalhar a importância de boas maneiras na vida da criança. A história foi apreciada por todas as crianças, com o objetivo de incentivar o uso das palavras mágicas, através de histórias e brincadeiras de forma lúdica.

O CARNAVAL NO CEMEI "TIA OTÍLIA"









Por: CEMEI "Tia Otília"


No dia 17 de fevereiro, aconteceu no CEMEI "Tia Otília" um animado carnaval. As professoras ornamentaram as salas e confeccionaram painéis representando o samba enredo do carnaval de Morada Nova.

As crianças usaram fantasias, as professoras também se prepararam com entusiasmo.

As crianças do berçário, maternal I e II também participaram do seu jeitinho.

A data foi trabalhada considerando além da nossa cultura, os costumes da comunidade escolar e a faixa etária das crianças.

GÊNERO TEXTUAL – NOTÍCIA

Por: EMCAS

A PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, MARGARETH NASCIMENTO, PROPÔS AOS ALUNOS DO 9° ANO 107 E 108, TRANSFORMAREM O TEXTO “ESPÍRITO CARNAVALESCO” DE MOACY SCLIAR EM NOTÍCIA JORNALÍSTICA.

OS ALUNOS, MUITO CRIATIVOS, ALÉM DE REDIGIREM A NOTÍCIA, AINDA CRIARAM UM TELEJORNAL E O APRESENTARAM DE FORMA DESCONTRAÍDA, DEMONSTRANDO COM PLENA CONSCIÊNCIA QUE UMA NOTÍCIA, SEJA ALEGRE OU TRISTE, DEVE SER TRATADA COM SERIEDADE, ÉTICA E VERACIDADE.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dificuldades de Aprendizagem

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.

É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.

As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).


O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitado pelos colegas

- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.

- Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.

- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.

- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.

- Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.

- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.

Professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

A INSPIRAÇÃO na Creche Municipal Professor "João Gomes"

O mês de fevereiro é só alegria na Creche Municipal Professor “João Gomes”.

“A Inspiração” esteve presente desde os pequeninos, contagiando a todos nós!

Baseado no Samba Enredo do CARNAVAL foram confeccionados pelas crianças atividades através de desenhos, pinturas, colagens, etc.

Comemorar esta data tão colorida e cheia de alegria é importante para que as crianças participem da cultura de nossa cidade, expressando assim a sua arte.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

Por:E.M.Heloísa de Campos Santos e Arco-Iris
Carnaval é um seleiro para imaginação, e o que é melhor, é ver nossas crianças se divertindo muito com as suas fantasias. As máscaras foram confeccionadas pelas crianças na sala de aula , com muito entusiasmo e alegria, desenvolvendo a psicomotricidade e o dom artístico. As crianças adoraram comemorar o carnaval, vestindo fantasias, pulando, dançando, cantando, se divertindo, e na escola não podia ser diferente.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Olha o carnaval aí gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E. M. Dom Orione 2012

A maior festa brasileira levada para dentro da escola.
A ideia é estudar o carnaval de modo interdiciplinar, oferecendo condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do carnaval, antes de promover uma festa carnalesca que envolva toda a escola. E foi assim que os professores da EMDO trabalharam, valorizando o carnavall de Morada Nova de Minas, baseado no SAMBA ENREDO INSPIRAÇÃO (tema que buscou fontes nos poemas: Borboletas de Vinícius de Morais e Aquarela de Toquinho e Vinícius de Morais), que estrará na avenida com o bloco Mania de Alegria, no CARNAMORADA de 2012, nete sábado, 18 de fevereiro ás 22 horas.

A direção.












CEMEI "TIA OTÍLIA" RECEBENDO SEUS ALUNOS COM MUITO AMOR E DEDICAÇÃO
















Os primeiros dias de aula estão, certamente, entre os mais importantes de todo o ano letivo. É durante essa fase que os alunos conhecem as professoras, os novos colegas e começam a se adaptar ao novo período, alguns deles à nova escola. O papel do professor nesse momento é de grande relevância, pois ele, mais do que ninguém, pode contribuir para que todas essas novidades se encaminhem de um jeito natural e bem sucedido para sua felicidade, dos alunos e dos pais.


As professoras receberam as crianças com muito carinho, ornamentando as salas, fazendo dinâmicas, brincadeiras e distribuindo lembrancinhas.


A equipe diretiva e docente espera em 2012 que o trabalho desenvolvido no CEMEI "Tia Otília" seja de qualidade e atenda as necessidades das crianças e os anseios de seus pais.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

Por: E.M.Heloísa de Campos Santos e Arco-Íris

Escola Municipal Heloísa e Arco-Íris preparam as crianças para o Carnamorada.
Na sala de aula os professores retratam sobre esse grandioso evento, realizando oficinas de artes, envolvendo todas as turmas. Por intermédio do tema Inspiração, todos os alunos confeccionaram suas próprias máscaras, colares e outros apetrechos que serão utilizados na grande folia da escola, onde estes terão a oportunidade de comemorar o carnaval em grande estilo juntamente com seus professores e colegas. O entusiasmo é contagiante por parte da coordenação das professores e supervisoras.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

EMCAS EM RITMO DE CARNAVAL

CARNAVAL TAMBÉM É CULTURA, POR ISSO OS PROFESSORES DA EMCAS JÁ ENTRARAM EM RITMO DE CARNAVAL TRABALHANDO O TEMA COM OS ALUNOS DE TODAS AS TURMAS. DEBATE, APRECIAÇÃO DO SAMBA-ENREDO DO BLOCO MORADENSE "MANIA DE ALEGRIA", PESQUISA DE DIVERSAS MARCHINHAS CONSAGRADAS NOS CARNAVAIS DE GERAÇÕES ANTERIORES, ESTUDO DA HISTÓRIA DO CARNAVAL NO BRASIL E PRODUÇÕES DE TEXTOS DIVERSOS SOBRE O CARNAVAL.
ALGUNS ALUNOS DO 8° ANO 105, DA PROFESSORA ARILZA (LÍNGUA PORTUGUESA) COMPUSERAM POESIAS SOBRE O CARNAVAL.

CARNAVAL
(Gabriel Giovanny)

O CARNAVAL DO MUNDO INTEIRO
É MUITO ANIMADO
MAS O BRASILEIRO
É MUITO MAIS EMPOLGADO.

AQUI TEM FESTAS
EM TODOS OS ESTADOS
MAS O DE SALVADOR
É O MAIS DEMORADO.

HÁ DESFILES
DE ESCOLAS DE SAMBA
E DE BATERIAS
TODOS REALIZADOS
COM MUITA ALEGRIA.
--------------------------
SAMBA NO PÉ
(Débora Eduarda)

SAMBA NO PÉ
FANTASIA NO CORPO
MÚSICA NO AR
MOÇA NO TOPO...

NO ROSTO ESTAMPADO
E SAMBA NO PÉ
NÃO SE VÊ NINGUÉM PARADO
POIS JÁ É...

SAMBA NO PÉ
CONFETE NO AR
EI VOCÊ...
VAMOS DANÇAR?

NO ROSTO ALEGRIA
UNIVERSAL
SAMBA NO PÉ
QUEM DIRIA
É CARNAVAL!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

COCHILAR DEPOIS DO ALMOÇO ESTIMULA A APRENDIZAGEM

Imagem: Domínio Público


De acordo com o trabalho, uma hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo de ampliar os processos cognitivos. Por outro lado, quanto mais horas um indivíduo permanecer acordado, mais "preguiçoso" se torna o seu cérebro - perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%.
O sono não apenas corrige os prejuíjos decorrentes de longos períodos de privação de sono, mas, em nível neurocognitivo, leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca - explicou Matthew Walker, um dos autores da pesquisa.


Resultados

Os pesquisadores examinaram 39 adultos jovens, divididos em dois grupos, um dos quais cochilava à tarde. Ao meio dia, todos os participantes foram submetidos a rigorosos exercícios de aprendizagem com o objetivo de estimular o hipocampo, região do cérebro que atua no armazenamento de memórias. Os resultados dos dois grupos foram equivalentes.

Às 14h, o primeiro grupo começou um período de sono médio de 90 minutos, enquanto o outro permaneceu acordado. Às 18h, os dois grupos foram submetidos a nova rodada de exercícios. O grupo que ficou desperto teve rendimento pior em relação à rodada anterior, enquanto que aqueles que cochilaram não apenas foram melhor como apresentaram ganhos na capacidade de aprendizagem.

Espanhóis, mexicanos e habitantes de diversos outros países costumam tirar uma boa "siesta" logo após o almoço. Mas o hábito não apenas ajuda a descansar e a fugir do calor do meio do dia. Cochilar também estimula a aprendizagem, segundo indica um novo estudo.

Segundo os pesquisadores, os resultados reforçam a hipótese de que o sono é necessário para "limpar" a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações. De acordo com o estudo, tais memórias são armazenadas inicialmente no hipocampo antes de serem enviadas ao córtex pré-frontal, que tem mais espaço de armazenamento.

_ É como se a caixa de entrada de e-mails estivesse cheia e, até que seja limpa, por meio do sono, não será possível receber mais mensagens - disse Walker.

Da agência Fapesp


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A EQUIPE DIRETIVA DA CRECHE MUNICIPAL PROF. "JOÃO GOMES" DÃO BOAS VINDAS AOS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS.

RECOMECE PENSANDO GRANDE

Não importa onde você parou…
em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e
necessário “Recomeçar”.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado…
Chorou muito? Foi limpeza da alma…

Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia…

Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora…

Aonde quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto… Queira o melhor do melhor… Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos…

Mas se desejarmos fortemente o melhor, principalmente, lutarmos pelo melhor...

O melhor vai se instalar em nossa vida.

Porque sou do tamanho daquilo que vejo,

e não do tamanho da minha altura!”

Carlos Drummond de Andrade.

Que iniciemos o ano letivo de 2012 com pensamentos positivos, buscando sempre a qualidade de ensino e o bem estar dos nossos alunos.

Carinhosamente: Equipe Diretiva da Creche Municipal Prof. “João Gomes”













terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Volta às aulas na E. M. Dom Orione – Campo Alegre.

06 de fevereiro de 2012
Um grande desafio espera por vocês!
Sejam todos bem vindos!
Receba nosso carinho, pois sua alegria nos contagia!
Direção e demais funcionários.



VOLTA ÁS AULAS



A direção, professores e demais funcionários da Escola Municipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva" deram as boas vindas aos alunos de maneira muito especial. Acolheram os jovens estudantes com carinho e procuraram despertar o interesse pelo conhecimento através das sábias palavras do reverendíssimo Padre Pacheco. Palavras que farão os alunos refletirem sobre o verdadeiro sentido da educação.
Os alunos tiveram o prazer de conhecer a nova direção da escola composta pela diretora Lívia Lúcia e pelas vice-diretoras Terezinha Geralda e Flávia Freitas.
Queridos alunos, nossa escola estará sempre aberta para recebê-los.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Jogos e brincadeiras para a Educação Infantil


Imagem:Domínio público

Jogos e brincadeiras para a Educação Infantil

Nesta página, você confere tudo sobre o percurso que as crianças da creche e da pré-escola fazem para aprender a jogar e brincar, bem como ideias a serem utilizadas em sala de aula com a turma. Reportagens, vídeos, entrevistas com os melhores especialistas, jogos online e sugestões de planos de aula fazem parte deste guia. É só acessar o link que leva ao site da revista NOVA ESCOLA.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/jogos-brincadeiras.shtml