sexta-feira, 29 de abril de 2011

Culminância do 1º Bimestre/2011




Os alunos da Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha/APAE finalizaram o 1º Bimestre do ano letivo comemorando datas inesquecíveis deste período: Dia do livro, dia do índio, semana Minas em destaque.

Para o acontecimento deste evento foi necessário a dedicação e boa vontade das professoras Conceição, Edicélia, Tânia, Luciana, Élen Suely e Nair; que junto com os educandos do 3º e 5º Ano abrilhantaram este momento com uma apresentação teatral de título “O Julgamento do dia do livro”; dança em homenagem a Minas Gerais, com a música “Minas não tem mar”; expressão corporal ao som da música “Seio de Minas”, dança folclórica “Maneiro Pau”; montagem da bandeira de Minas e vídeo com imagens de cidades mineiras.

O evento contou também com a presença de familiares dos alunos e com o apoio e participação de alguns alunos e funcionários da Escola Municipal Dona Maria do Carmo Álvares da Silva (EMCAS).

UM DIA ESPECIAL NO CEMEI "TIA OTÍLIA"!











Por: CEMEI "Tia Otília"



As professoras prepararam apresentações para comemorar as datas do 1º bimestre.


Os pequeninos do Maternal I A cantaram a música das frutas, usando roupas coloridas e máscaras.

A turma do Maternal II A encenou a história "O leão e os coelhinhos" com roupas e máscaras confeccionadas pelas professoras.

Alunas do 1º período A e estagiária do Magistério se vestiram de Emília, animando as apresentações.

Os alunos do 2º período alegraram a todos cantando a música "A gente gosta de brincar de circo", usando máscaras coloridas e acompanhados de palhacinhos de verdade.

Finalizando as apresentações, um mágico encantou a todos com seu coelhinho que saiu da cartola e os palhaços Pirulito e Picolé encerraram as apresentações com uma peça teatral que fez o CEMEI inteiro dar risadas.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Repórter por um dia – As Grandes Religiões

Conhecer a religião é mais do que cultura, é entender o homem e penetrar no mistério que leva a crer na infinitude humana. Religião vem de religare, religar. É a ponte que liga o homem a Deus; e deve ser também o ponto de união que liga o ser humano ao seu próximo. O caminho da espiritualidade é a chave que nos leva ao encontro com o sentido e o entusiasmo de viver. Aquele que aprofunda na sua religião e começa a apontar motivos para sua fé, descobre que o respeito pelo outro, que crê diferente, faz dele um autêntico ser religioso, que põe no amor ao próximo o ápice do encontro com o sagrado.

Estudar as outras formas de crer não significa converter a outro credo, mas é uma forma de estimular em nós a capacidade de dialogarmos, entendermos e respeitarmos a postura do diferente. É um jeito de ir construindo no coração humano uma nova página da história, dessa vez colorida com o abraço da paz e com a tonalidade da brandura no falar e no interagir, para que não repitamos mais os desastres das outras gerações que, em nome da fé, fomentaram guerras, traumas e preconceitos, desrespeitando inclusive direitos humanos universais.

Os alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Orione, apresentaram um jornal, que foi filmado como um jornal de verdade.
As atividades fazem parte de um projeto interdisciplinar - Repórter por um dia: As grandes religiões. O projeto está disponível em http://www.webquestbrasil.org/criador/procesa_index_busqueda.php

Professor: Edicarlos Fernandes de Melo - email: edicarmem@hotmail.com




quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reproduzindo espaços




Por E.M. Heloisa de Campos Santos

Os alunos do 4º ano juntamente com as professoras Beatriz Dayrell, Solange e Dalci realizaram trabalhos onde reproduziram através de maquete vários espaços de nossa cidade. O desenvolvimento da maquete se deu após o estudo do tema: "O HOMEM INVENTA E CONSTRÓI MATERIAIS". A equipe diretiva e pedagógica parabeniza alunos e professoras pelo excelente trabalho mostrado.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Páscoa EMCAS


Foi com muito carinho que a direção e coordenação entregaram a todos os funcionários uma lembrança de Páscoa, com mensagem de amor, fraternidade e solidariedade.

22 de abril: Dia da Terra


A professora de ciências Maria Cláudia e os alunos do 6º ano 101 e 102, 7º ano 105 e 106 fizeram uma exposição de cartazes na Escola Municipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva" para comemorarem o dia da Terra.Os alunos do 9º ano 107 e 108, juntamente com a professora fizeram uma visita em vários locais da cidade, distribuindo folhetos educativos e conscientizando a população sobre a importância do planeta.A aluna Ktlin finalizou o trabalho com as seguintes palavras:"Muitos nos disseram que somos o futuro do planeta,mas na realidade para construí-lo, o presente se faz imprescindível."

Seminário: Inclusão


No dia 15 de abril aconteceu nas dependências da Escola Municipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva", o I Seminário Municipal Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica coordenado pelas funcionárias do Departamento de Educação e Núcleo Interdisciplinar de Apoio Pedagógico (NUPE).

Dia do Índio, Páscoa: tudo é alegria na Creche Municipal Professor "João Gomes"





Por: Creche Municipal Professor "João Gomes"

A Creche Municipal Professor "João Gomes" comemorou com muito alegria e entusiasmo o dia do Índio e a Páscoa.
As educadoras da Creche confeccionaram com os alunos: cocares, cartazes com pintura e colagem que decoraram o ambiente. A equipe diretiva deseja a todos uma Feliz Páscoa e que a fé seja revigorada pela certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Jornal ecológico e jornal mirim



Estes foram os nomes dados aos trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano 106 da professora de Educação Religiosa, Ronilda Peres, que reforçou mais uma vez, o Tema da Campanha da Fraternidade.

A PÁSCOA NO CEMEI "TIA OTÍLIA"





Por: CEMEI "Tia Otília"

O CEMEI "TIA OTÍLIA" COMEMOROU A PÁSCOA COMO SE DEVE! OS PROFESSORES, JUNTAMENTE COM OS ALUNOS, FIZERAM TRABALHOS DE COLAGEM E PINTURA QUE DECORARAM O AMBIENTE: COELHINHOS E OVOS PARA TODOS OS GOSTOS!
AS CRIANÇAS RECEBERAM COELHINHOS COM CHOCOLATES SORTIDOS, CONFECCINADOS PELOS PROFESSORES, EM OFICINAS REALIZADAS NOS HORÁRIOS DE MÓDULO II.
A EQUIPE DIRETIVA OFERECEU UMA LEMBRANÇA AOS EDUCADORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS. E O QUE TODOS ESPERAM DESTA PASSAGEM PARA UMA NOVA VIDA É REALMENTE UM MUNDO MELHOR ONDE PREVALEÇA O AMOR, A PAZ E A UNIÃO.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa, dia do Índio e dia do Livro na E. M. Dom Orione

Nesta semana a E.M.Dom Orione comemorou datas importantes: dia do livro, dia do índio, Inconfidência Mineira, descobrimento do Brasil e Páscoa.

Um dos objetivos foi despertar na criança o gosto pela leitura, além do prazer de entrar num mundo imaginário. A leitura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado escolar. O bom livro é insubstituível, veículo de cultura e prazer.

Para festejar a Páscoa, os alunos do 5º ano, encenaram uma peça teatral mostrando aos alunos a importância do seu verdadeiro sentido.

A E. M. Dom Orione deseja que nesta Páscoa você esteja unido em oração com seus entes queridos. E que possa tanto dar como receber a esperança, o amor, a paz e a alegria.




Contando e encantando



Por E.M.Heloisa de Campos Santos

Os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Arco-Íris estão se deliciando com estórias contadas e encenadas através de teatro realizados pelas professoras e funcionárias da instituição. A imaginação voa alto e as crianças se divertem sempre, tornando assim o ambiente escolar mais agradável e acolhedor.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Datas Comemorativas


Os alunos das turmas do 6º ano 101 e 102 , 7º ano 103 e 104 da professora Maria Marta, confeccionaram vários cartazes tendo como tema as datas comemorativas no mês de abril.Parabéns pelo trabalho!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Trabalhando o Programa Escola Ativa




Os alunos do 4° ano, juntamente com a professora Suely Silva Moreira, fizeram uma aula-passeio onde entrevistaram algumas pessoas da comunidade sobre a importância de se cultivar hortas e outras plantações.

E.M."Duque de Caxias".

Paródia: Guerra Mundial


Os alunos do 9º ano 107 e 108(professora Maria Marta) - Escola Municipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva" fizeram uma brilhante apresentação de paródias com o tema Guerra Mundial.Este trabalho tem como objetivo fazer com que o aluno adquira conhecimento com o prazer,além de descobrir suas potencialidades.

OS ALUNOS E PROFESSORES DO CEMEI "TIA OTÍLIA" COMEMORARAM O "DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL" E O "DIA DO ÍNDIO" COM MUITO ENTUSIASMO!







Por: CEMEI "Tia Otília"


Confeccionaram painéis coletivos fazendo pintura, colagem e dobradura.

Aprenderam sobre a vida dos índios, seus costumes e sua contribuição para nossa cultura.

As apresentações relacionadas às datas acontecerão no dia 29 de abril.

domingo, 17 de abril de 2011

Trabalhando com o Tangram




Com o objetivo de explorar as transformações geométricas através da composição e decomposição de figuras planas, a professora de Geometria Claudivânia, desenvolveu a atividade "Trabalhando com o Tangram".
O Tangram é um quebra-cabeça milenar de origem chinesa; um jogo que surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada e, ao tentar juntar a porcelana descobriu que poderia compor várias outras formas.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

XII Concurso Nacional de Cartazes



O Concurso Nacional de Cartazes promovido pelo SENAD - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas acontece há algum tempo, com periodicidade anual e é aberto aos alunos matriculados nos anos inicias do Ensino Fundamental Regular de escolas públicas e privadas do país, sendo que cada escola pode participar com apenas um cartaz.
Os alunos da Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha-APAE fizeram desenhos onde foi escolhido através de votação . O aluno Thiago Mendes da Fonseca, do 5º Ano do Ciclo Complementar, foi o aluno classificado para postar seu desenho e concorrer ao premio a nível nacional.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Sensibilização no combate ao mosquito da dengue

Alunos do 8° e 9° Ano, juntamente com a professora de Ciências Ednéia Gomes, ajudam a manter a comunidade limpa e livre do mosquito da dengue.


E.M."Duque de Caxias".

Escola Ativa - Uma nova maneira de ensinar

Os alunos do 2° e 3° ano, da professora Marcelina, participam ativamente das atividades sugeridas pelo Programa Escola Ativa.


E.M."Duque de Caxias".

Dia Mundial da Atividade Física


No dia 6 de abril, alunos, professores e direção participaram das ações do Dia Mundial da Atividade Física organizada pela Secretaria de Saúde.Os alunos abrilhantaram o evento com faixa e frases criadas como forma de estímulo, que foram mencionadas na praça DR. Agenor, ao longo da caminhada e ao final do percurso.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Visita do CRAS

A E. M. Dom Orione, recebeu a equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Os profissionais formaram dois grupos: Suely e Luisa visitaram famílias de alunos da escola;Leonardo e Geise atenderam pais de alunos, cadastrando-os no Programa Bolsa Família. A escola agradece a visita do CRAS e estará sempre de portas abertas para parcerias como essa.