"A maioria dos textos de Piaget usa a denominação período pré-operatório para definir a fase de desenvolvimento que vai do nascimento até o início da fase operacional. Entretanto, considerando a diferença observável entre dois momentos deste período, preferimos falar separadamente de estádio sensório-motor, que vai de zero a aproximadamente dois anos e de estádio objetivo-simbólico, que vai de aproximadamente de dois anos até cerca de seis ou sete anos.
Este blog tem o objetivo de incentivar os professores e comunidade escolar em geral para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC's), bem como divulgar o trabalho realizado pelas instituições de ensino promovendo interação entre família, comunidade, escolas e secretaria municipal de educação.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Lendo e entendendo o período pré-operatório
"A maioria dos textos de Piaget usa a denominação período pré-operatório para definir a fase de desenvolvimento que vai do nascimento até o início da fase operacional. Entretanto, considerando a diferença observável entre dois momentos deste período, preferimos falar separadamente de estádio sensório-motor, que vai de zero a aproximadamente dois anos e de estádio objetivo-simbólico, que vai de aproximadamente de dois anos até cerca de seis ou sete anos.
E. M. Dom Orione
A História das Chaves Mágicas
O CARNAVAL NO CEMEI "TIA OTÍLIA"
GÊNERO TEXTUAL – NOTÍCIA
Por: EMCAS
A PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, MARGARETH NASCIMENTO, PROPÔS AOS ALUNOS DO 9° ANO 107 E 108, TRANSFORMAREM O TEXTO “ESPÍRITO CARNAVALESCO” DE MOACY SCLIAR
OS ALUNOS, MUITO CRIATIVOS, ALÉM DE REDIGIREM A NOTÍCIA, AINDA CRIARAM UM TELEJORNAL E O APRESENTARAM DE FORMA DESCONTRAÍDA, DEMONSTRANDO COM PLENA CONSCIÊNCIA QUE UMA NOTÍCIA, SEJA ALEGRE OU TRISTE, DEVE SER TRATADA COM SERIEDADE, ÉTICA E VERACIDADE.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Dificuldades de Aprendizagem
A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.
É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitado pelos colegas
- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.
- Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.
- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.
- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
- Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.
Professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
A INSPIRAÇÃO na Creche Municipal Professor "João Gomes"
O mês de fevereiro é só alegria na Creche Municipal Professor “João Gomes”.
“A Inspiração” esteve presente desde os pequeninos, contagiando a todos nós!
Baseado no Samba Enredo do CARNAVAL foram confeccionados pelas crianças atividades através de desenhos, pinturas, colagens, etc.
Comemorar esta data tão colorida e cheia de alegria é importante para que as crianças participem da cultura de nossa cidade, expressando assim a sua arte.sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Carnaval 2012
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Olha o carnaval aí gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CEMEI "TIA OTÍLIA" RECEBENDO SEUS ALUNOS COM MUITO AMOR E DEDICAÇÃO
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Carnaval 2012
Escola Municipal Heloísa e Arco-Íris preparam as crianças para o Carnamorada.
Na sala de aula os professores retratam sobre esse grandioso evento, realizando oficinas de artes, envolvendo todas as turmas. Por intermédio do tema Inspiração, todos os alunos confeccionaram suas próprias máscaras, colares e outros apetrechos que serão utilizados na grande folia da escola, onde estes terão a oportunidade de comemorar o carnaval em grande estilo juntamente com seus professores e colegas. O entusiasmo é contagiante por parte da coordenação das professores e supervisoras.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
EMCAS EM RITMO DE CARNAVAL
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
COCHILAR DEPOIS DO ALMOÇO ESTIMULA A APRENDIZAGEM
O sono não apenas corrige os prejuíjos decorrentes de longos períodos de privação de sono, mas, em nível neurocognitivo, leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca - explicou Matthew Walker, um dos autores da pesquisa.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
A EQUIPE DIRETIVA DA CRECHE MUNICIPAL PROF. "JOÃO GOMES" DÃO BOAS VINDAS AOS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS.
Não importa onde você parou…
em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e
necessário “Recomeçar”.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado…
Chorou muito? Foi limpeza da alma…
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia…
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora…
Aonde quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto… Queira o melhor do melhor… Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos…
Mas se desejarmos fortemente o melhor, principalmente, lutarmos pelo melhor...
O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo,
e não do tamanho da minha altura!”
Carlos Drummond de Andrade.
Que iniciemos o ano letivo de 2012 com pensamentos positivos, buscando sempre a qualidade de ensino e o bem estar dos nossos alunos.
Carinhosamente: Equipe Diretiva da Creche Municipal Prof. “João Gomes”
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Volta às aulas na E. M. Dom Orione – Campo Alegre.
VOLTA ÁS AULAS
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Jogos e brincadeiras para a Educação Infantil
Jogos e brincadeiras para a Educação Infantil
Nesta página, você confere tudo sobre o percurso que as crianças da creche e da pré-escola fazem para aprender a jogar e brincar, bem como ideias a serem utilizadas em sala de aula com a turma. Reportagens, vídeos, entrevistas com os melhores especialistas, jogos online e sugestões de planos de aula fazem parte deste guia. É só acessar o link que leva ao site da revista NOVA ESCOLA.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/jogos-brincadeiras.shtml