segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Educação Inclusiva


A vice diretora Lívia e a professora Patrícia, participaram do V Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade em Passos do dia 24 a 28 de outubro de 2011. Foram dias de muito aprendizado, troca de experiências, oficinas, estudo de casos e também de novas amizades.

Deixamos aqui uma mensagem de reflexão que demonstra o que realmente é ser "deficiente":



DEFICIENTE - Mário Quintana

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus."

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Retrospectiva






No mês de outubro as comemorações foram intensas... semana da criança, dia do professor, ufa!!! A alegria tomou conta dos alunos e funcionários e a festança foi geral.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ação Social

NUPE promove corte de cabelo através de serviço voluntário .
Salão: Jailson
Aluno: Lucas Alexandre da E.M.H.C.S

Homenagem aos professores







Por E.M. Heloisa de Campos Santos

A festa em homenagem aos professores foi bastante animada, os profissionais se divertiram a valer com os sorteios, músicas, mensagens e vídeos. A equipe diretiva e pedagógica das Escolas Municipais Heloisa e Arco-Íris parabeniza a todos os educadores.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

jogos psicopedagógicos

Jogos como esse vocês encontram no site www.cerebromelhor.com.br

Um excelente site para trabalhar o cerebro com jogos que desenvolvem várias habilidades e trabalham muitas dificuldades que os alunos apresentam no dia-a-dia. Trabalha principalmente as funções cognitivas.

Estudos recentes ajudam entender melhor a dislexia


A dislexia é o transtorno de aprendizagem com maior incidência nas salas de aula. Trata-se de um transtorno específico e persistente da leitura e da escrita, caracterizado por um inesperado e substancial baixo desempenho da capacidade de ler e escrever, apesar da adequada instrução formal recebida, da normalidade do nível intelectual e da ausência de déficits sensoriais. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 5% e 17% da população mundial é disléxica.

O grande impacto desse transtorno na população tem motivado diversos estudos sobre o assunto e algumas pesquisas recentes, como um estudo sobre a dificuldade dos disléxicos de associarem as pessoas às suas vozes, têm ajudado a compreender melhor a sua causa. Novas evidências têm demonstrado que o nível de QI (Quociente de Inteligência) não deve ser considerado para o diagnóstico da dislexia e também estão conduzindo a novas técnicas para o diagnóstico precoce através do uso de neuroimagem.

Como foi mencionado anteriormente, a definição generalizada da dislexia considera que os disléxicos possuem um nível intelectual dentro da normalidade, mas pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, comprovaram que pessoas com dificuldade de leitura possuem o mesmo padrão de ativação cerebral, independente do nível de QI. Essa descoberta oferece evidência biológica de que o QI não deve ser enfatizado no diagnóstico de habilidades de leitura, contradizendo a prática comum de utilizar o QI como fator auxiliar para definir e diagnosticar a dislexia.

Para entender melhor o que acontece nos cérebros de pessoas com baixa habilidade de leitura e sua relação com o nível de QI, os pesquisadores se voltaram para recursos de imagem, a ressonância magnética funcional. Para isso eles avaliaram um grupo de 131 crianças com idades entre 7 e 16 anos classificados em três grupos: fraca leitura com QI normal, fraca leitura com baixo QI, e leitura normal com QI normal. Os grupos foram submetidos a um teste envolvendo rimas enquanto passavam pela ressonância magnética.

Os resultados mostraram que os dois grupos de crianças com fraca leitura tiveram um desempenho parecido no teste de rimas, porém muito inferior ao do grupo de crianças com leitura normal. E as imagens indicaram que os padrões cerebrais dos grupos de fraca leitura eram também parecidos na maior parte do tempo, ao contrário do grupo com leitura normal.

Os pesquisadores ressaltam que essa descoberta soma a diversas outras evidências que indicam que uma criança com dificuldade na leitura, independentemente do seu nível de QI, deve ser estimulada a procurar intervenção específica para leitura. Esses novos resultados chegam num momento em que estudos comportamentais recentes mostram que as dificuldades no processamento do sistema sonoro da linguagem, que geralmente leva a dificuldades para conectar os sons da linguagem às letras, são similares em pessoas com baixa habilidade de leitura, independentemente do QI.

Isso fica mais claro em outro estudo recente, que descobriu que pessoas com dislexia têm dificuldade para distinguir pessoas pelas suas vozes. Isso se deve à dificuldade do disléxico de reconhecer as diferenças fonéticas, as propriedades físicas da fala que torna exclusiva a voz de uma pessoa, independentemente do idioma. A causa provável é que eles sofrem de comprometimento fonológico.

Para chegar a essa descoberta, os cientistas do MIT, nos EUA, treinaram pessoas com e sem dislexia para reconhecer as vozes de pessoas falando seus idiomas nativos, no caso o inglês, e também um idioma desconhecido deles, o mandarim. Em cada idioma, os participantes aprenderam a associar as vozes dos falantes a personagens diferentes e depois foram testados na habilidade de identificar corretamente as vozes.

Os cientistas descobriram que os disléxicos eram significativamente piores em consistentemente reconhecer as vozes no idioma inglês, porém eram tão ruins quanto os não disléxicos em reconhecer as vozes no idioma chinês.

O resultado reafirma a teoria de que o déficit da dislexia não está no ato da leitura em si, mas na verdade envolve dificuldades de como os sons da língua falada são ouvidos e processados no cérebro do disléxico. Porém, o que as teorias sobre dislexia ainda não foram capazes de explicar convincentemente, de acordo com os pesquisadores, é por que não há dificuldade aparente na habilidade das pessoas com dislexia de perceber e produzir a fala.

Muitas pesquisas demonstram que pessoas com dislexia têm mais dificuldade de compreender a fala quando existe ruído ao redor. Esses resultados sugerem que a dificuldade de se seguir uma voz específica pode ser parte da causa. Então, professores e demais educadores devem ser sensíveis a isso durante as suas aulas, uma vez que o barulho dos outros alunos pode tornar desproporcionalmente difícil para alunos disléxicos acompanharem o que está sendo ensinado.

Apesar de a dislexia ser uma condição hereditária, segundo o Instituto ABCD, o disléxico responde às intervenções terapêuticas e educacionais específicas, mesmo que lentamente. Somente com intervenções adequadas pode-se melhorar o desempenho em leitura e escrita, que também podem ser beneficiadas por diversos fatores facilitadores como a precocidade do diagnóstico, e o ambiente familiar e escolar.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Confraternização dos funcionários da Escola Municipal Dom Orione - 22-10-2011
"A primeira fase do saber é amar os nossos professores".
"Professor uma profissão" Educador a mais nobre de todas as missões!"












sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Oba!!! Festa!!

Para homenagear os educadores das Escolas Municipais Heloisa de Campos Santos e Arco-Íris, a equipe diretiva e pedagógica das referidas escolas promoverá uma festa, que contará com muita animação, sorteios de brindes, lembrancinhas e um delicioso jantar.

DIA DO PROFESSOR

As professoras da Creche Municipal Professor “João Gomes” foram homenageadas, receberam mensagens da equipe diretiva e lembrancinhas da Administração Municipal.

“Aos professores, mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna.

Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita.

Ser professor é ser condutor de almas e sonhos, é lapidar diamantes!”

PARABÉNS PROFESSORES!

DIREÇÃO DA CRECHE MUNICIPAL PROFESSOR “JOÃO GOMES”




SEMANA DA CRIANÇA

As funcionárias da Creche Municipal Professor “João Gomes”, durante a Semana da Criança proporcionaram aos seus alunos um ambiente acolhedor e amável com atividades extraclasses e interessantes, dando-lhes lazer, sociabilidade educativa e o direito de serem felizes valorizadas e amadas.

A semana foi finalizada com uma festinha na sexta-feira com direito a bolo, refrigerante, brigadeiro, balas e outras guloseimas.

Foi um sucesso! As crianças amaram!

PROJETO PRIMAVERA

A Equipe Pedagógica e as Educadoras da Creche Municipal Professor “João Gomes” trabalharam durante o mês de setembro com o Projeto Primavera.

Durante o Projeto os alunos vivenciaram as maravilhas que a natureza nos proporciona e valorizaram a diversidade ambiental.

As salas receberam os nomes de flores e os animais de jardim se tornaram mascotes. Os alunos juntamente com as educadoras realizaram atividades de pintura, colagem, recorte, dobradura, confecção de animais e flores com materiais recicláveis. As crianças do maternal I plantaram sementinhas de girassol.

A culminância do Projeto foi realizada com um desfile da Primavera onde algumas crianças vestiram fantasias de flores e animais.

Parabéns a toda equipe!

O PROJETO FOI UM SUCESSO!



terça-feira, 18 de outubro de 2011

"UMA SEMANA ESPECIAL"








































Por: CEMEI "Tia Otília"







Durante os dias 3 a 7 de outubro, o CEMEI "Tia Otília" comemorou a SEMANA DA CRIANÇA. As educadoras planejaram uma semana especial, onde aconteceram passeios, brincadeiras e apresentações diversas. A equipe diretiva se responsabilizou pelo cardápio que foi diferenciado, porém, considerando as necessidades das crianças e de acordo com a nutricionista.



As comemorações foram concluídas com uma festa para as crianças com direito a bolo, brigadeiro e refrigerante. Como lembrança deste dia tão especial, as crianças receberam um pirulito com a carinha de um palhaço confeccionado pela equipe diretiva e pedagógica.
Não poderíamos, também, esquecer das educadoras, pessoas que fazem o impossível para tornar possível qualquer evento no CEMEI. Elas também foram homenageadas e receberam uma lembrança da equipe diretiva e da Administração Municipal.

Expectativa

É com grande satisfação que a equipe diretiva da EMCAS oferece mais um monento de descontração e valorização dos seus profissionais, sábado dia 22/10/2011 acontecerá a tradicional confraternização dos professores e demais funcionários. Local Bar do Vandeco.
Até lá!!!

Dia Especial

A direção, equipe pedagógica, professores, alunos, secretários e funcionários da EMCAS cumprimentam os profissionais que cuidam da nossa saúde.

Parabéns pelo dia do médico!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011




Uma homenagem do corpo docente da E.M."Duque de Caxias" à todas as crianças da cidade de Morada Nova e região.

domingo, 16 de outubro de 2011

Parabéns educador


(imagem de domínio público)

Por E.M. Heloisa de Campos Santos




Homenagem da equipe diretiva das Escolas Municipais Heloisa de Campos Santos e Arco-Íris a todos os educadores de nosso município. Parabéns!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011


Uma homenagem da E.M."Duque de Caxias" ao corpo docente da rede municipal e estadual da cidade de Morada Nova de Minas.




Aproveitando o "Dia da Árvore" e a chegada da primavera, os alunos da Educação Infantil, 1°, 2° e 3° Ano, das professoras Marcelina e Reginalda refletiram sobre a importância das árvores em nossas vidas. E o quanto a primavera deixa nossa vida mais colorida e feliz.


Aproveitaram para pedir ao Senhor que conscientize o homem a destruir menos as florestas que ainda nos resta.