Este blog tem o objetivo de incentivar os professores e comunidade escolar em geral para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC's), bem como divulgar o trabalho realizado pelas instituições de ensino promovendo interação entre família, comunidade, escolas e secretaria municipal de educação.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Chegou as férias
BOAS FÉRIAS!
BOM DESCANSO!
ATÉ AGOSTO, SE DEUS QUISER!
terça-feira, 12 de julho de 2011
Alunos apreciam e participam do trabalho do Ministério Público Itinerante
Capacitação de Professores
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Arraial EMDOCAIPIRA – 2011
Quando o trabalho é dever, a vida é escravidão.”
Foi com muita alegria que a E. M. Dom Orione, com a animação da dupla Miranda e Vicente de Paulo, festejou a tradicional festa junina.
A direção escolar agradece a todos que empenharam sem medir esforços na realização do projeto, contribuindo assim, para que acontecesse o evento de maneira tão satisfatória.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Uma parceira de sucesso
Por E.M. Heloisa de Campos Santos
quarta-feira, 6 de julho de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
Porjeto: Raízes e tradições populares - A literatura de cordel abrindo os caminhos da leitura.
(Imagem de domínio público)
A Literatura de Cordel faz parte do romanceiro popular do Nordeste e teve sua origem nos romances portugueses em versos, os quais surgiram em sua expressão oral, sendo depois passados para a escrita. Foi nessa região, local de menor letramento e de acesso mais difícil à imprensa, que o Cordel, essas narrativas em versos impressas em papel simples e penduradas num barbante, conhecido como cordel, encontrou terreno mais fértil para se propagar (GALVÃO, 2001)
Pelo fato de esse tipo de literatura ser carregado de toda uma expressividade e historicidade relacionada à cultura popular, sentimos a necessidade de contemplá-la não só em sua expressão literária, mas também como prática sócio-discursiva, principalmente na sala de aula, por ser esse um local de ampla construção do conhecimento.
A professora de Língua Portuguesa, Arilza, fez um projeto que possibilita criar na escola um ambiente de leitura: alunos lendo e produzindo histórias, contando histórias diante de outros alunos, proporcionando a socialização do saber através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de cordéis.
Os educandos terão a oportunidade de fazer uma imersão no mundo da cultura popular, utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel.
Os alunos terão a oportunidade de conhecer diversos autores como Leandro Gomes de Barros, José Martins de Athayde, José Camelo de Melo, José Pacheco, José Ferreira de Lima, entre outros. O aluno poderá refletir sobre a individualidade da língua, incluindo-se aí as variedades lingüísticas encontradas no Nordeste brasileiro, pois, a Literatura de Cordel nos fornece material vasto para a abordagem dos gêneros textuais.
O educando entrará em contato com a poesia e com um vocabulário específico que os farão enxergar o que há por trás dessas produções textuais que são capazes de expressar questões morais, políticas, sociais, afetivas e culturais de um povo.
Com a exibição da novela “Cordel Encantado”, o interesse dos alunos sobre esse tipo de literatura foi despertado e todos estão curiosos querendo conhecer mais detalhadamente os enredos que compõe o acervo literário de cordel.
“Alunos leitores, bons escritores”.