sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeto Arborização

Escola Municipal Dom Orione em parceria com o Departamento Socioambiental da Zanini Florestal (Plantar).
Agradecemos a Plantar pelo apoio ao Projeto Arborização, onde recebemos hoje mudas variadas, com o objetivo de arborizar toda a frente da escola.






ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE

PROJETO ARBORIZAÇÃO 








Professor: Gildácio Cordeiro de Moura, idealizador do projeto.






Justificativa:
O presente projeto visa transformar o espaço de (tanto metros) existente na entrada da Escola Dom Orione, localizado em Morada Nova de Minas, numa área arborizada, num local ocioso onde não se encontra um aconchego ambiental adequado nesta unidade escolar, desenvolvemos um ambiente mais humanizado, com a parceria dos professores e alunos integrando reciclagem, técnicas agrícolas paisagismo, características dos vegetais e animais que nesta área aparecera. Colocaremos mão na massa e registraremos as transformações, valorizando o fazer dos alunos. Estimulando as ações ambientais voluntários da comunidade e dos discentes.
As plantas são importantes para o homem e o animal. É necessário despertar em nossos alunos e comunidade amor á natureza e o desejo de conservação.
            Com esse intuito a comunidade escolar juntamente com o grupo PLANTAR fará a arborização em frente a Escola Municipal Dom Orione.
Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência. Retém CO2. Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação. Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local. Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade. Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares. Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos. Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes. Beleza natural para nossos olhares e almas

Tempo Previsto: Uma semana.
Público alvo: Escola e comunidade de Campo Alegre.
Objetivos:
Proporcionar um ambiente mais agradável na escola;
Valorizar a importância das árvores na nossa vida;
Obter mudas para o plantio;
Convidar pais para interagirem com os alunos;
Desenvolver a criatividade e socialização.
Envolver alunos do ensino fundamental no plantio a fim de trabalhar a educação ambiental.
Promover ações sociais (comunidade) visando a mudança de atitudes e conscientização ambiental.

Desenvolvimento
·         Debate professor e alunos sobre a importância das arvores;
·         Conversas informais e planejamento dando oportunidade aos alunos de contar suas experiências;
·         Passear ao redor da comunidade escolar, para pesquisar os diversos tipos de vegetação ali existentes;
·         Pesquisar o melhor tipo de árvore a ser plantada;
·         Confecção de cartazes sobre as árvores;
·         Fazer um relatório sobre a importância da árvore;
·         Arborização em frente à escola com apoio do grupo PLANTAR.

Material Necessário
·         Cavadeira;
·         Regador;
·         Enxada;
·         Pá;
·         Esterco;
·         Adubo;
·         Agua;
·         Estacas de madeira;
·         Tela;
·         Pregos;
·         Martelo;
·         Mudas de plantas nativas.
Culminância:
No dia determinado pela professor e os alunos, a turma realizará na frente da escola o plantio de mudas doados pela PLANTAR.
Avaliação:
Será considerado satisfatório se os alunos alcançarem os objetivos propostos com empenho e dedicação na realização do projeto. Os alunos farão um relatório contendo todas as atividades do projeto.
Organize um painel em que a classe possa expor o que mais a agradou e o que não foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? E os pais, têm algo a dizer? Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros.

Conclusão

O projeto tem como objetivo maior de levar os alunos a reconhecer a importância da arborização em frente a escola, ou seja os benefícios que irá trazer e também identificar a importância do apoio do grupo PLANTAR em relação a esse projeto social. 


Um comentário:

Agradecemos pelo comentário!