sexta-feira, 15 de julho de 2011

Chegou as férias

A E. M. Dom Orione, fez um pequinique com os alunos dos anos iniciais, onde aconteceu um animadíssimo futebol de campo, com a narradora e Juiza Luana, fazendo uma interação: alunos, diretora, professores e cantineiras.

BOAS FÉRIAS!
BOM DESCANSO!
ATÉ AGOSTO, SE DEUS QUISER!




terça-feira, 12 de julho de 2011

Alunos apreciam e participam do trabalho do Ministério Público Itinerante



Dia 08 de julho de 2011 os alunos da Escola Municipal “ Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” apreciaram as atividades realizadas pelo Ministério Público Itinerante, na praça Dr. Agenor. Os alunos da JAP ( Junta Atlética Poliesportiva) fizeram uma maravilhosa apresentação, demonstrando que a juventude está unida com todos os órgãos sociais em prol do bem estar da comunidade moradense.

Capacitação de Professores



No dia 07 de julho de 2011 os professores de Língua Portuguesa e Matemática da Escola “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva”, juntamente com os professores de outras escolas do município, receberam os certificados dos cursos de capacitação “Pró- Letramento” e “Gestar II”. A direção da EMCAS parabeniza os professores pelo esforço e dedicação ao trabalho docente e pela busca de aperfeiçoamento contínuo, fazendo da educação um veículo para promover a cultura e o desenvolvimento de uma sociedade.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Arraial EMDOCAIPIRA – 2011

“Quando o trabalho é prazer, a vida é uma alegria;
Quando o trabalho é dever, a vida é escravidão.”

Foi com muita alegria que a E. M. Dom Orione, com a animação da dupla Miranda e Vicente de Paulo, festejou a tradicional festa junina.
A direção escolar agradece a todos que empenharam sem medir esforços na realização do projeto, contribuindo assim, para que acontecesse o evento de maneira tão satisfatória.












































quinta-feira, 7 de julho de 2011

Uma parceira de sucesso


Imagem de Domínio Público

Por E.M. Heloisa de Campos Santos

O PROERD é um programa de sucesso e a parceria firmada entre as escolas e o Soldado Hamilton está alcançando grande sucesso. Através das aulas ministradas, os alunos puderam conhecer mais sobre o perigo do uso das drogas e conscientizaram-se que este mal DEVE ser evitado. Para encerrar com chave de ouro, a formatura dos alunos que participaram ativamente deste programa ocorrerá dia 13 de julho de 2011, às dezoito horas no Salão de Eventos da Escola Municipal Heloisa de Campos Santos. Venham prestigiar nossos queridos educandos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Trabalhando com as mãos

Por E. M. Heloisa de Campos Santos

Os alunos do 1ºano da professora Ana Lúcia confeccionaram borboletas utilizando o rolo do papel higiênico. Os trabalhos enfeitaram a sala de aula, tornando o ambiente mais alegre e acolhedor.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Porjeto: Raízes e tradições populares - A literatura de cordel abrindo os caminhos da leitura.




(Imagem de domínio público)

A Literatura de Cordel faz parte do romanceiro popular do Nordeste e teve sua origem nos romances portugueses em versos, os quais surgiram em sua expressão oral, sendo depois passados para a escrita. Foi nessa região, local de menor letramento e de acesso mais difícil à imprensa, que o Cordel, essas narrativas em versos impressas em papel simples e penduradas num barbante, conhecido como cordel, encontrou terreno mais fértil para se propagar (GALVÃO, 2001)

Pelo fato de esse tipo de literatura ser carregado de toda uma expressividade e historicidade relacionada à cultura popular, sentimos a necessidade de contemplá-la não só em sua expressão literária, mas também como prática sócio-discursiva, principalmente na sala de aula, por ser esse um local de ampla construção do conhecimento.

A professora de Língua Portuguesa, Arilza, fez um projeto que possibilita criar na escola um ambiente de leitura: alunos lendo e produzindo histórias, contando histórias diante de outros alunos, proporcionando a socialização do saber através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de cordéis.

Os educandos terão a oportunidade de fazer uma imersão no mundo da cultura popular, utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer diversos autores como Leandro Gomes de Barros, José Martins de Athayde, José Camelo de Melo, José Pacheco, José Ferreira de Lima, entre outros. O aluno poderá refletir sobre a individualidade da língua, incluindo-se aí as variedades lingüísticas encontradas no Nordeste brasileiro, pois, a Literatura de Cordel nos fornece material vasto para a abordagem dos gêneros textuais.

O educando entrará em contato com a poesia e com um vocabulário específico que os farão enxergar o que há por trás dessas produções textuais que são capazes de expressar questões morais, políticas, sociais, afetivas e culturais de um povo.

Com a exibição da novela “Cordel Encantado”, o interesse dos alunos sobre esse tipo de literatura foi despertado e todos estão curiosos querendo conhecer mais detalhadamente os enredos que compõe o acervo literário de cordel.

“Alunos leitores, bons escritores”.