terça-feira, 31 de maio de 2011

ROMANCE DE AVENTURA

O OLHO DA FENIX




Clarck era um jovem garoto que não imaginava que sua vida seria tão cheia de aventuras. Tudo começou com John, seu pai, que era um caçador cheio de mistérios e todos diziam que ele era um caçador de monstro, o que ele sempre negava.
O grande rival de John era o Caveira que sonhava em roubar provas que John conseguia sobre os mitos como: fantasmas, vampiros, lobisomens e outros.
John tinha um sonho de conseguir algo que muitos acreditavam ser impossível, “o olho da Fênix”, que podia trazer a paz e o mal para o mundo se caísse em mãos erradas. Mas não era só John que queria o olho da Fênix, o Caveira também e ele sabia que não conseguiria com John no caminho. Então resolveu mata-lo.
John já pressentia que Caveira iria tentar algo contra ele e resolveu contar tudo para Clark.
___ Filho, sei que você só tem dezoito anos, mas preciso te passar uma responsabilidade muito grande, disse John.
O menino já sabia que o pai era caçador de monstros e objetos mitológicos. John continuou:
___ Clarck, você é minha única esperança, venha comigo.
___ Para onde, pai?
___ Para onde nunca levei ninguém.
Os dois saíram por um caminho que Clark não conhecia.
___ Chegamos, aqui fica todos os meus equipamentos, disse o pai mostrando uma sala com diversos objetos estranhos que Clarck não conhecia nem sonhava existir.
___ Pai, porque me trouxe aqui?
___ É uma longa história.
John contou toda história para o filho e o ensinou tudo que um caçador precisava saber. Clark entendeu tudo e estava pronto para partir em busca do sonho de seu pai, o olho da Fênix. De repente, Caveira entra pela sala e atira em John. Clarck pega a arma, mas não adianta, o Caveira já tinha escapado. Clarck grita desesperado pelo pai.
___ Vai ficar tudo bem filho, só faça tudo como eu lhe ensinei.
Clarck segue seu caminho, lamentando a morte do pai. Sabia que teria de enfrentar dois monstros para chegar até o olho da Fênix, o Minotauro e a Medusa. Caveira também estava em busca do objeto, mas não conseguiu passar pela Medusa e acabou virando pedra o que deixou Clarck muito satisfeito. Caveira estava fora do caminho. Clarck ficou frente a frente com a Medusa e conseguiu derrota-la enfiando uma faca dourada no pescoço do monstro. Com a cabeça da Medusa Clarck transformou o Minotauro em pedra, destruindo-o.
Assim, foi fácil chegar até o olho da Fênix. Ao pega-lo viu uma luz branca e saindo dela encontrou seu pai que não havia lhe contado que o olho da Fênix podia ressuscitar uma pessoa querida.Os dois comemoraram muito por terem outra oportunidade de viverem outras aventuras e juntos governaram o mundo em paz.

(Texto produzido durante as aulas de produção de texto pelo aluno Talisson, 6º ano 102. Professora: Arilza).

Campanha contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil



Aos dezoito dias do mês de maio de dois mil e onze, às dezenove horas, na Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva”, encerrou-se a campanha pelo Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil realizada pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Os alunos das escolas do município apresentaram diversos números artísticos e os alunos da escola Maria do Carmo encenaram a poesia “Anjos caídos”, demonstrando que os adolescentes também se preocupam com a conscientização da sociedade sobre o bem estar das crianças e jovens.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ciência Virtual



A turma do 5º ano da EMPAR - Escola Municipal "Professor Antônio Ribeiro", foi até o laboratório de informática "José Alberto Caieiro da Silva", para uma aula de Ciências.Os conteúdos vistos na telinha do computador, auxiliaram a compreensão da disciplina, pois, além de visualizar, puderam interagir com colegas e professora, tornando a aprendizagem mais interessante e significativa.

Educação Ambiental na escola


O dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho de cada ano. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aqueles que dizem respeito à preservação.
Esta data é muito importante nas escolas, pois, os alunos em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.
Envoltos nesse espírito de preservação do Meio Ambiente, os alunos e funcionários da EMPAR - Escola Municipal "Professor Antônio Ribeiro", desenvolverão um projeto com referido tema. Para encerrar as atividades,será promovida uma passeata nas ruas do povoado com a participação da comunidade escolar e dos moradores,na tentativa de sensibilizá-los quanto à importância da sustentabilidade.

domingo, 29 de maio de 2011

Reconhecendo polígonos


Claudivânia, professora de Geometria da Escola Municipal Waldemar Álvares Rodrigues de Souza, desenvolveu atividades de construção de figuras geométricas, tendo como objetivo observar e reconhecer polígonos.
Dentre as figuras foram confeccionados o cubo, o cilindro e o paralelogramo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cuidando do Meio Ambiente

PROJETO MEIO AMBIENTE

ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

CRIAÇÃO: Professor Gildácio e Grêmio Estudantil

DATA: 24/05/2001 ao 01/06/ 2011

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

OBJETIVOS:

Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.

Promover a interação entre o grêmio estudantil e a comunidade escolar

ORGANIZAÇÃO:

· Mural com frases e desenhos representando o Meio Ambiente

· Palestras

· Confecção de brinquedos com material reciclado

· Danças

· Limpeza do lixo ao redor da escola

DESENVOLVIMENTO:

Os alunos percorrerão a comunidade escolar e notar os seguintes itens:

Problemas ambientais

· O que pode ser feito para melhorar

· Fazer recolhimento do lixo

· Convidar a comunidade para uma palestra

· Confeccionar um mural com frases e desenhos representando o Meio Ambiente

· Apresentação de uma dança envolvendo o tema Meio Ambiente

· Confeccionar brinquedos com material reciclado

· Montar uma exposição dos brinquedos confeccionados para a comunidade escolar.

No final do projeto participação do Grupo PLANTAR premiando os melhores brinquedos confeccionados com material reciclado.

CONCLUSÃO

O grêmio estudantil contribuirá para que a comunidade fique mobilizada quanto à preservação do meio ambiente e conscientizada de que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, no sentido de reaproveitar e não só degradar.






quinta-feira, 26 de maio de 2011

Unidos somos mais fortes


Por E. M. Heloisa de Campos Santos

Os alunos da Escola Municipal Heloisa de Campos Santos mostraram todo seu carisma e desenvoltura na apresentação artística feita durante o encerramento do Projeto de Combate ao Abuso Sexual a Crianças e Adolescentes desenvolvido pelo CREAS.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Trabalhos manuais



Por E.M. Heloisa de Campos Santos

Os trabalhos manuais estão presentes no cotidiano dos alunos da Escola Municipal Heloisa de Campos Santos. A professora do 1º ano Sandra Coelho confeccionou com seus alunos, cartões de felicitações para as mães utilizando folhas e flores desidratadas. O resultado surpreendeu a todos.

Trabalhando com gêneros textuais e conhecendo grandes poetas




Os alunos do 6ºano 102, dos 7º anos 103 e 104 fizeram, juntamente com a professora de Língua Portuguesa Arilza, um trabalho sobre gêneros textuais e aproveitaram para divulgar as principais datas do mês de maio, valorizando as comunicações, o trabalho e a abolição da escravatura através de murais com gravuras e poesias. Realizaram também uma pesquisa sobre a vida do poeta Castro Alves,sua vida, suas obras e sua luta contra a escravidão retratada nos versos de seus magníficos poemas.



domingo, 22 de maio de 2011

Yepocá na E.M."Duque de Caxias"





O espetáculo "O papel roxo da maçã", deixou os alunos da E.M."Duque de Caxias" maravilhados, pois incentivou em nossa escola a leitura, de forma lúdica, divertida e pedagógica.

Encenado de forma séria, por palhaços que contam a história de Rosa, uma menina muito curiosa. Um dia ela descobre que pode ouvir vozes e sons de um papel roxo e dos livros da sua casa. Ela descobre ainda, que as palavras são encantadas e que "ler"é uma das coisas mais maravilhosas do mundo.

Gostaríamos de agradecer à todos do grupo Yepocá, Plantar e Administração Municipal que abrilhantaram a noite de nossos alunos.

Família: Amor e Respeito Mútuos





A professora de Educação Religiosa da Escola Municipal Waldemar Álvares Rodrigues de Souza, Daniela, desenvolveu atividades que valorizam a instituição familiar com os alunos do 6º ao 9º ano.
Houve leituras, pesquisas, debates e foram confeccionadas árvores genealógicas enfatizando o tema.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alunos antenados


Por E.M. Heloisa de Campos Santos

O ensino na Escola Municipal Heloisa de Campos Santos tornou-se mais atrativo com as aulas ministradas no laboratório de informática. Semanalmente, cada professor orienta seus alunos quanto ao uso correto dos computadores, e dinamiza o conteúdo estudado trazendo mais prazer e ludicidade às atividades propostas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Escola Ativa (Caixa de Sugestões)

Contemplando a atividade Caixa de Sugestões do Programa Escola Ativa, os alunos do 5º ano, juntamente com as turmas da Educação Infantil, 1º, 2º, 3º e 4º anos, foram até a sede do Lar dos Meninos Dom Orione, para fazer um piquenique. Na oportunidade, trabalharam a socialização entre as turmas, o trabalho em equipe através de brincadeiras dirigidas e o saber de partilhar o lanche levado por cada aluno.

Fazenda Campo Alegre 18 – 05 – 11.








CEMEI "TIA OTÍLIA" E YEPOCÁ









Por: CEMEI "Tia Otília"





Aconteceu em Morada Nova de Minas, de 03 a 08 de maio de 2011, o Yepocá em cena 2011- Mostra teatral itinerante, oferecendo um repertório inovador em arte, como ferramenta de inclusão sócio-cultural e educativa.

Foi de grande importância para nós educadores, pois foi ministrado de forma bastante lúdica e divertida.
Vamos utilizar tudo que aprendemos para enriquecer nossa prática e tornar o dia-a-dia do CEMEI "Tia Otília" ainda mais alegre e atrativo para as crianças.

Demonstrando carinho



Por E.M. Arco-Íris

Os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Arco-Íris demonstraram todo o amor e carinho às mães em forma de lindas apresentações artísticas. As crianças mostravam-se ansiosas e entusiasmadas e, a cada entrada no palco, as mães se surpreendiam com as habilidades de seus filhos, o que deu um tom todo especial à nossa comemoração. Parabéns a todos os envolvidos no evento!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fazendo arte na escola

A professora de Artes Margareth, através de uma apresentação da companhia de Dança Tentação, explicou de forma interativa a pluralidade musical e dançante existente em nosso país. Destacaram-se: o samba, pagode, axé e funk. Os alunos que prestigiaram as apresentações se encantaram e até “caíram na dança”.


Jovens Poetas

A professora Arilza de Souza Ribeiro e a direção da Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” parabenizam as alunas Maria Luana A. e Silva, Débora Eduarda e Lorena Lúcia, do 7º ano 103, pelos belos poemas feitos na aula de produção de texto. Nesta aula os alunos podiam se inspirar em temas diversos ou redigir sobre o que estavam sentindo naquele momento.


Um jardim diferente
(Débora Eduarda)




(imagem de domínio público)


Um jardim diferente
Com árvores exigentes,
Com belas flores
De vaiadas cores.

As charmosas violetas
Sempre espoletas.
As elegantes rosas
Sempre tão formaosas.

Alegres arbustos
Penas que não dão frutos!
Pingo de ouro abundante
Que mais parece diamante.

Um diferente gramado
Verde, fofo e bem amado,
Por vergonhosas orquídeas
Apesar de tímidas, divertidas.

Essa alva flor tem espírito
Por isso é chamada lírio
Que vê as pobres hortênsias
Coitadas, sempre em penitência.

O vento apita e acaricia
Avisando a tulipa
Que a vida, apresar de sofrida
Pode ser delicada e muito florida,
Reflete nos jardins seus
Maravilhoso milagre de Deus.



.........................................................................




Coisas
(Maria Luana)




(imagem de domínio público)



Coisas felizes,
Tristes, radiantes,
Coisas amadas
Coisas constantes.

Coisas felizes
Que me fazem sorrir
Coisas tristes
Que me fazem deprimir.

Coisas do bem,
Coisas do mal,
Coisas que um dia
Foram a tal.

Coisas amadas,
Que me fazem bem.
Coisas odiadas
Que um dia amei também.

Coisas doces,
Coisas geladas, coisas amargas,
Coisas dotadas.

Coisas são coisas,
E tudo mais.
Coisas são coisas
Tanto faz.

Coisas,
Que me fazem sorrir,
Que me fazem brincar,
Que me fazem ser eu,
Que me fazem amar.

Coisas que um dia esquecerei
E talvez até perderei,
Mas mesmo assim,
Amarei.


.......................................................................................



Amigos
(Lorena Lúcia)




(imagem de domínio público)




Amigos sempre com pressa
Amigos sem muita conversa
Amigos sempre apressados
Amigos sempre cansados.

Amigos só da necessidade
Amigos falsos sem amizade
Amigos que são em excesso
Mas nenhum de verdade.

Amigos só de pensamento
Somente com isso me sustento
Amigos somente do mal
Infelizmente nenhum é real.

Amigos que por falta de atenção
Perdem a exceção
De ser alguém fascinante
De amizade sempre constante.

Amigos que faz a gente perder
Que não deixam a vida florescer
Amigos da vida
Sem volta, só de ida.


...............................................................




quinta-feira, 12 de maio de 2011

Revelando talentos




Por E.M. Heloisa da Campos Santos

No dia 09 de abril, os alunos das Escolas Municipais Heloisa de Campos Santos e Arco-Íris mostraram seus talentos na dança, teatro, ginástica e canções e abrilhantaram a Feira do Produtor Rural de nossa cidade. A equipe diretiva das escolas parabeniza e agradece aos alunos, pais e funcionários.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Teatro de bonecos

A bibliotecária Wandelice Sônia e a professora de artes Margareth Nascimento participaram das oficinas "Arte de brincar e teatro de bonecos, trecos e objetos". As oficinas aconteceram nos dias 03, 04 e 05 de maio. As profissionais, muito entusiasmadas com o que aprenderam, encenaram improvisadamente na escola "O sequestro das princesas encantadas". Ao terminar a apresentação os alunos puderam manusear os bonecos e tirar dúvidas sobre manipulação e confecção dos mesmos.

É a arte contribuindo no desenvolvimento educacional dos alunos.

Campeonato Escolar





A direção da Escola Muncipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva" e o professor Elder Ramon parabenizam seus alunos pela brilhante apresentação no Campeonato de Ginástica ocorrido nos dias 06 e 07 deste mês em Contagem, MG.
O resultado deste maravilhoso trabalho foram 31 medalhas, sendo 8 de ouro, 12 de prata e 11 de bronze, e um troféu referente ao 2º lugar na classificação geral.
O professor Ramon aproveita a oportunidade e agradece a Secretaria de Educação/ Secretaria de Infraestrutura pelo empenho em conseguir o transporte e à diretora Eliana de Fátima por fornecer a alimentação aos esportistas.

A direção e funcionários da Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva”, também parabenizam a professora Flávia Alexandra e os alunos pela participação no JEMG.
Parabéns jovens Atletas!!!




segunda-feira, 9 de maio de 2011

YEPOCÁ NA E.M.DOM ORIONE

A Escola Municipal Dom Orione, teve o prazer de receber o grupo teatral YEPOCÁ, patrocinado pela ZANINI LTDA (PLANTAR)e apoiado pela Administração Municipal. Foi um espetáculo para incentivar a leitura, contando de forma lúdica, divertida e pedagógica. Houve participação de toda a comunidade, alunos e funcionários.

Apesar de muita das vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura onde muitos não dão o devido valor.

Para as crianças, o teatro ajuda no seu desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento e por isso que ele deve ser um complemento na educação básica de todo o jovem, pois ele auxilia trazendo a informação e entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida.












A direção da escola agradece ao grupo YEPOCÁ, à Plantar e à Administração Municipal pela parceria.