quarta-feira, 4 de julho de 2012

Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá





Por: Escola Municipal Arco-Íris

As professoras Ilda, Beatriz, Josiene, Shirlene, Shirley e Railda desenvolveram o Projeto "Brincando e Aprendendo no Arraiá" que proporcionou uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto o projeto integrou a comunidade escolar e aconteceu durante todo o mês de junho.

Incentivou nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e cultural.

Durante a realização do projeto foi trabalhada a coordenação motora fina, conceitos básicos: dentro, fora; curto, comprido; maior, menor; fino, grosso; mais, menos; doce; salgado; noções de quantidade e escrita dos numerais; recitação de poesias; entonação, ritmo e dramatização a partir de músicas, danças típicas; sequência lógica; leitura de imagens seguida de interpretação coletiva; relação espaço-temporal; roda de conversa, danças, brincadeiras, linguagem, músicas, cantigas populares típicas de Festas Juninas; recorte e colagem; produção e interpretação de textos coletivas.

O projeto foi encerrado com a realização de uma animada quadrilha improvisada que contou com a participação de todos, num clima de muita alegria.


3 comentários:

  1. Excelente trabalho.
    Parabéns a todos em especial às professoras envolvidas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei este projeto colegas! Parabéns! Não é por acaso que estão na educação infantil. Sou admiradora do trabalho de vocês!

    Jaqueline Soares de Oliveira Rocha

    ResponderExcluir
  3. Este projeto "Brincando e aprendendo no Arraiá" foi excelente e contagiante.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!