quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festança no arraial





Por E.M. Arco-Íris

Continuando os registros da "festança no arraial", agora é a vez de mostrar nossos pequeninos da Educação Infantil e alunos do turno vespertino do Ensino Fundamental. Como sempre acontece, a animação rolou solta com desafios, danças e uma grandiosa quadrilha. A equipe diretiva agradece a todos os funcionários das Escolas Municipais Heloisa e Arco-Íris, que ajudaram a alegrar ainda mais os nossos alunos e parabeniza a todos os educandos pela linda comemoração interna.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Animação total



Por E.M.Heloisa de Campos Santos

No dia 17 de junho, os alunos da Escola Municipal Heloisa de Campos Santos realiazaram uma grande quadrilha interna. A animação tomou conta de todos os alunos e funcionários tornando assim o nosso dia mais alegre e festivo.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Viva os Santos Festeiros!

(Imagem de domínio público)



O mês de junho está terminando e vamos despedir dos Santos Festeiros, pedindo-lhes paz e proteção.
Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro!

FOGOS, ROJÕES, SIMPATIAS

Bernardino Matos


É festa na roça, muita alegria ao redor da fogueira,um agradecimento sincero pela colheita conseguida,muita comida típica, danças e festejos a noite inteira,milho assado, pamonha, canjica, variedade de comida.
Fogos de artifícios, bombas, rojões, cerveja e cachaça ,a sanfona choraminga, o zabumba bem forte ressoa,o triângulo entra no ritmo,o casamento é uma graça,simpatias as mais diversas, um grito de esperança ecoa.
Antes da meia-noite, uma faca bem amolada atravessa a bananeira,diante do sol nascente, sem que ninguém perceba, a faca é retirada, surgirão na lâmina as iniciais do namorado, deixando a alma faceira.nasce, então uma esperança, de uma bela companhia na caminhada.
Numa bacia cheia de água, uma vela acesa pinga, mais uma simpatia,pouco a pouco ou as iniciais de um nome ou de um rosto o visual,aparecerão nítidos, nas pequenas ondas que se formam, que alegria,estará a caminho um amor que de tão verdadeiro já é figura real.
Muitos se divertem, pulando por cima da fogueira, sem nada queimar,outros, com meia sola de crosta nos pés, caminham sobre o braseiro,sente-se um cheiro esquisito,de sola queimada e de um chulé de matar,que felicidade, meu Deus, proteja esses desfavorecidos o ano inteiro.
Lá no céu São João contempla tudo e fica feliz de tanta bondade e fé,a simplicidade do povo, o jeito simples e rude de ser feliz e de amar,percorrerá os pontos de luzes que se fixam em frente a casinhas de sapé.proteja esse povo solidário, torne o caminho sereno, pra vida deles melhorar.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Código Florestal





Perigo na mata: saiba tudo sobre o Código Florestal

Juliana Ravelli Do Diário do Grande ABC

A briga é das grandes: de um lado os produtores rurais que desejam a aprovação do novo Código Florestal; do outro ambientalistas, acadêmicos e organizações lutam para que isso não aconteça. Por enquanto, o primeiro round foi vencido pelos ruralistas após aprovação do texto - por 410 votos contra 63 - na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 24.
Agora, o código segue para votação no Senado. Se passar, caberá à presidente Dilma Rousseff sancionar ou vetá-lo. Mais do que
ambiental, a disputa envolve interesses políticos e econômicos. E se você não sabe o motivo de tanta discussão, é hora de se interar sobre o assunto.
A proposta tem vários pontos polêmicos. Um deles é a anistia (perdão oficial) aos crimes
ambientais cometidos até 22 de julho de 2008. Até essa data, os proprietários multados não teriam mais obrigação de pagar a dívida e recuperar as áreas desmatadas ilegalmente.
Hoje, toda propriedade rural precisa ter a chamada reserva legal (área com mata nativa). Se a lei mudar, as fazendas com até 400 hectares (4 km²) não precisarão mais preservá-la. A justificativa dos ruralistas é garantir a produção dos agricultores que têm pequenas áreas. Entretanto, teme-se que os agroempresários se aproveitem da lei. Com isso, 30 milhões de hectares de florestas ficariam sem proteção.
Os especialistas contrários à proposta acreditam que provocaria excessivo aumento do desmatamento, além de estimular os crimes ambientais, colocando em risco a
biodiversidade, equilíbrio ambiental e a própria vida no planeta.
As comunidades científicas brasileira e
internacional também são contra o novo código. Cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), da ONU, alertam que, se entrar em vigor, será extremamente difícil para o Brasil diminuir a emissão de gases de efeito estufa e o desmatamento da Amazônia (as áreas de proteção permanente seriam muito reduzidas), compromissos firmados na Conferência de Copenhague, em 2009.
A presidente Dilma já afirmou que se o projeto passar pelo Senado, vetará o que prejudicar o País, como a anistia a quem desmata. No entanto, não há como prever o fim dessa história.

As mortes nas florestas continuam - No mesmo dia em que o novo Código Florestal foi aprovado pela Câmara dos Deputados, em 24 de maio, dois defensores das matas foram assassinados: José Cláudio Ribeiro da Silva, 54 anos, e Maria do Espírito Santo Silva, 53. Ironia?
O casal de extrativistas tirava o sustento de modo sustentável a partir dos recursos oferecidos pela floresta, assim como centenas de famílias que vivem no mesmo assentamento. José Cláudio também liderava o grupo no combate aos madeireiros e carvoeiros legais. Por isso, há muitos anos o casal era ameaçado.
Eles não foram os primeiros a morrer em defesa da mata e não devem ser os últimos. O seringueiro Chico Mendes ganhou projeção mundial ao denunciar crimes ambientais na Amazônia. Ameaçado e perseguido, foi assassinado em 1988. A missionária norte-americana Dorothy Stang lutava para garantir os direitos dos pequenos agricultores. Foi morta em 2005.

Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental juntamente com o auxílio do professor Fábio Santana fizeram um trabalho magnífico sobre esse assunto tão polêmico.

sábado, 25 de junho de 2011

Uma maneira diferente de ensinar Parábolas





A palavra "Parábola" é de origem grega (parabole) e indica ação de igualar, comparar.

O raciocínio em padrões, possibilitado pela curva em questão, tem algo de fantástico e é reconhecido desde a antiguidade. Os antigos já diziam: "Quem trabalha sistematicamente com esta curva desenvolve o raciocínio matemático". Quando você observa uma fonte luminos, os jatos d'água descrevem parábolas. Na construção de certas pontes, utiliza-se forma parabólica e os fios de sustentação de uma ponte também assumem esta forma.

Podemos assim dizer que as parábolas se encontram por aí, em torno de nós. Assim, os faróis de um carro, as antenas parabólicas de televisão, as antenas de rádio-transmissão, os telescópios, os radares são objetos que tem forma parabólica.

A supervisora Sebastiana Francisca Moura Vander iniciou o estudo desta curva, através de uma atividade corporal com os alunos da professora Marcelina Márcia Fernandes.















quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conscientização ambiental



Por E.M. Heloisa de Campos Santos

Em consonância com o planejamento anual e projeto do meio ambiente, os alunos do 5ºano da professora Lucília confeccionaram maquetes dos espaços de nossa cidade. Os trabalhos surpreenderam a todos pela beleza e capricho apresentados.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Juventude homenageia os idosos

Os alunos da EMCAS: Katlin Aparecida, Nilson Lopes, Ramoni Cristina, Andressa, Sara Regina, Rosângela e Cíntia dos 9º anos 107 e 108 fizeram uma homenagem aos idosos no dia 15 de junho, no auditório da Escola Heloísa. Estes fizeram e cantaram uma paródia da música “Conquistando o impossível” da Cantora Jamilly.
Os alunos Romário e Lara, Rafael e Isabella, Ronny e Carolaine também abrilhantaram o evento dançando um forró universitário.
Aproveito este espaço para agradecer a equipe do CREAS pelo convite. Gostaria de agradecer também, com muito carinho, os alunos que fizeram o melhor para prestigiar estas pessoas que estão na “Melhor Idade” e têm muito ainda para nos ensinar e dizer que a direção, professores e funcionários da nossa escola estarão sempre dispostos a participar de questões sociais.


(MARGARETH NASCIMENTO)

Pequenos autores



A direção da Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” premiou as alunas que se classificaram em 2º, 3º e 4º lugar da escola, no concurso de redação referente ao Meio Ambiente. È um incentivo aos pequenos autores, preparando-os para serem grandes escritores.
Parabéns alunas pela brilhante participação!



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Criança educada, natureza preservada












Por: CEMEI "Tia Otília"




Somente uma educação baseada na transformação de valores e na mudança de atitudes pode resultar em benefícios para o nosso planeta, que dá sinais visíveis de que está pedindo socorro!...


As crianças têm uma potencial imenso e anseiam em fazer algo por nosso planeta, mas, para isso precisam de informações e estímulo.


É necessário entender os problemas que a terra e os seres vivos enfrentam e buscar soluções no dia-a-dia a partir dos locais de convivência: cidade, bairro, rua, escola, residência, de forma que todos contribuam para a preservação do ambiente.


Durante esta semana os funcionários e alunos do CEMEI "Tia Otília" desenvolveram o Projeto Meio Ambiente com atividades criativas e muito interessantes. Os alunos da pré-escola participaram do concurso de desenhos e quatro deles foram premiados: Caren e Fernando do 1º período das professoras Leila e Denilha; Letícia e Jully da professora Perpétua.

Além de reciclar, todos compreenderam a necessidade de cuidar do ambiente escolar.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Preservar o Meio Ambiente é um ato de amor...




A equipe diretiva, pedagógica, alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental e demais funcionários da E.M."Duque de Caxias", saíram em passeata para conscientizar a comunidade sobre a necessidade da preservação e manutenção do meio ambiente.

A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as interrelações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da corresponsabilidade, da solidariedade e da equidade. Diante desta necessidade, a equipe escolar como um todo, realizou uma manifestação e panfletagem na comunidade aderindo os seguintes itens:


* EVITE:

# Molhar a rua para acabar com a poeira;

# Irrigar plantações de arroz, milho, feijão, quiabo, etc;

# Lavar carros usando a mangueira;

# Deixar a torneira aberta sem necessidade;

# Jogar lixo nas ruas, quintais e na beira das rodovias;

# Arrancar árvores e matar animais.


* ADOTE:

# Lavar carros utilizando baldes;

# Utilizar a água da lavação de roupas para lavar as calçadas;

# Preservar árvores, plantas e animais;

# Queimar o lixo e/ou enterrá-lo;

# Usar a água de maneira consciente;


A NATUREZA É UM BEM PRECIOSO, CABE A NÓS UTILIZÁ-LO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL...




Unidos pela natureza


Por E.M. Heloisa de Campos Santos

Os alunos do 1º ano da professora Ana Lúcia realizaram nesta quarta-feira várias atividades relacionadas ao meio ambiente, dentre elas estavam a confecção de um cartaz e balões de São João feitos de garrafas pet. A turma se divertiu a valer!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Meio Ambiente, tema de trabalho


(Imagem de Domínio Público)

Por E. M. Heloisa de Campos Santos

Os alunos das Escolas Municipais Heloisa de Campos Santos e Arco-Íris participaram do projeto idealizado para a Semana do Meio Ambiente. Dentre várias atividades, um concurso de desenho (Educação Infantil) e de produção de textos (Ensino Fundamental) movimentou as salas e deixou os educandos animados e interessados. Após análise dos trabalhos para representar nossas instituições foram dos alunos Helena, do II Período e Rafael Antônio, do 4º ano.

A equipe diretiva e pedagógica das escolas parabenizam a todos os alunos e em especial aos vencedores pelos excelentes trabalhos.




terça-feira, 14 de junho de 2011

Arte, Educação,Esporte, Diversão








Dia 11 de junho, os alunos da Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” fizeram uma maravilhosa apresentação durante a Feira do Produtor Rural e Artesão. O professor Ramon e os pequenos atletas da JAP deram um show de acrobacias. A professora Margareth e os alunos da escola deixaram a feira mais bonita com a apresentação de uma animadíssima quadrilha. Parabéns aos alunos e funcionários da EMCAS e a todos envolvidos no evento.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"O MEIO AMBIENTE" na Creche M.Prof. João Gomes.






Por: Creche Municipal Professor "João Gomes"

Funcionárias e alunos da Creche Municipal Professor "João Gomes" trabalharam durante esta semana o tema "MEIO AMBIENTE" na Creche.
Foram desenvolvidas atividades como: dobraduras e pinturas com mãos e pés, que ficaram muito interessantes e criativas. O Salão foi ornamentado de acordo com o tema.
As crianças compreenderam a necessidade de preservar o ambiente escolar, que é na verdade, o seu segundo lar e onde passam a maior parte do tempo.
Esperamos que esta conscientização se estenda a todas as famílias e aconteça não somente esta semana, mas todos os dias porque...

CUIDAR DA NATUREZA É
PRESERVAR A VIDA
GARANTINDO UM FUTURO MAIS FELIZ!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Yepocá e as crianças



Por E.M.Heloisa de Campos Santos

As crianças se deliciaram com a apresentação da peça teatral A FABULOSA REDONDA FLOR realizada pelos integrantes do GRUPO YEPOCÁ. A história prendeu a atenção de todos os presentes e ao final da apresentação as crianças puderam ver de perto os bonecos utilizados para narrar a saga da redonda flor na cidade de Quadrilândia...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Reciclar - uma maneira interessante de aproveitar o lixo




Os alunos da E.M."Duque de Caxias" fizeram do lixo de suas casas materiais interessantes a serem utilizados por eles mesmos, com a ajuda do pessoal da Plantar, dentro do Projeto do Meio Ambiente, que está sendo desenvolvido em nossa instituição. Eles ensinaram os nossos alunos como fazer brinquedos utilizando materiais reciclávies e assim puderam concientizá-los de maneira agradável e interessante.

CADASTRAMENTO ESCOLAR 2012



POLOS DE CADASTRAMENTO


CEMEI "TIA OTÍLIA"


ESCOLA MUNICIPAL HELÓISA DE CAMPOS SANTOS


ESCOLA ESTADUAL FREI ORLANDO

A Naturereza pede Socorro!!!!






Nessa semana que é comemorado "A Semana do Meio Ambiente", que tal pararmos um pouquinho para pensar em nossos atos?


Então pense na seguinte frase: "Não destrua em minutos o que a natureza levou décadas para construir."

Meio ambiente na escola

Através de poemas, as alunas do 7º ano 103 procuram conscientizar os colegas e a sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente.



MEIO AMBIENTE
(Lorena Lúcia, 7º ano 103)

A minha escola
É um verdadeiro lugar de preservação
Fazemos passeatas
A fim de mobilizar
O povo moradense
Para o meio ambiente amar.

No pátio da escola
Tem muitas coisas legais
Que ao meio ambiente
São essenciais
Tem árvores grandiosas
Que servem de morada
Para a bela passarada.


O meio ambiente
É mesmo exigente
Mas é muito competente
Pois simplesmente
De uma semente
Faz nascer árvores imponentes.


..................................


ENSINAMENTOS DA ESCOLA
(Maria Luana, 7º ano 103)

Escola que ensina
Mas ao mesmo tempo aprende,
Te dá apoio moral
E te surpreende.

Escola não ensina
Só a ler e escrever
Ensina também
Conceitos mudar
Preservar a natureza
E ao meio ambiente amar.

Meio ambiente na escola
São as árvores e a reciclagem
Também é o respeito à floresta
E à sua vida selvagem.

Para mim não é meio ambiente na escola
E sim escola no meio ambiente
Respeitar a água, a terra, o mundo
É respeitar a gente.

Cuidar da semente que se planta
Até um dia crescer,
E bela arvore virar
Pra nesse mundo viver.

Se aprende também na escola
Ao patrimônio público respeitar
A não jogar lixo no chão
E do planeta cuidar.

Cuidar do que se tem
Para um dia não faltar
Usar só o necessárioPara o futuro preservar.




(Alunas da professora Arilza, Língua Portuguesa)

Quadrilhando 2011

Os alunos da Escola Maria do Carmo deram um show de talento no II Quadrilhando 2011.
Parabéns alunos, funcionários e direção da EMCAS.


Alunos informados, jovens longe das drogas



Nesta segunda-feira, 06 de junho, os alunos participaram de uma palestra sobre “DROGAS” e tiveram a oportunidade de se informarem sobre as conseqüências do uso de diversos tipos de drogas como tabaco, craque, drogas inalantes e outras.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dedicação e entusiasmo


Por E. M. Arco-Íris

A professora do II Período da Educação Infantil Shirley Lima, juntamente com seus alunos sempre mostram seus talentos artísticos nas comemorações de nossa escola abrilhantando todos os eventos e elevando o nome de nossa instituição. Parabéns à todas as professoras que constantemente demonstram amor e entusiasmo no exercício do magistério.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aproveitando o que a natureza nos dá

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Escola Municipal Dom Orione, encerrou hoje o projeto, com algumas apresentações, mostrando a todos a importância da preservação do mesmo e que a reciclagem traz inúmeros benefícios para todos nós.

Compareceram ao evento: representantes da Zanini Florestal (Warley, Dirce e Servo) , Polícia Ambiental (Sargento Wendell e Cabo Wellesson), professor de Ciências e Geografia idealizador do projeto (Gildácio Cordeiro de Moura), presidente do Grêmio Estudantil (Leône Rodrigues da Silva), Padre Carrero, diretora (Luzitânia Álvares da Silva), especialista(Flávia de Moura Dayrell Braga), demais alunos e funcionários da escola.