quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Produção dos alunos



Os alunos do 2º ano da professora Adriana Almeida realizaram trabalhos de desenhos e produções de textos a partir do filme ENROLADOS. Os trabalhos ficaram muito bons e os destaques ficaram com RAYNARA VICTÓRIA APARECIDA DE SOUZA (produção escrita) e RYAN LUCAS AMANCERANTES ALVES DA SILVA (desenho). A equipe diretiva da Escola Municipal Heloisa de Campos Santos parabeniza a todos os alunos e professora pelo trabalho realizado em sala de aula.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Arte com criatividade


A professora Ronilda destacou a criatividade de seus alunos através de um lindo trabalho de arte mosaica. Os alunos gostaram muito desse tipo de trabalho.

domingo, 27 de novembro de 2011



Em comemoração ao Dia da Bandeira, os alunos do 3º ano da Escola Municipal Waldemar Álvares Rodrigues de Souza, confeccionaram a bandeira nacional utilizando como método o mosaíco.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MATERNAL III B TRABALHANDO A ALIMENTAÇÃO













Por: CEMEI "Tia Otília"


As professoras do Maternal III B trabalharam com seus alunos durante esta semana, a importância de uma boa alimentação. Através de histórias, gravuras, caixa de linguagem, caixa tátil e caixa olfativa, as crianças aprenderam diferentes sabores, odores, texturas, cores, formas e quantidades. Aprenderam brincando que uma alimentação saudável é essencial para o seu desenvolvimento.

As atividades culminaram com um passeio pelos arredores do CEMEI, durante o qual as crianças se descontraíram e saborearam a fruta da época gentilmente doada por um vizinho.

PINTAR, DESENHAR E BRINCAR É SÓ COMEÇAR





No decorrer desta semana os alunos da Creche Municipal “João Gomes” experienciaram momentos divertidos. Com auxílio das educadoras as atividades com Arte estiveram em destaque.

Os alunos do Berçário colocaram literalmente a “mão na massa”, quer dizer, no mingau de farinha de trigo colorido com anilina comestível. Foi uma atividade muito interessante, enquanto alguns não quiseram se sujar, outros até experimentaram o sabor . O sorriso das crianças se mostrou em multicores.

Os alunos do Maternal I confeccionaram uma tartaruga, fizeram a pintura e as professoras colaram o casco que foi feito de garrafa pet. Revisaram a cor verde e brincaram com satisfação.

Já o Maternal II e III, soltaram sua imaginação deixando aflorar suas emoções pintando, desenhando casas, carros, animais e presentes para mamãe. E quando cansados, brincaram de faz-de-conta e muito mais.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PROEB

Escola Municipal Dom Orione

PROEB - Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica do Estado de Minas Gerais.

Importância: avalia-se escolas da rede estadual e municipal.
A secretaria do Estado de Educação quer saber o que os alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio já sabem, e o que ainda estão aprendendo, para tomar medidas adequedas para a melhoria de qualidade da educação oferecida em nosso estado.

Na E. M. Dom Orione, ocorreu tudo muito tranquilo com a aplicadora Flávia Dayrell, (Coordenadora pedagógica), acompanhada da diretora Luzitânia Álvares.

A frequência foi 100%, apesar do mal tempo, com muita chuva, onde todos esses alunos, dependem do transporte escolar.





quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PLANETÁRIOS




Os Alunos do 6º ano da Escola Municipal "Professor Antônio Ribeiro", juntamente com a professora de Ciências Angélica Rodrigues, realizaram um trabalho sobre Astrologia. Utilizando os recursos de informática para dar suporte aos trabalhos, os alunos concretizaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências confeccionando o planetário.
O resultado foi supreendente.

CARTÃO POSTAL


Os alunos do 4º ano da Escola Municipal "Professor Antônio Ribeiro", juntamente com a professora Leidiane monstraram seus talentos reproduzindo as belezas do município na confecção de cartões-postais. Durante o Projeto "A Saga de Nosso Povo" os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história de um povo lutador, que superou muitas dificuldades para construir o município de Morada Nova de Minas.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

EXCURSÃO A CIDADES HISTÓRICAS





DIA 19 DE NOVEMBRO OS ALUNOS DA EMCAS, JUNTAMENTE COMA AS VICE-DIRETORAS LÍVIA E TEREZINHA, A SUPERVISORA EDNA, A SECRETÁRIA VÂNIA, A PROFESSORA ADRIANI E ALGUNS JOVENS DA COMUNIDADE FIZERAM UMA EXCURSÃO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE SÃO JOÃO DEL REI E TIRADENTES. OS EXCURCIONISTAS PUDERAM OBSERVAR AS MARAVILHAS DESTAS CIDADES E APRENDERAM UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSO PAÍS, VISTO QUE O AUGE DO PASSEIO FOI A VISITA AO MEMORIAL DO PRESIDENTE TRANCREDO NEVES E AO SEU TÚMULO. NO ENTANTO, A PARTE MAIS DIVERTIDA FOI O PASSEIO DE MARIA FUMAÇA DE TIRADENTES A SÃO JOÃO DEL REI. CIDADES HISTÓRICAS: CULTURA E DIVERSÃO.

TODOS CONTRA A DENGUE



É fundamental que a população colabore com o trabalho de combate à dengue e, pensando nessa proposta, os alunos Edurado Rondinelli, Katlin, Andressa e Jeferson José dos 9º anos 107 e 108 da EMCAS, apresentaram uma paródia dia 19 de novembro, durante a feira do artesão e do agricultor.
A direção parabeniza a professora de ciências Cláudia, os alunos e demais funcionários que compareceram no local para prestigiarem o evento.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA



Os Alunos do 1º ano da Escola Municipal "Professor Antônio Ribeiro", juntamente com a professora Aloênia, fizeram alguns cartazes com regras de boa convivência dentro da sala de aula,
dando ênfase e valorizando os diversos gêneros textuais e seus suportes.
A atividade foi muito prazerosa, pois, os alunos participaram com interesse e entusiasmo.

DIA DA BANDEIRA












Entre os dias 10 a 18 de novembro, as educadoras do CEMEI trabalharam atividades bem criativas para comemorar o Dia da Bandeira.

As crianças ouviram o Hino à Bandeira, fizeram pintura, colagem e confeccionaram a mesma usando diferentes técnicas e as cores verde, amarelo, azul e branco.

As educadoras trabalharam, também, o significado das cores, de acordo com a maturidade das crianças.

Na oportunidade, conversaram sobre a preservação do meio ambiente, incentivando as crianças a cuidarem do seu ambiente como forma de garantir no futuro, muito verde, água, céu azul em poluição e muita paz.

No dia 18 de novembro, durante o momento cívico, as crianças ouviram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Bandeira.











domingo, 20 de novembro de 2011

BANDEIRA DO BRASIL

Visando a importância da Bandeira como símbolo Nacional, e com o objetivo de produzir gêneros textuais a professora Beatriz desenvolveu com os alunos do 4º e 5º ano a produção de um acróstico.


Bandeira do Brasil
Amada pelos brasileiros do fundo do coração
Nossa gente luta por sua liberdade
Dignidade, esperança, igualdade e paz.
Esperança de um país melhor
AtIngir os objetivos dos brasileiros com garra.
Lutar paRa a bandeira estampar entre as outras
Ter Amor a pátria

Diamante que reluz como ouro se exibindo entre nações
O Brasil se orgulha com esse símbolo nacional

Brasil mostrando raça para defender seu orgulho
República com riquezas
A bandeira a lançar sementes para mais orgulho criar
Seu calor ardente contagia a gente
Inovações a cada dia
Liberdade é que conta, pois lutamos para nossa bandeira se espelhar cada vez mais.
Autora: Michele A parecida Rodrigues de Sousa 5º ano

Bandeira respeitada
Amada por todos os brasileiros
Nós devemos respeitá-la
Dando a ela nossa reverência
Em cada dia de nossas vidas
Imaculada e soberana
Razão pela qual nos orgulhamos
Assim como os grandes em pelos pequenos

Dando as pessoas os direitos de amá-la
Ontem, hoje e sempre, sempre

Branca, verde, amarela e azul
Ressalta-se assim a suas cores
A paixão por ti é verdadeira
Sempre a ti honrarei
Impossível te esquecer
Lembrarei de ti enquanto viver.
Autora: Isabela Cristina da Silva 4º ano

sábado, 19 de novembro de 2011

19 de Novembro de 2011.


E. M. Dom Orione
O que é, que é?
Uma campina muito verde...
No meio da campina
Um canteiro de flores amarelas.
No meio do canteiro
Um lago muito redondo
Refletindo o céu azul.
E no meio do lago
Uma ponte curva e branquinha...
E no meio da ponte
Três palavrinhas passando...
“Ordem e progresso”.
Resposta: A BANDEIRA BRASILEIRA.

A Bandeira Brasileira é um símbolo da Pátria que representa o nosso país.
Na Bandeira as estrelas representam os estados brasileiros; o verde simboliza nossas matas; o amarelo nossas riquezas; o azul o nosso céu e o branco a paz.
O uso da Bandeira é regulamentado por lei e todos temos obrigação de saber como hastear e também quando deve ela ser hasteada.
O hasteamento da Bandeira é feito normalmente, às oito horas da manhã e o arriamento, às 18 horas.
Entretanto se a Bandeira deve ficar hasteada durante a noite, é necessário que ela esteja convenientemente iluminada.

Ø Os professores da E. M. Dom Orione, incentivaram os alunos a debaterem a importância da Bandeira Brasileira.
Ø Estimularemos alunos a demonstrarem o seu respeito pela Bandeira com produção de texto e pintura da mesma.




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

AMOR À PÁTRIA E AO PRÓXIMO


Em comemoração a Proclamação da República e ao Dia da Bandeira foram realizadas diversas atividades pelos alunos e educadoras da Creche Municipal Professor "João Gomes": trabalhos de Arte como pintura, colagem e painéis. Em matemática a exploração das formas geométricas, cores e montagem de quebra-cabeça.
No momento cívico-festivo além da execução do Hino Nacional Brasileiro, alguns alunos recitaram versos e encenaram músicas.
Com o encerramento houve o Desfile das crianças com roupas coloridas, viseiras e bandeirinhas.
A passarela foi montada com enfeitas confeccionados pelas educadoras e no final cada aluno levou o seu kit para casa.

Oficina de Natal

Imagem:NUPE

Dia 17 de novembro o NUPE realizou mais uma oficina, a qual as mães puderam participar e confeccionar uma linda árvore de natal. A oficina foi liderada por Patrícia, com o apoio das outras profissionais. As oficinas realizadas tem como objetivo apontar meios de fonte de renda.